Postado originalmente por
Antonio4x4
Comprei uma Ranger XLT 4X4 3.0 2005, é minha primeira experiência com carro a diesel apesar de saber um pouco de mecânica, após ler muito sobre o carro nos tópicos do 4X4 Brasil cheguei a algumas dúvidas quanto ao funcionamento correto do motor.
O hodômetro está com 120.000 km, sem barulhos discordantes com o funcionamento correto, pequeno vazamento na junta do cárter, um leve merejamento na tampa de válvulas, que possivelmente seja a junta, sensor da embreagem com problema, marcha lenta funcionando normalmente, fria ou quente, funcionamento já na primeira partida, não há oscilações ou trancos. isso é o que já percebi do estado do carro.
Estava com o carro pesado, 10 pessoas, em uma subida em torno de 40º, por ter cascalho resolvi subir em 4x4 de primeira marcha, o carro começou a morrer e não respondia a aceleração sendo obrigado a parar e não saiu novamente, voltei para 4x2 e consegui sair, porém subindo muito a rotação do motor o que forçou a embreagem.
Observações, o carro fica muito mais fraco em 4X4, o gráfico do turbo fica muito baixo e só entra significativamente acima de 2000 rpm, qual seria o momento certo para entrada do turbo? Posso confiar neste gráfico?
Óleo, filtro de óleo, filtro de diesel, filtro de ar trocados, todos conforme aconselha o manual, uso sempre o diesel S10.
Conto com a experiência de vocês para saber se estou usando o carro de forma incorreta ou se é um possível problema.
Obrigado.