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Convex Datacenter
  • #1921



    Citação Postado originalmente por Mirão Ver Post
    Jhonny, o escape direto de 4,5" não vai deixar a viatura frouxa? com perda de potência? por acaso o troller não tem outro mapeamento apesar de usar a mesma mecânica? e o que é um "pente" no escape? também me interesso em colocar um ronco mais grave na máquina, sem afetar a economia. O escapamento da nossa acho que é de 3,5" na minha ela acaba depois do eixo traseiro apontando para baixo, tem um pequeno silencioso embaixo do motor e um grandão ao lado do tanque + ou -. Mas o cano é grosso pra caramba, bem mais que as vtrs a gasolina, será que se eliminar o bojo silenciador maior ficaria bom?

    Bom em relação a deixar frouxa pelo o que eu vi nos relatos não ha diferença não... O troller tem sim uma diferença no mapeamento, mais o motor e o mesmo não concorda??... entao certamente o barulho dele direto sera o mesmo... No you tube e comum ver videos de ranger com escape e pente , mais praticamente todos os videos que vi eram de motor 2.8.... Ja no 3.0 pelo o que li e quase impossivel colocar pente na turbina devido ao modelo da turbina q vem equipado na ranger 3.0... O pente e pra fazer aquele piuuuuu na hora da mudança de marcha, comum em caminhões na estrada.... No caso do escape da ranger a diesel e maior sim que o a gasolina... nem se compara.... No meu caso eu vou arrancar os dois e deixar diretao mesmo.... tipo sai do motor um cano direto de 4,5"... mais antes vou fazer uns testes né... primeiro faço sem o silencioso... vou bolar o mesmo esquema do video na descrição... um difusor.... acho que vai ser legal...



    RANGER LIMITED 3.0 4X4 - Black Cricket - Sobe até em Coqueiro
    ...Body Lift 2 - Grandtrek AT3 285/75r16 e mais umas parafernálias ....

  • #1922
    Amigos aqui do forum.... vou relatar uma novela a vcs.... .... Mais antes de relatar quero dizer se haver algum engenheiro da mwm aqui no forum me corrija se eu estiver errado... Vamos começar o livro...

    Novamente estou enfrentando um problema de cabeçote furado... Ja consegui 3 cabeçote aqui com parceiros e todos na mesma situação.... Isso me abriu uma curiosidade de prof pardal e fui buscar saber o porque.... Não sei se tem haver com nossa regiao aqui do amazonas que é quente virado o cão, mas tenho visto comum esses problemas de cabeçote passando agua.... Sem mas sem menos, sem aquecimento, sem ser por agua com cloro, apenas fura do nada.... relato de donos de troller, de ranger, daqui de manaus e de ate de outras cidades... Como geralmente vc leva ao mecanico ele analisa, manda pro teste e verifica q ta passando agua... conclusão... : " Compra outro lá pra gente colocar no lugar que esse não presta"... ai joga o bixo no canto e vai vc triste olhar na carteira, dar aquele suspiroe dizer : Fu*** Jãum....!!!! ... Mas alguem já teve a curiosidade de buscar saber aonde furou, ou porque fura???¹!!!... Como sou curioso e depois de conseguir 2 cabeçotes para substituir o meu que havia furado, e todos os 2 com o mesmo problema ai resolvi fazer diferente.... Peguei o meu novamente, retiramos as valvulas e deixamos ele peladinho.... Colocamos na bancada de teste.... e da-lhe agua quente no rabo dele.... Com o auxilio de uma lanterna localizei o furo.... -dsc_0560.jpg ..... Uma coisa que observei que em todos os cabeçotes que estavam furados, todos praticamente no mesmo lugar.... Na saida de escape.... Uma das galerias de agua passa por aquela regiao da valvula de escape, como mostra a foto tirada pela saida do escape para a camara da valvula.....-dsc_0570.jpg

    Eu nunca presenciei um cabeçote com furo na parte de admissão... sempre é na parte de escape... isso tanto eu como outros mecanicos relataram isso.... agora por que isso??? O furo sempre esta presente em um dessas galerias de escape como mostra a foto com circulos....-dsc_0569.jpg


    Analisando bem verifiquei que a muitas emendas na fabricação desse cabeçote, e a maioria dos furos são nessa emenda... -dsc_0564.jpg-dsc_0567.jpg

    Mas em tese as emendas não são o unico problema... O maior problema e grossura das paredes do cabeçote, em especial a do escape que é muito mais fina em relação ao da admissão... como mostra a foto -dsc_0563.jpg


    O bico injetor fica entre as duas valvulas de escape e as duas de admissão... nessa foto vc repara que na parte de escape há um ressalto para sanar a perte fina, pois o aquecimento do bico e o excesso de calor poderia rachar facilmente -dsc_0562.jpg

    No caso nessa outra foto vc vera que o furo se deu na parte mais fina, por onde passa galeria de agua na saida de escape.... dos 3 cabeçotes todos eles estavam no mesmo lugar, tanto na parte do 1 pistao, ou do 3 pistao... mais todos os furos eram aparente no mesmo lugar -dsc_0558.jpg


    Bom, como o mar não ta pra peixe e um cabeçote desse é caro pra dedeu eu vou fazer o seguinte.... Já lavei o bixo aqui em casa, ta so o filé... amanha vou num especialista em solda de aluminio... ( Industria naval) e vou levar pro cara verificar... se ele falar que nao vai ter problema , vou mandar soldar e botar a bixa de novo.... mais vou ver com ele a possibilidade dele preencher mais essa parte q é muito fina, ja que por se tratar de saida de escape e tb que não vai encostar na valvula nao ha problema.... Vou destar.... Mas informações postarei aqui.... Pra vc que tem amigo com troller ou ranger fica a dica... as vezes não ha necessidade de trocar cabeçote... uma soldinha ja basta... kkkkkkkkkkkkkkk
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  • #1923
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    Citação Postado originalmente por Jhonny César Ver Post
    Amigos aqui do forum.... vou relatar uma novela a vcs.... .... Mais antes de relatar quero dizer se haver algum engenheiro da mwm aqui no forum me corrija se eu estiver errado... Vamos começar o livro...

    Novamente estou enfrentando um problema de cabeçote furado... Ja consegui 3 cabeçote aqui com parceiros e todos na mesma situação.... Isso me abriu uma curiosidade de prof pardal e fui buscar saber o porque.... Não sei se tem haver com nossa regiao aqui do amazonas que é quente virado o cão, mas tenho visto comum esses problemas de cabeçote passando agua.... Sem mas sem menos, sem aquecimento, sem ser por agua com cloro, apenas fura do nada.... relato de donos de troller, de ranger, daqui de manaus e de ate de outras cidades... Como geralmente vc leva ao mecanico ele analisa, manda pro teste e verifica q ta passando agua... conclusão... : " Compra outro lá pra gente colocar no lugar que esse não presta"... ai joga o bixo no canto e vai vc triste olhar na carteira, dar aquele suspiroe dizer : Fu*** Jãum....!!!! ... Mas alguem já teve a curiosidade de buscar saber aonde furou, ou porque fura???¹!!!... Como sou curioso e depois de conseguir 2 cabeçotes para substituir o meu que havia furado, e todos os 2 com o mesmo problema ai resolvi fazer diferente.... Peguei o meu novamente, retiramos as valvulas e deixamos ele peladinho.... Colocamos na bancada de teste.... e da-lhe agua quente no rabo dele.... Com o auxilio de uma lanterna localizei o furo.... -dsc_0560.jpg ..... Uma coisa que observei que em todos os cabeçotes que estavam furados, todos praticamente no mesmo lugar.... Na saida de escape.... Uma das galerias de agua passa por aquela regiao da valvula de escape, como mostra a foto tirada pela saida do escape para a camara da valvula.....-dsc_0570.jpg

    Eu nunca presenciei um cabeçote com furo na parte de admissão... sempre é na parte de escape... isso tanto eu como outros mecanicos relataram isso.... agora por que isso??? O furo sempre esta presente em um dessas galerias de escape como mostra a foto com circulos....-dsc_0569.jpg


    Analisando bem verifiquei que a muitas emendas na fabricação desse cabeçote, e a maioria dos furos são nessa emenda... -dsc_0564.jpg-dsc_0567.jpg

    Mas em tese as emendas não são o unico problema... O maior problema e grossura das paredes do cabeçote, em especial a do escape que é muito mais fina em relação ao da admissão... como mostra a foto -dsc_0563.jpg


    O bico injetor fica entre as duas valvulas de escape e as duas de admissão... nessa foto vc repara que na parte de escape há um ressalto para sanar a perte fina, pois o aquecimento do bico e o excesso de calor poderia rachar facilmente -dsc_0562.jpg

    No caso nessa outra foto vc vera que o furo se deu na parte mais fina, por onde passa galeria de agua na saida de escape.... dos 3 cabeçotes todos eles estavam no mesmo lugar, tanto na parte do 1 pistao, ou do 3 pistao... mais todos os furos eram aparente no mesmo lugar -dsc_0558.jpg


    Bom, como o mar não ta pra peixe e um cabeçote desse é caro pra dedeu eu vou fazer o seguinte.... Já lavei o bixo aqui em casa, ta so o filé... amanha vou num especialista em solda de aluminio... ( Industria naval) e vou levar pro cara verificar... se ele falar que nao vai ter problema , vou mandar soldar e botar a bixa de novo.... mais vou ver com ele a possibilidade dele preencher mais essa parte q é muito fina, ja que por se tratar de saida de escape e tb que não vai encostar na valvula nao ha problema.... Vou destar.... Mas informações postarei aqui.... Pra vc que tem amigo com troller ou ranger fica a dica... as vezes não ha necessidade de trocar cabeçote... uma soldinha ja basta... kkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns pela iniciativa e perseverança !
    Ah, depois que a bruta estiver funcionando blz, compre um saco de sal, daqueles que se dá pra gado, e dê um banho de sal grosso nela.
    Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4x4 2007 CD
    Ex-Ranger 2.5 4x4 2000 13D

  • #1924
    Citação Postado originalmente por jcaraujo Ver Post
    Parabéns pela iniciativa e perseverança !
    Ah, depois que a bruta estiver funcionando blz, compre um saco de sal, daqueles que se dá pra gado, e dê um banho de sal grosso nela.

    Obrigado......... Ela ja tomou um banho de sal da brisa do mar nesse começo de ano.... acho que ela não gostou muito não.;.... kkkkkkkkkkk ta acostumada na água doce..... kkkkkkkkkkkkkkk..... Ate a outra semana ela vai ta gritando ja....
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  • #1925
    jhonny temos que observar em quantas rangers do ano da sua aconteceu. E a série. O problema pode ser recorrente em outras como na sua. Pode não ser só cabeçote mas algum problema no sistema da parte superior do motor e a Ford não observou. Assim como o problema dos selos do motor 3.0 abaixo do ano 2007. Aí é entrar contra a Ford na justiça por um recall, todo mundo de forma coletiva. Vamos ver se não vai ocorrer novamente, caso ocorra, o fórum também é pra isso, tá todo mundo vendo, fotografado e postado. É só atitude!

  • #1926
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    Amigo, apesar do seu relato e de bem fundamentado, não acredito que haja qualquer problema nos cabeçotes. Acho que você foi vítima de uma azar lascado e apenas isso. Se a Ranger tivesse um problema crônico de cabeçotes, certamente a gente já saberia aqui no fórum, vide os casos problemas com outros carros (Ranger 3.2AT, L200 Sport e Outdoor, Frontier, S10, Hilux...)
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  • #1927
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Amigo, apesar do seu relato e de bem fundamentado, não acredito que haja qualquer problema nos cabeçotes. Acho que você foi vítima de uma azar lascado e apenas isso. Se a Ranger tivesse um problema crônico de cabeçotes, certamente a gente já saberia aqui no fórum, vide os casos problemas com outros carros (Ranger 3.2AT, L200 Sport e Outdoor, Frontier, S10, Hilux...)


    De fato sim..... Só que muitos que tem ranger ou troller não participam de forum.....e muita coincidência varios cabeçotes com o furo no mesmo lugar... Ano retrasado as viaturas da policia aqui de manaus eram ranger.... Imagine a quantidade de cabeçotes q tem la com o mesmo problema... É uma situação complicada mesmo... talvez eu esteja sem sorte... Mas aparentemente consegui resolver o problema do furo com uma boa solda de aluminio... amanha acho que ja começam a montar o motor... Mas que me deixou com a pulga atras da orelha isso me deixou.... sempre no mesmo lugar, na mesma regiao os furos... Na oficina onde faço o serviço da minha tem uns 5 cabeçotes na mesma situação... Eu apenas queria intender porque isso acontece...


    olha esse ai com problema http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...indo-agua.html (troller 3.0 sumindo água.)
    4X4 Brasil
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  • #1928
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    Jhonny, que ano é a sua viatura e qual a quilometragem? E vc sabe dizer o ano desses cabeçotes que vc identificou o problema?
    Abraços.
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  • #1929
    Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post
    Jhonny, que ano é a sua viatura e qual a quilometragem? E vc sabe dizer o ano desses cabeçotes que vc identificou o problema?
    Abraços.

    2008, quando peguei estava com 95 mil... fui o segundo dono .... hoje comigo ela esta em 160 mil... Os cabeçotes pelo o que eu conversei com os mecanicos eram dos anos de 2007 a 2010... Como as vezes a fissura e muito pequena e pela parte da saida de escape acaba desaparecendo agua aos poucos. Mas as viaturas rodam normal... Ontem pesquisando pelo forum encontrei casos semelhantes sim na galera do troller.... Se pesquisar bastante pode-se ter a certeza que esse tipo de problema não é um caso em comum....
    Claro que não tem nada haver com a minha situação, mais lendo onde nos fóruns observei que os motores 3.2 que entraram no lugar do 3.0 para o troller ta quase que unanime em ter problema de abaixar água.... Voçê chora so de ler os relatos dos donos de troller....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...-rapido-2.html

    Com um pouco de pesquisa agente acaba encontrando... To meio xatiado com a minha .... Mas creio que vai ficar boa.... to no aguardo da montagem do motor...
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  • #1930
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    João Monlevade/MG
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    pessoal, tô com mais algumas dúvidas sobre as nossas viaturas: tô achando a ranger 3.0 muito "leve/solta", tanto a direção comum quanto em curvas... é assim mesmo? já tive hilux 2.5 2011 e era mais firme... não comparo com a ranger do meu véio pois é bem mais nova e cheia de apetrechos (sensor de estabilidade etc)...

    também tô sentindo a marcha ré meio fraca em subidas, dae tento controlar com a embreagem e o carro acaba cantando pneu, é assim mesmo??
    fora a 5ª marcha que só consigo usar de forma estável acima dos 90km/h, e nas descidas se preciso freiar pede pra reduzir...
    quantos rpm +/- devo fazer as trocas?

    outra coisa, quais lâmpadas são usadas nessas rangers? HB sei lá o que das contas... farol baixo, alto e milha. Pergunto pois minha visão a noite não é tão boa, queria pensar a possibilidade de um upgrade para lâmpadas de melhor qualidade, nesse caso, alguma indicação??

    mais uma vez muito obrigado a todos!!

    abraços!!
    4X4 Brasil
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #1931
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    Campos dos Goytacazes/RJ
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    Borjaoo, quanto a ela estar solta, se refere a que? Balançando muito? Se for, ela tem mesmo um balançado na dianteira que parece uma canoa boiando (acredito que seja comum nas picapes devido ao entreeixo longo). Em compensação, a traseira é dura igual um coco, o que pode fazer ela dar uns pulos em pista meio irregular (principalmente em curvas). Pense na possibilidade de colocar rodas com maior diâmetro a fim de diminuir a altura da parede do pneu, creio que melhore um pouco.

    Cantar pneu de ré em subidas é algo quase inevitável. Tração traseira com concentração maior de peso na dianteira, ainda mais de bunda pra cima. Acostume-se a usar o 4x4 nesses casos (lembrando de manter trajetória reta).

    A 5ª marcha não segue uma "proporção" em relação às outras. Na maioria dos casos, só na casa dos 90km/h mesmo. Acredito que uns 2500 RPM são o suficiente pra sacudir menos. É uma questão de "feeling".

    Quanto às lâmpadas, eu desconheço os modelos ou qualquer indicação pra melhorar, pois pra mim tá bom.
    Dá uma olhada no manual dela, talvez encontre os modelos de lâmpada.

    Abraço!
    Ranger Sport 11/12 (A cabrita)
    Ex Ranger XLT 07/08 3.0
    Matheus - PX1W9746 - PU1MOB

  • #1932
    Usuário Avatar de mguriano
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    Campos dos Goytacazes/RJ
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    Citação Postado originalmente por Jhonny César Ver Post
    Bom em relação a deixar frouxa pelo o que eu vi nos relatos não ha diferença não... O troller tem sim uma diferença no mapeamento, mais o motor e o mesmo não concorda??... entao certamente o barulho dele direto sera o mesmo... No you tube e comum ver videos de ranger com escape e pente , mais praticamente todos os videos que vi eram de motor 2.8.... Ja no 3.0 pelo o que li e quase impossivel colocar pente na turbina devido ao modelo da turbina q vem equipado na ranger 3.0... O pente e pra fazer aquele piuuuuu na hora da mudança de marcha, comum em caminhões na estrada.... No caso do escape da ranger a diesel e maior sim que o a gasolina... nem se compara.... No meu caso eu vou arrancar os dois e deixar diretao mesmo.... tipo sai do motor um cano direto de 4,5"... mais antes vou fazer uns testes né... primeiro faço sem o silencioso... vou bolar o mesmo esquema do video na descrição... um difusor.... acho que vai ser legal...


    Companheiro, eu recentemente tirei só o abafador dela, logo na conexão que tem no meio do carro, lado direito. Foi instalado um tubo de mesmo diâmetro (que eu não sei a medida) virado pro lado. Tá com um ronco muito legal, se pisar mesmo é de assustar. E ainda dá pra ouvir bem de leve a turbina chiar quando vai reduzindo a velocidade.

    Tá igual ao desse vídeo:



    Na estrada os carros pequenos chegam a jogar pro canto quando puxo a 4ª.
    Gostei bastante, não acho que seja necessário esse trabalho todo de refazer o escapamento todo desde o coletor.
    Mas caso queira mesmo fazer isso, verifique se não há nenhuma sonda no escapamento (acredito que no catalisador) que, se retirada, possa causar algum problema.

    Depois vou colocar uma foto da gambiarra.
    4X4 Brasil
    Ranger Sport 11/12 (A cabrita)
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    Matheus - PX1W9746 - PU1MOB

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