x
Convex Datacenter

Hybrid View

Citação Postado originalmente por viniciustkd Ver Post
    Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, e também no mundo do diesel, comprei uma ranger xls 06/07 há mais ou menos uns 3 meses, 179k km, a camionete está de pé em questão de motor, e suspensão, o que está me dando dor de cabeça é a caixa, mais especificamente a parte do retentor do cardan, luva e o próprio cardan, ja tentei levar em diversos mecânicos p ver o que resulta, e no último tive um resultado um pouco melhor, foram trocados o retentor, a luva e o conserto durou até hj pela manhã, quando o vazamento retornou, noto que o cardan em velocidades altas trepida muito (não está torto, coloquei no torno), e quando acelero essa trepidação para, seria uma folga do cardan? que provavelmente está danificando outras peças? Enfim, já cogitei fazer a troca dessa peça, mas como venho de varios diagnósticos diferentes pensei em tentar o pessoal entendido desse fórum. abraços.
    Parece ser mesmo o balanceamento do conjunto. Leva numa oficina especializada em cardans. Eles vão verificar todo o sistema (balanceamento, cruzetas, luva, etc) e te dar um diagnostico mais preciso
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Pode ser o eixo de saída da caixa que está torto. Para testar tem que retirar o cardan e fazer o conjunto girar acionado pelo motor. Tive um jipe que tinha caixa de Toyota Band e dava pra ver o empenamento do eixo a olho nú. O ideal é medir com relógio comparador.

Boa tarde pessoal, sou novo no fórum, e também no mundo do diesel, comprei uma ranger xls 06/07 há mais ou menos uns 3 meses, 179k km, a camionete está de pé em questão de motor, e suspensão, o que está me dando dor de cabeça é a caixa, mais especificamente a parte do retentor do cardan, luva e o próprio cardan, ja tentei levar em diversos mecânicos p ver o que resulta, e no último tive um resultado um pouco melhor, foram trocados o retentor, a luva e o conserto durou até hj pela manhã, quando o vazamento retornou, noto que o cardan em velocidades altas trepida muito (não está torto, coloquei no torno), e quando acelero essa trepidação para, seria uma folga do cardan? que provavelmente está danificando outras peças? Enfim, já cogitei fazer a troca dessa peça, mas como venho de varios diagnósticos diferentes pensei em tentar o pessoal entendido desse fórum. abraços.

Usuário
    Entrada
    02/06/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Normalmente a Ranger apresenta problema na homocinética do cardan dianteiro. Se for esse o seu caso, recomendo substituir por cruzeta.

Cardan Sul Curitiba - Cardans e Pecas Industriais
    O serviço foi feito a base de troca. Ficaram com o meu cardan original e no lugar instalaram um cardan já adaptado com uma cruzeta que possui graxeira.
    Eles já tinham uma peça pronta, então só levou o tempo da instalação mesmo.
    Não notei diferença na dirigibilidade ou para engatar e desengatar a tração. Nada mudou!
    A garantia foi de 3 meses, porém já rodei por 4 anos sem problemas.

Usuário
    Entrada
    12/01/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Obrigado pelas dicas e explicações Imperador e Imigrante, mas pensando bem vou levar até quando der o conector original com o "enforca gato", pois está funcionando e aparentemente o vazamento parou.

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    N
    Nesse local em específico não procede, porque aí não é uma linha de alta pressão de combustivel.
    Citação Postado originalmente por Imigrante Ver Post
    Como o Imperador disse, não há alta pressão. Porém há pressão, trepidação e temperatura elevada, por isso o conector deverá possuir trava. No mais é testar pra ver se serve e quanto tempo dura.

Já havia notado o barulho de vazamento de ar quando estava andando com o carro. Hoje eu percorri toda a tubulação de escape e descobri que o vazamento está entre a saída da turbina (caracol quente) e o escapamento. Ali há uma abraçadeira metálica do tipo mostrado abaixo (figura ilustrativa). Ela está bem apertada pelo que pude verificar com a chave, mas o vazamento pode ser sentido só de colocar a mão próximo a esta junção.
    -690a800660.jpg

Queria saber se entre as peças existe algum tipo de junta? Pelo que vi olhando nos catálogos não existe nada... Tô com medo de desmontar e ter que ficar procurando alguma peça com o carro parado.

-ranger_pecas_chassis_radiador.pdf-adobe-acrobat-reader-dc.jpg
    -manual-de-servico-ford-ranger-ngd3.0-admissao-e-escape.pdf-adobe-acrobat-reader-dc.jpg

Usuário
    Entrada
    12/01/2017
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Esse fim de semana acabei fazendo o serviço. Soltei a abraçadeira, calcei o escapamento e reapertei ela. Ficou ótimo!

Citação Postado originalmente por Xitos Ver Post
    Obrigado pelas dicas e explicações Imperador e Imigrante, mas pensando bem vou levar até quando der o conector original com o "enforca gato", pois está funcionando e aparentemente o vazamento parou.

Já havia notado o barulho de vazamento de ar quando estava andando com o carro. Hoje eu percorri toda a tubulação de escape e descobri que o vazamento está entre a saída da turbina (caracol quente) e o escapamento. Ali há uma abraçadeira metálica do tipo mostrado abaixo (figura ilustrativa). Ela está bem apertada pelo que pude verificar com a chave, mas o vazamento pode ser sentido só de colocar a mão próximo a esta junção.
    -690a800660.jpg

Queria saber se entre as peças existe algum tipo de junta? Pelo que vi olhando nos catálogos não existe nada... Tô com medo de desmontar e ter que ficar procurando alguma peça com o carro parado.

-ranger_pecas_chassis_radiador.pdf-adobe-acrobat-reader-dc.jpg
    -manual-de-servico-ford-ranger-ngd3.0-admissao-e-escape.pdf-adobe-acrobat-reader-dc.jpg

Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 15
    Ola Senhores.

No tópico que tenho da minha Ranger, aqui mesmo na área da Ford, já havia falado sobre esse problema, acontece que minha caminhonete tem o lado do passageiro mais baixo que o do motorista, devido a regulagem da torção.

O parafuso que faz essa regulagem está quebrado bem no inicio da porca.

-img_20170310_175028064.jpg

Queria uma opinião dos senhores de como remover esse parafuso, já que levei em duas oficinas "especializadas" em suspensão em Campo Grande e os mecânicos só colocaram dificuldades no serviço, disseram que é necessário desmontar toda suspensão para remover ele.

Eu pensei em duas alternativas:
    - a primeira é soldar uma porca no parafuso para tentar retirar.
    - a segunda é macaquear a ranger pelo chassi liberando a roda do chão e logo em seguida colocar um macaco de pistão no suporte de ajuste da torção e ir macaqueando ele para liberar a pressão sobre o parafuso, com isso acho que da pra manusear aquela porca e tentar soltar o parafuso de alguma forma.

Outra duvida que tenho é em relação ao parafuso, eu achei somente na internet pra vender, ao preço de 40 reais + frete, mas com suas medidas (m12x1,75x63,5) eu consegui encontrar em uma casa de parafuso um de aço com as medidas parecidas (m12x1,75x65), porem ele não tem a ponta abaolada como o original, isso fará diferença? Se for necessário essa ponta será que um torneiro pode fazer?

Também achei uma Ranger em um desmanche com a suspensão completa, caso seja necessário, posso retirar ele, mas o proprietário quer cobrar R$50,00 por ele e mais R$30,00 de mão de obra para retirar.
    Vai que é mole!

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Ola Senhores.

Eu pensei em duas alternativas:
    - a primeira é soldar uma porca no parafuso para tentar retirar.
    - a segunda é macaquear a ranger pelo chassi liberando a roda do chão e logo em seguida colocar um macaco de pistão no suporte de ajuste da torção e ir macaqueando ele para liberar a pressão sobre o parafuso, com isso acho que da pra manusear aquela porca e tentar soltar o parafuso de alguma forma.
    .
    Na minha opinião, todas as duas opções funcionarão sem maiores dificuldades.

Outra duvida que tenho é em relação ao parafuso, eu achei somente na internet pra vender, ao preço de 40 reais + frete, mas com suas medidas (m12x1,75x63,5) eu consegui encontrar em uma casa de parafuso um de aço com as medidas parecidas (m12x1,75x65), porem ele não tem a ponta abaolada como o original, isso fará diferença? Se for necessário essa ponta será que um torneiro pode fazer?
    O tipo de parafuso usado não faz diferença no ajuste de torção da barra. Contanto que use o parafuso na medida correta, não faz diferença

Boa sorte!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Usuário Avatar de Coophamat
    Entrada
    17/01/2014
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 15
    .
    Na minha opinião, todas as duas opções funcionarão sem maiores dificuldades.

O tipo de parafuso usado não faz diferença no ajuste de torção da barra. Contanto que use o parafuso na medida correta, não faz diferença

Boa sorte!
    Obrigado!

Para eu fazer essa solda e necessário retirar os cabos dá bateria ou é preciso desligar a central eletrônica também?

Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Obrigado!

Para eu fazer essa solda e necessário retirar os cabos dá bateria ou é preciso desligar a central eletrônica também?
    Basta desligar a bateria, mas precaução nunca é demais!
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Precisei fazer uma solda no Troller 3.0 e quando ia desligar o módulo, tinha um lacre impedindo a retirada do plug do chicote.
    Fiquei com dó de cortar esse lacre e apenas desliguei a bateria. Graças a Deus deu tudo certo.

Basta desligar a bateria, mas precaução nunca é demais!

Usuário
    Entrada
    29/04/2017
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Comprei uma Ranger XLT 4X4 3.0 2005, é minha primeira experiência com carro a diesel apesar de saber um pouco de mecânica, após ler muito sobre o carro nos tópicos do 4X4 Brasil cheguei a algumas dúvidas quanto ao funcionamento correto do motor.

O hodômetro está com 120.000 km, sem barulhos discordantes com o funcionamento correto, pequeno vazamento na junta do cárter, um leve merejamento na tampa de válvulas, que possivelmente seja a junta, sensor da embreagem com problema, marcha lenta funcionando normalmente, fria ou quente, funcionamento já na primeira partida, não há oscilações ou trancos. isso é o que já percebi do estado do carro.

Estava com o carro pesado, 10 pessoas, em uma subida em torno de 40º, por ter cascalho resolvi subir em 4x4 de primeira marcha, o carro começou a morrer e não respondia a aceleração sendo obrigado a parar e não saiu novamente, voltei para 4x2 e consegui sair, porém subindo muito a rotação do motor o que forçou a embreagem.

Observações, o carro fica muito mais fraco em 4X4, o gráfico do turbo fica muito baixo e só entra significativamente acima de 2000 rpm, qual seria o momento certo para entrada do turbo? Posso confiar neste gráfico?

Óleo, filtro de óleo, filtro de diesel, filtro de ar trocados, todos conforme aconselha o manual, uso sempre o diesel S10.

Conto com a experiência de vocês para saber se estou usando o carro de forma incorreta ou se é um possível problema.

Obrigado.

Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Nesta situação da subida de cascalho o ideal era usar a reduzida, poupando a embreagem.

Se o carro está pesado em 4x4 a primeira coisa é verificar se não está usando pneus com medidas diferentes ou muita diferença de desgaste entre os dianteiros e traseiros. Se os pneus forem iguais, a próxima providencia e colocar o carro num elevador ou 4 cavalentes e testar o funcionamento correto da tração 4x4, verificando se o diferencial dianteiro está girando livremente. Outra possibilidade é alguém ter trocado o conjunto coroa/pinhão traseiro por outro diferente do original e incompatível com o diferencial dianteiro.

Citação Postado originalmente por Antonio4x4 Ver Post
    Comprei uma Ranger XLT 4X4 3.0 2005, é minha primeira experiência com carro a diesel apesar de saber um pouco de mecânica, após ler muito sobre o carro nos tópicos do 4X4 Brasil cheguei a algumas dúvidas quanto ao funcionamento correto do motor.

O hodômetro está com 120.000 km, sem barulhos discordantes com o funcionamento correto, pequeno vazamento na junta do cárter, um leve merejamento na tampa de válvulas, que possivelmente seja a junta, sensor da embreagem com problema, marcha lenta funcionando normalmente, fria ou quente, funcionamento já na primeira partida, não há oscilações ou trancos. isso é o que já percebi do estado do carro.

Estava com o carro pesado, 10 pessoas, em uma subida em torno de 40º, por ter cascalho resolvi subir em 4x4 de primeira marcha, o carro começou a morrer e não respondia a aceleração sendo obrigado a parar e não saiu novamente, voltei para 4x2 e consegui sair, porém subindo muito a rotação do motor o que forçou a embreagem.

Observações, o carro fica muito mais fraco em 4X4, o gráfico do turbo fica muito baixo e só entra significativamente acima de 2000 rpm, qual seria o momento certo para entrada do turbo? Posso confiar neste gráfico?

Óleo, filtro de óleo, filtro de diesel, filtro de ar trocados, todos conforme aconselha o manual, uso sempre o diesel S10.

Conto com a experiência de vocês para saber se estou usando o carro de forma incorreta ou se é um possível problema.

Obrigado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

Permissões de Postagem