Amigos aqui do forum.... vou relatar uma novela a vcs.... :?.... Mais antes de relatar quero dizer se haver algum engenheiro da mwm aqui no forum me corrija se eu estiver errado... Vamos começar o livro...:shock:
Novamente estou enfrentando um problema de cabeçote furado... Ja consegui 3 cabeçote aqui com parceiros e todos na mesma situação.... Isso me abriu uma curiosidade de prof pardal e fui buscar saber o porque.... Não sei se tem haver com nossa regiao aqui do amazonas que é quente virado o cão, mas tenho visto comum esses problemas de cabeçote passando agua.... Sem mas sem menos, sem aquecimento, sem ser por agua com cloro, apenas fura do nada.... relato de donos de troller, de ranger, daqui de manaus e de ate de outras cidades... Como geralmente vc leva ao mecanico ele analisa, manda pro teste e verifica q ta passando agua... conclusão... : " Compra outro lá pra gente colocar no lugar que esse não presta"... ai joga o bixo no canto e vai vc triste:( olhar na carteira, dar aquele suspiro:putz:e dizer : Fu*** Jãum....!!!! ... Mas alguem já teve a curiosidade de buscar saber aonde furou, ou porque fura???¹!!!... Como sou curioso e depois de conseguir 2 cabeçotes para substituir o meu que havia furado, e todos os 2 com o mesmo problema ai resolvi fazer diferente.... Peguei o meu novamente, retiramos as valvulas e deixamos ele peladinho:roll:.... Colocamos na bancada de teste.... e da-lhe agua quente no rabo dele.... Com o auxilio de uma lanterna localizei o furo....
Anexo 494980 ..... Uma coisa que observei que em todos os cabeçotes que estavam furados, todos praticamente no mesmo lugar.... Na saida de escape.... Uma das galerias de agua passa por aquela regiao da valvula de escape, como mostra a foto tirada pela saida do escape para a camara da valvula.....
Anexo 494982
Eu nunca presenciei um cabeçote com furo na parte de admissão... sempre é na parte de escape... isso tanto eu como outros mecanicos relataram isso.... agora por que isso??? O furo sempre esta presente em um dessas galerias de escape como mostra a foto com circulos....
Anexo 494983
Analisando bem verifiquei que a muitas emendas na fabricação desse cabeçote, e a maioria dos furos são nessa emenda...
Anexo 494984Anexo 494985
Mas em tese as emendas não são o unico problema... O maior problema e grossura das paredes do cabeçote, em especial a do escape que é muito mais fina em relação ao da admissão... como mostra a foto
Anexo 494986
O bico injetor fica entre as duas valvulas de escape e as duas de admissão... nessa foto vc repara que na parte de escape há um ressalto para sanar a perte fina, pois o aquecimento do bico e o excesso de calor poderia rachar facilmente
Anexo 494987
No caso nessa outra foto vc vera que o furo se deu na parte mais fina, por onde passa galeria de agua na saida de escape.... dos 3 cabeçotes todos eles estavam no mesmo lugar, tanto na parte do 1 pistao, ou do 3 pistao... mais todos os furos eram aparente no mesmo lugar
Anexo 494988
Bom, como o mar não ta pra peixe e um cabeçote desse é caro pra dedeu eu vou fazer o seguinte.... Já lavei o bixo aqui em casa, ta so o filé... amanha vou num especialista em solda de aluminio... ( Industria naval) e vou levar pro cara verificar... se ele falar que nao vai ter problema , vou mandar soldar e botar a bixa de novo.... mais vou ver com ele a possibilidade dele preencher mais essa parte q é muito fina, ja que por se tratar de saida de escape e tb que não vai encostar na valvula nao ha problema.... Vou destar.... Mas informações postarei aqui.... Pra vc que tem amigo com troller ou ranger fica a dica... as vezes não ha necessidade de trocar cabeçote... uma soldinha ja basta... kkkkkkkkkkkkkkk