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  • #1



    Esqueci de mencionar...

    Pressão de combustível em marcha lenta passou de +/- 250 bar para +/- 320 bar após a troca do filtro.
    Não lembro o valor do tempo de injeção :/
    Marcelo Rico
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  • #2
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    Tiorico, pergunte ao mecânico se não existe uma forma de testar a PCV e a VCV através da pressão do rail.

    A PCV serve para controlar a pressão, deixando passar combustível para o retorno, logo, se ela estiver ruim ou a pressão não atinge seu máximo (1600 Bar) ou fica instavel.

    A VCV serve para limitar o enchimento dos pistões da bomba quando o motor exige pouca pressão, logo se ela estiver ruim deve causar redução na pressão normal de trabalho.

    Não é possível que os caras não tenham um método científico para testar isso e única forma de diagnóstico seja na base da tentativa e erro, trocando peças.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tiorico, pergunte ao mecânico se não existe uma forma de testar a PCV e a VCV através da pressão do rail.

    A PCV serve para controlar a pressão, deixando passar combustível para o retorno, logo, se ela estiver ruim ou a pressão não atinge seu máximo (1600 Bar) ou fica instavel.

    A VCV serve para limitar o enchimento dos pistões da bomba quando o motor exige pouca pressão, logo se ela estiver ruim deve causar redução na pressão normal de trabalho.

    Não é possível que os caras não tenham um método científico para testar isso e única forma de diagnóstico seja na base da tentativa e erro, trocando peças.
    Walter,

    Imagino que seja a PCV, pois a mesma foi a unica peça que não foi trocada, segundo o bombista.

    Sei que existe equipamentos pra fazer esses testes sem desmontar, tipo esse do vídeo, mas não sei se a Tecno Diesel de Sumaré tem...

    Marcelo Rico
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  • #4
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    Pcv mal apertada perde a pressão!

    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tiorico, pergunte ao mecânico se não existe uma forma de testar a PCV e a VCV através da pressão do rail.

    A PCV serve para controlar a pressão, deixando passar combustível para o retorno, logo, se ela estiver ruim ou a pressão não atinge seu máximo (1600 Bar) ou fica instavel.

    A VCV serve para limitar o enchimento dos pistões da bomba quando o motor exige pouca pressão, logo se ela estiver ruim deve causar redução na pressão normal de trabalho.

    Não é possível que os caras não tenham um método científico para testar isso e única forma de diagnóstico seja na base da tentativa e erro, trocando peças.
    Na maioria dos casos desse motor perdendo potência em alta, é por causa da pcv frouxa, não vaza diesel pra fora do motor, mas vaza para o retorno e não dá a pressão necessária, é só apertar com uma chave 32mm

  • #5
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    Bom dia,
    Sou novato aqui na pagina do 4x4 e talvez não esteja postando no local adequado. Mas minha dúvida é a seguinte, adquiri uma ranger 2011 3.0 powerstroke com 82.000km. Troquei o diferencial, verifiquei rolamentos, rodas, balanceamento, alinhamento, cambagem, filtros da bomba do tanque limpos, filtro de combustível novo, check up completo, inclusive o Scanner mostrou que os bicos estão em ordem e pressão da bomba do tanque que possui range de 200 a 300, estava em 220. Contudo, pela manhã ela dá umas falhadas, parece ser apenas com o motor 'frio'. Agora que está geando pela manhã aqui no Paraná, parece que as 'pipocadas' são maiores, mas como eu já havia dito, é só esquentar o motor que ela funciona normal. Será que pode ter relação com o frio? Outra questão é que na estrada de asfalto ela faz um ruido como se fosse um ronco com pequena vibração em uma constante. Como Já havia dito anteriormente, fiz um check up nesse segmento. Está com pneus bf 245/70 quase novos que retirei da minha s10, a qual não fazia tal ruido, então descarto barulho dos pneus. O que pode ser?

    Atenciosamente,
    Paulo

  • #6
    Citação Postado originalmente por paulo_roberto_ Ver Post
    Bom dia,
    Sou novato aqui na pagina do 4x4 e talvez não esteja postando no local adequado. Mas minha dúvida é a seguinte, adquiri uma ranger 2011 3.0 powerstroke com 82.000km. Troquei o diferencial, verifiquei rolamentos, rodas, balanceamento, alinhamento, cambagem, filtros da bomba do tanque limpos, filtro de combustível novo, check up completo, inclusive o Scanner mostrou que os bicos estão em ordem e pressão da bomba do tanque que possui range de 200 a 300, estava em 220. Contudo, pela manhã ela dá umas falhadas, parece ser apenas com o motor 'frio'. Agora que está geando pela manhã aqui no Paraná, parece que as 'pipocadas' são maiores, mas como eu já havia dito, é só esquentar o motor que ela funciona normal. Será que pode ter relação com o frio? Outra questão é que na estrada de asfalto ela faz um ruido como se fosse um ronco com pequena vibração em uma constante. Como Já havia dito anteriormente, fiz um check up nesse segmento. Está com pneus bf 245/70 quase novos que retirei da minha s10, a qual não fazia tal ruido, então descarto barulho dos pneus. O que pode ser?

    Atenciosamente,
    Paulo
    Paulo,

    As falha que vc se refere são similares a um motor a álcool dando partida no frio (falha na explosão) ou variação de rpm? A minha tem umas variações de rpm logo após a partida e me disseram que deve ser problema de parte elétrica, aterramento ruim...
    Marcelo Rico
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  • #7
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    Tiorico,

    Obrigado pela atenção! As falhas começaram a ficar mais frequentes. Meu mecânico falou que provavelmente seja falha nos bicos e apenas com o scaner talvez não seja possível avaliar. Disse para levar a camionete em uma oficina especializada em bicos injetores que é referência aqui na minha região, isso por terem um aparelho para testes em bancada e pessoal capacitado para operar. Mas mesmo assim vou verificar sobre aterramento como você sugeriu.

  • #8
    Citação Postado originalmente por paulo_roberto_ Ver Post
    Tiorico,

    Obrigado pela atenção! As falhas começaram a ficar mais frequentes. Meu mecânico falou que provavelmente seja falha nos bicos e apenas com o scaner talvez não seja possível avaliar. Disse para levar a camionete em uma oficina especializada em bicos injetores que é referência aqui na minha região, isso por terem um aparelho para testes em bancada e pessoal capacitado para operar. Mas mesmo assim vou verificar sobre aterramento como você sugeriu.
    Paulo,

    O scanner consegue verificar a toda a parte eletrônica até chegar no bico, então se tiver algum problema antes, provavelmente vai aparecer sem precisar desmontar, mas a eficiência do bico em si, acho que só na bancada mesmo.

    Oficinas especializadas passam o scanner antes de desmontar. Acho interessante acompanhar esse processo se conseguir... pra saber se os parâmetros da injeção estão de acordo com os que foram indicados aqui no forum.

    Estou pensando seriamente em comprar um scanner mais elaborado pra deixar na caixa de ferramentas. Já usei 3 daqueles bluetooth made in China com o Torque Lite ou Pro, mas nenhum deles apontou a falta do sensor pedal de embreagem. Por aqui cobram R$250,00 pra passar o scanner.
    Marcelo Rico
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  • #9
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    Tiorico,

    É uma pena, pois vou ter que deixar a camionete na oficina sem poder acompanhar o trabalho. O medo de ser enganado é grande, mas não tenho opção.

    Quanto ao scanner, aqui não me cobraram valor algum em uma oficina mecânica e 50 reais em outra. Aí na sua região está realmente os caras estão pegando pesado.

    Vou fazer isso na segunda feira, logo que tenha novidades posto aqui para todos verem e espero ajudar a tirar alguma dúvida da galera aí que possa estar passando pela mesma situação.

  • #10
    Hoje pela manhã voltei na oficina e, como eu imaginei, os testes vão ser feitos na base da troca e teste da rua, mas pelo menos não vão trocar/cobrar as peças que não apresentarem problema...

    Trocaram o sensor de pressão do rail e dei uma volta... Cortou com o ponteiro em torno de 160km/h.

    O scanner apresentou os códigos de erro:

    - P0704-002 - Interruptor do pedal de embreagem
    - P0091-002 - Válvula de pressão do combustível
    - P0191-001 - Sensor de pressão do combustível
    - P0092-001 - Válvula de pressão do combustível

    O sensor do pedal da embreagem realmente não tem. Não sei se interfere nisso, mas vou comprar e instalar.

    O sensor de pressão foi trocado/testado e não interferiu no problema.

    Não tinham a PCV no estoque pra trocar. Fizeram pedido e chega na próxima semana. Ai levo a Safira pra trocar e testar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20160506_093150553.jpg  
    Marcelo Rico
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  • #11
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    Tiorico, na próxima vez que voltar à oficina, antes de trocar a PCV mande colocarem o scanner no modo de leitura de parâmetros e dê uma volta para ver o comportamento da pressão do rail. Acelerando gradativamente ela deve subir de 220Bar na lenta até 1600Bar em 3500 RPM sob carga e com o acelerador no máximo (subidão na estrada).

    Depois que trocar a PCV faz novo teste pra ver a mudança do comportamento.
    Se o defeito for mesmo na PCV, com essa informação vai ficar mais fácil fazer futuros diagnósticos sem ter que trocá-la.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tiorico, na próxima vez que voltar à oficina, antes de trocar a PCV mande colocarem o scanner no modo de leitura de parâmetros e dê uma volta para ver o comportamento da pressão do rail. Acelerando gradativamente ela deve subir de 220Bar na lenta até 1600Bar em 3500 RPM sob carga e com o acelerador no máximo (subidão na estrada).

    Depois que trocar a PCV faz novo teste pra ver a mudança do comportamento.
    Se o defeito for mesmo na PCV, com essa informação vai ficar mais fácil fazer futuros diagnósticos sem ter que trocá-la.
    Boa pedida Walter...

    em marcha lenta, a pressão está em +/- 320bar medido da segunda feira, com filtro de diesel novo
    Marcelo Rico
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