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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Matheusd13 Ver Post
    Mas pelo o que eu entendi por aqui, para fazer o teste com outra central irei precisar substituir o painel também, correto?
    Nunca troquei. Mas imagino que seja apenas tirar a central ecu e colocar outra. A minha Ranger possui o painel simples, sem medição do turbo e outras firulas, mas acho que em ambas é possivel fazer a troca da central ecu sem mexer no painel. Posso estar errado. Logo alguém com conhecimento aparece para esclarecer isso.

  • #2
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    Tem que pôr o painel e o miolo da chave, mas é coisa simples de fazer.

  • #3
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    Mas de qualquer forma, vocês acham que possa ser feito algo mais além de partir para central? Pois vi, que também pode existir problema na válvula wastegate e eu não sei ate onde o mecânico anterior futucou até chegar nesta gambiara, sei que aquele parafuso desta válvula não pode ser alterado, mas sei se a posição dela esta correta.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    Tem que pôr o painel e o miolo da chave, mas é coisa simples de fazer.
    Quando você se refere a algo simples, seria algo como uma tarde de serviço?

  • #5
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Matheus, pelo que deu pra entender do seu relato você trocou apenas o plug e não o sensor MAP.
    É possível que a gambiarra de inversão dos fios tenha sido feita para mascarar um defeito do próprio sensor MAP.
    Antes de mexer na central, me parece mais sensato fazer um teste com outro sensor MAP no lugar do seu.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Matheus, pelo que deu pra entender do seu relato você trocou apenas o plug e não o sensor MAP.
    É possível que a gambiarra de inversão dos fios tenha sido feita para mascarar um defeito do próprio sensor MAP.
    Antes de mexer na central, me parece mais sensato fazer um teste com outro sensor MAP no lugar do seu.
    Mas qual eu liguei na posição correta, o fato de não passar de 3mil giros e não encher o grafico da turbina é a falha apresentada pela ausência sensor map? Um novo da MWM custa 500 reais e um paralelo 150 da marca DS, alguém já ouviu falar nesta marca? Estou dizendo isso pois não sei se consigo um sensor para por no lugar e testar.

    Notei que a central possui um pouco de silicone na borda, aparenta já ter sido mexida. E outro fator que também reparei é que ao desligar o motor ele não desliga de maneira suave, como li em outro tópico pode ser algo relativo a central mesmo, correto?

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Quando despluguei o sensor MAP para testar, o erro que apareceu no scanner foi P0112 (temp do ar abaixo do normal) e o comportamento do motor continuou normal. Apenas acendeu a luz do painel e registrou o erro.

    Quando o motor não passa de 3.000 rpm (em vazio ou 2000 rpm com o carro andando) significa que a central está em modo de segurança. Qual o erro que aparece no scanner nessa situação?

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Matheusd13 Ver Post
    Quando você se refere a algo simples, seria algo como uma tarde de serviço?
    Quando fizeram isso na minha uma vez, o mecânico gastou cerca de 30 minutos pra tirar o meu é por o da outra. É tudo parafusado e com plugue.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Matheusd13 Ver Post
    Mas qual eu liguei na posição correta, o fato de não passar de 3mil giros e não encher o grafico da turbina é a falha apresentada pela ausência sensor map? Um novo da MWM custa 500 reais e um paralelo 150 da marca DS, alguém já ouviu falar nesta marca? Estou dizendo isso pois não sei se consigo um sensor para por no lugar e testar.

    Notei que a central possui um pouco de silicone na borda, aparenta já ter sido mexida. E outro fator que também reparei é que ao desligar o motor ele não desliga de maneira suave, como li em outro tópico pode ser algo relativo a central mesmo, correto?
    Caso ainda nao tenha feito, até que seja possível validar a central e o sensor, tente limpar bem o sensor. É bem simples e rápido para retirá-lo, apenas desplugar o conector e remover 2 parafusos.

    Depois de limpo, e com os fios na posição correta, deixa um tempo a bateria desconectada. Depois liga e da a partida com o scanner conectado para ver se aparece algum erro. Se aparecer, limpe o erro pelo scanner e religue o carro para ver se o funcionamento muda.

    Mas, como encontrou indícios da central já ter sido mexida, a minha suspeita de que o problema esteja nela aumentou.

  • #10
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    Walter e Imigrante, quando eu liguei os fios na posição correta o erro (P0238) permanecia, mesmo apagando a falha no scanner. Levando a acreditar que possa ser algo intermitente, pois você apaga a falha e antes mesmo de ligar o motor, ao acionar a chave o erro já acusa novamente no scanner, por isso acredito que seja um defeito elétrico que o próprio sensor. E quando fiz o processo de substituição do plug fiz a limpeza do sensor tanto nos contatos como no sensor de fato.
    Mas como foi debatido, pode se tratar mesmo de um problema na central.
    Alguém sugere algum outro teste que possa ser feito?

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Matheusd13 Ver Post
    Walter e Imigrante, quando eu liguei os fios na posição correta o erro (P0238) permanecia, mesmo apagando a falha no scanner. Levando a acreditar que possa ser algo intermitente, pois você apaga a falha e antes mesmo de ligar o motor, ao acionar a chave o erro já acusa novamente no scanner, por isso acredito que seja um defeito elétrico que o próprio sensor. E quando fiz o processo de substituição do plug fiz a limpeza do sensor tanto nos contatos como no sensor de fato.
    Mas como foi debatido, pode se tratar mesmo de um problema na central.
    Alguém sugere algum outro teste que possa ser feito?
    Conversei com um mecânico e citei esse código de erro. Ele disse que aposta no cabeamento do chicote. Disse que não basta dar continuidade, tem que estar perfeitamente íntegro, inclusive emenda tem que ser feita com boa solda. Se tiver poucos "cabelinhos" rompidos dentro dos cabos, é o suficiente para dar esse código de erro.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Imigrante Ver Post
    Conversei com um mecânico e citei esse código de erro. Ele disse que aposta no cabeamento do chicote. Disse que não basta dar continuidade, tem que estar perfeitamente íntegro, inclusive emenda tem que ser feita com boa solda. Se tiver poucos "cabelinhos" rompidos dentro dos cabos, é o suficiente para dar esse código de erro.
    Mas você acha que esta ligação que eu fiz possa estar insuficiente então? Estou aberto a sugestões, infelizmente esse mês ainda não vou poder correr atrás do painel, central, sensor... para fazer as substituições. Então estou aberto a sugestões e obrigado pela atenção.

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