Postado originalmente por
RANGER FEDERAL
PROBLEMA (FOLGA) NA CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERÊNCIA DO 4X4 DA RANGER.
Olá pessoal,
Semana passada minha Ranger, XLT, 4x4, 114.000 mil km, ano 2010 começou a dar uns estalos quando a tração 4x4 estava engatada. Esses estalos eram da tração dianteira escapando. O sintoma surgia quando engrenado 4x4, seja no HI ou LOW e forçava o conjunto acelerando. Era um barulho bem feio como se uma engrenagem saltasse e refletia em todo conjunto caixa/eixos.
Pesquisando aqui no fórum, obtive informações dando conta que muito provavelmente seria o cardã dianteiro, mais precisamente na Homocinética/Tulipa, pois a corrente da tração dificilmente se estraga.
Então levei no Meca e fomos testando tudo. O cardã dianteiro está Ok , assim como o eixo dianteiro e as homocinéticas das rodas.
Ao checar a caixa de transferência, aparentemente estava tudo certo, só encontrou um pouco de sujeira na bomba de óleo da mesma. No entanto a corrente estava frouxa, chegando ao ponto de acertar na carcaça da caixa de transferência e fazer marcas. (fotos)
Diante do constatado não havia dúvidas que a corrente estava com folga e essa folga iria danificar todo o conjunto se eu tivesse forçado mais e a corrente continuasse saltando.
O meca conseguiu uma corrente usada de uma caixa morta em sucata com um conhecido dele que só trabalha com isso. Esse “expert” conhecido dele disse que não adiantava por corrente nova 0km se não for original, pois as paralelas não aguentam nem 1 mês já ficam com folga novamente e que quando fazia esse tipo de serviço não dava nem garantia se a corrente não fosse original. De certa forma, faz sentido, pois Ranger não aceita muito bem peças paralelas. Como eu não podia ficar com a VTR parada, comprei dele a corrente usada com garantia. (foto da corrente nova no lugar e foto da corrente folgada no chão)
O meca instalou e deu tudo certo. Dei uns puxadas com 4x4 HI e Low e ficou 100%.
OBS: As duas correntes, tanto a dele como e minha folgada tem inscrito bem pequeno o nome MORSE, deve ser a marca. Não tem como ver a folga comparando as duas na mão, apenas no local nota-se a folga.
Fica ai o relato para consultas futuras.
Abraços.
Anexo 471438Anexo 471439Anexo 471441Anexo 471442