x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Hamilton Alexandre
    Entrada
    15/05/2012
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por RANGER FEDERAL Ver Post
    PROBLEMA (FOLGA) NA CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERÊNCIA DO 4X4 DA RANGER.

Olá pessoal,

Semana passada minha Ranger, XLT, 4x4, 114.000 mil km, ano 2010 começou a dar uns estalos quando a tração 4x4 estava engatada. Esses estalos eram da tração dianteira escapando. O sintoma surgia quando engrenado 4x4, seja no HI ou LOW e forçava o conjunto acelerando. Era um barulho bem feio como se uma engrenagem saltasse e refletia em todo conjunto caixa/eixos.

Pesquisando aqui no fórum, obtive informações dando conta que muito provavelmente seria o cardã dianteiro, mais precisamente na Homocinética/Tulipa, pois a corrente da tração dificilmente se estraga.
    Então levei no Meca e fomos testando tudo. O cardã dianteiro está Ok , assim como o eixo dianteiro e as homocinéticas das rodas.

Ao checar a caixa de transferência, aparentemente estava tudo certo, só encontrou um pouco de sujeira na bomba de óleo da mesma. No entanto a corrente estava frouxa, chegando ao ponto de acertar na carcaça da caixa de transferência e fazer marcas. (fotos)

Diante do constatado não havia dúvidas que a corrente estava com folga e essa folga iria danificar todo o conjunto se eu tivesse forçado mais e a corrente continuasse saltando.

O meca conseguiu uma corrente usada de uma caixa morta em sucata com um conhecido dele que só trabalha com isso. Esse “expert” conhecido dele disse que não adiantava por corrente nova 0km se não for original, pois as paralelas não aguentam nem 1 mês já ficam com folga novamente e que quando fazia esse tipo de serviço não dava nem garantia se a corrente não fosse original. De certa forma, faz sentido, pois Ranger não aceita muito bem peças paralelas. Como eu não podia ficar com a VTR parada, comprei dele a corrente usada com garantia. (foto da corrente nova no lugar e foto da corrente folgada no chão)

O meca instalou e deu tudo certo. Dei uns puxadas com 4x4 HI e Low e ficou 100%.

OBS: As duas correntes, tanto a dele como e minha folgada tem inscrito bem pequeno o nome MORSE, deve ser a marca. Não tem como ver a folga comparando as duas na mão, apenas no local nota-se a folga.
    Fica ai o relato para consultas futuras.

Abraços.

Anexo 471438Anexo 471439Anexo 471441Anexo 471442
    Oi,

Quando comprei minha caminhonete, dava estes estalos, além de trocar a corrente (original), o mecânico trocou também umas arruelas (jogo) da caixa satélite.
    Me recomendou também, pelo menos duas vezes na semana, acionar o 4x4, o alto e reduzido, indo a frente e dando ré, em linha reta, umas 3 vezes. Isso para evitar problemas por falta de uso e não deixar ressecar as engrenagens.
    abs
    Hamilton Alexandre
    Ranger 2007/2008 4x4 Limited 3.0

Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 8
    Não lembro de ter visto estes vídeos aqui, caso ja tenham postado, fica como uma atualização. Não dão muitos detalhes técnicos, mas vale a pena assistir.

Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

Usuário Avatar de RANGER FEDERAL
    Entrada
    28/12/2010
    Local
    Rodando pelo Sertão/PE
    Citação Postado originalmente por Hamilton Alexandre Ver Post
    Oi,

Quando comprei minha caminhonete, dava estes estalos, além de trocar a corrente (original), o mecânico trocou também umas arruelas (jogo) da caixa satélite.
    Me recomendou também, pelo menos duas vezes na semana, acionar o 4x4, o alto e reduzido, indo a frente e dando ré, em linha reta, umas 3 vezes. Isso para evitar problemas por falta de uso e não deixar ressecar as engrenagens.
    abs
    Hamilton Alexandre
    Hamilton,

Eu sempre uso o 4x4. Não tem jeito de ficar mais de 60 dias sem andar com 4x4. Acho que meu caso foi uso demasiado mesmo.

Valeu pelo toque.
    TROLLER 2011/12 3.0 - O ÚLTIMO - Ex-RANGER XLT 4X4
    HILUX 2014 AT e JIMNY - DO VELHO
    TR4 14/15 AT - DA PATROA e ENGESA 4.1 FIBRA - UM BRUTO

Usuário Avatar de RANGER FEDERAL
    Entrada
    28/12/2010
    Local
    Rodando pelo Sertão/PE
    JRoberto,

Eu não tinha visto os vídeos. Muito bom mesmo.

Só vem engrandecer aqui o tópico.
    TROLLER 2011/12 3.0 - O ÚLTIMO - Ex-RANGER XLT 4X4
    HILUX 2014 AT e JIMNY - DO VELHO
    TR4 14/15 AT - DA PATROA e ENGESA 4.1 FIBRA - UM BRUTO

Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por RANGER FEDERAL Ver Post
    JRoberto,

Eu não tinha visto os vídeos. Muito bom mesmo.

Só vem engrandecer aqui o tópico.
    Tem essa que é a versão em PDF.

Desmontagem NGD 3.0 - Revista O Mecânico Online.pdf

Usuário Avatar de emschas
    Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Citação Postado originalmente por JRoberto Ver Post

Obrigado por compartilhar os vídeos e o documento. Gostei muito.

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Tem uma coisa que acho muito estranho na ranger e fico pensando: será que é assim mesmo?
    Acho estranho o sistema de ar. Resumindo, o objetivo é soprar somente no pára-brisa para não embaçar.
    Primeira coisa estranha é se eu quiser direcionar somente para o pára-brisa a única opção é com o ar condicionado ligado. Não existe esta opção somente com ventilação.
    Outra coisa estranha é não ter como fechar as saídas de ar centrais do painel. As laterais posso fechar mas no meio não. Pelo menos não sei como. Queria deixar o ar na posição de ventilação e fechar as saídas do painel para forçar o ar somente no pára-brisa e também evitar o vento nos ocupantes em dias frios.

Uma coisa que imaginei mas não sei se é correto é o seguinte: colocaria o ar na posição de pára-brisa, nesta posição o ar condicionado liga automaticamente, e mudaria o botão de temperatura para o meio, nem frio nem quente. Será que desta forma os elementos do ar condicionado ficam desligados e também do ar quente? Ou o sistema é meio português e mistura o quente com o frio consumindo energia com o ar desnecessariamente?

Qual a forma correta de fazer isto?

OBS: a minha é uma limited 2008. Em outros anos em modelos talvez funcione de forma diferente.

Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por emschas Ver Post
    Tem uma coisa que acho muito estranho na ranger e fico pensando: será que é assim mesmo?
    Acho estranho o sistema de ar. Resumindo, o objetivo é soprar somente no pára-brisa para não embaçar.
    Primeira coisa estranha é se eu quiser direcionar somente para o pára-brisa a única opção é com o ar condicionado ligado. Não existe esta opção somente com ventilação.
    Outra coisa estranha é não ter como fechar as saídas de ar centrais do painel. As laterais posso fechar mas no meio não. Pelo menos não sei como. Queria deixar o ar na posição de ventilação e fechar as saídas do painel para forçar o ar somente no pára-brisa e também evitar o vento nos ocupantes em dias frios.

Uma coisa que imaginei mas não sei se é correto é o seguinte: colocaria o ar na posição de pára-brisa, nesta posição o ar condicionado liga automaticamente, e mudaria o botão de temperatura para o meio, nem frio nem quente. Será que desta forma os elementos do ar condicionado ficam desligados e também do ar quente? Ou o sistema é meio português e mistura o quente com o frio consumindo energia com o ar desnecessariamente?

OBS: a minha é uma limited 2008. Em outros anos em modelos talvez funcione de forma diferente.
    É isso ai mesmo! O sistema é meio estranho. Você tem que colocar na posição de, para brisa e pés, e dosar no seletor de temperatura. Tem um lance que o ar nos pés é mais quente que no para brisa, no manual explica direitinho (mas é chato de ler). Como eu não me dou bem com ar condicionado, li uma vez e desencanei, só gravei o desembaçador.
    Quanto ao fechamento das saídas centrais, as minhas também não fecham (pelo menos não sei como).

[]'s

Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP

Numa F250 que tive, instalei um botao de Liga/Desliga o Ar Condicionado pra evitar que ele ligasse conforme a posiçao de saida do ar.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Numa F250 que tive, instalei um botao de Liga/Desliga o Ar Condicionado pra evitar que ele ligasse conforme a posiçao de saida do ar.
    É uma boa idéia mesmo!

Entrada
    08/04/2013
    Local
    BH/MG
    Ontem liguei numa concessionária daqui de BH para saber preços da troca dos dois amortecedores dianteiros da ranger. No setor de peças me informaram que os dois amortecedores ficam em R$540,00. Preço até bom. Depois liguei na oficina desta mesma concessionária para saber o custo da mão de obra. Tiveram a coragem de pedir R$870,00 (oitocentos e setenta reais) só para trocar dois amortecedores. Eu ainda repeti a pergunta e o cara confirmou que é isso mesmo. Achei que ele podia ter se enganado, que estava escrito 87 e ele leu 870, hehehe.
    Depois fui numa oficina de pneus, alinhamento, etc e a mão de obra ficará em R$90,00.
    Nesta oficina me ofereceram o turbo gás cofap por R$320,00 o par. O que vocês acham, este amortecedor é bom? Compensa instalar este mesmo ou tem que ser o monroe?

OBS: pensei em por o rancho mas não faço trilhas com ela, somente às vezes pego uma estradinha de terra.

Ontem liguei numa concessionária daqui de BH para saber preços da troca dos dois amortecedores dianteiros da ranger. No setor de peças me informaram que os dois amortecedores ficam em R$540,00. Preço até bom. Depois liguei na oficina desta mesma concessionária para saber o custo da mão de obra. Tiveram a coragem de pedir R$870,00 (oitocentos e setenta reais) só para trocar dois amortecedores. Eu ainda repeti a pergunta e o cara confirmou que é isso mesmo. Achei que ele podia ter se enganado, que estava escrito 87 e ele leu 870, hehehe.
    Depois fui numa oficina de pneus, alinhamento, etc e a mão de obra ficará em R$90,00.
    Nesta oficina me ofereceram o turbo gás cofap por R$320,00 o par. O que vocês acham, este amortecedor é bom? Compensa instalar este mesmo ou tem que ser o monroe?

OBS: pensei em por o rancho mas não faço trilhas com ela, somente às vezes pego uma estradinha de terra.
    pode usar cofap ou monroe sem medo, o importante e sempre trocar os 4 a cada 40~50 mil kilometros... sempre fiz isso nas minhas rangers alem da segurança as duas chegaram aos 200.000 km com pouquissimos reparos em suspensao, isso pq geralmente trafego em estradas de terrra...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

Permissões de Postagem