Powered by vBulletin

Troca de Ranger por F1000 MWM X10 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 303 de 359 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 203253293294295296297298299300301302303304305306307308309310311312313353 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/01/2014, 23:32
    drosssor51
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Hoje coloquei o gás no ar condicionado, e consegui finalmente encontrar o maldito vazamento!
    Peguei a bomba de vácuo feita de motor de geladeira, e posso dizer que funciona tão bem como uma bomba de vácuo própria para isso. Na verdade as bombas que tem para vender é de 6cfm, e o motor é 7,5cfm! Resumindo, por 80,00 tenho uma bomba de vácuo mais rápida que uma de 700,00!

Mexer nisso é fácil. Mangueira azul na linha de baixa pressão ou filtro do gás, mangueira vermelha linha de alta pressão, normalmente a entrada do condensador, mangueira amarela na bomba de vácuo e posteriormente no cilindro do gás.

Uma coisa me caiu a ficha! Condensador pois sob pressão o gás condensa e liquefaz, (dããã...) e evaporador pois com a sucção do compressor através da resistência que o filtro oferece à passagem do gás o gás liquefeito evapora e gaseifica novamente.... (lógico!) Metade da lata de gás foi suficiente para o AC funcionar perfeitamente bem, e aparecer o vazamento. A solda no condensador não ficou boa e vazou nela. Amanhã vou tirar de novo para mandar ressoldar.

Show de bola Edin.....

A minha tomada de alta pressão é em lugar diferente da sua... a minha fica bem em cima do compressor.
    A linha de baixa é exatamente no mesmo lugar.

Qual lubrificante você está adicionando com o gás????
    Esse MP39 é compatível com a maioria deles... mas não todos... vale o lembrete...

Abç
  • 28/01/2014, 08:55
    GCCarneiro
    Edin, eu tenho uma garrafinha de MP39 que usei para carregar um freezer. E nela está escrito que não pode usar em sistemas automotivos. Fui pesquisar o motivo agora e dizem que é por atacar as borrachas das conexões.

Pelo que andei lendo, o ideal seria trocar o óleo para um compatível com 134a e utilizar 134a.
  • 28/01/2014, 12:07
    drosssor51
    Carneiro, respondendo sobre o gás.

O Mp39 é o gás mais indicado para substituição do R12 (Gás original do sistema das nossas EFES), porém ele também é poluente. É uma mistura de HCFC com outros gases parecidos.

Ele é proibido para utilização em autos justamente por ser poluente, e já ter sua extinção prevista nas normas de manutenção ambiental.

O R134a é o que todas as lojas de manutenção de A/C utilizam, mas este não é compatível com o lubrificante mineral originais de nossas EFES.

Para usar o R134a necessita um processo de retrofit do sistema.
    A substituição simples do gás (com limpeza e troca de lubrificante), funciona com perda de rendimento. A simples adição de gás R134a provoca desgaste prematuro do compressor.

O Edin complementa alguma coisa....

Abç
  • 28/01/2014, 12:26
    GCCarneiro
    O que estou alertando que MP39 reage com as vedações existentes no AC automotivo. E por isto deve-se partir para o retroft com o R437a, também conhecido por Isceon M049, que é 78% R134a.

A tabela do pressões do R134a é muito parecida com a do R12 permitindo que se trocar o óleo vai ter um desempenho razoável. Sem danificar as vedações do sistema.

http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_BR/products/suva/suvamp39_br.html

Olhe depois da tabela: "É importante salientar que Suva® MP39 não deve ser utilizado em sistemas de ar condicionado automotivo."
  • 29/01/2014, 08:30
    Edintruder
    Não complemento nada! Estou só urubuservando aqui, pois mandei o condensador para a solda e espero montar no final de semana. Porém, como tirar o óleo do sistema para colocar o óleo do R134a? Se for somente a troca do lubrificante, era mais fácil ter feito quando desmontei tudo... Agora já era. Tenho o gás comprado em casa e vou pôr ele mesmo. As conexões eu usei cola junto. Estou usando junta líquida da Treebond 1105 se não me engano. A mesma que usei no setor de direção e aguenta muito mais que os o-rings.

Quando intalei o split no meu quarto usei essa junta nas conexões também. Na dúvida eu erro para mais! kkk

Vazamento nas conexões creio que não terei.

Citação:

Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Carneiro, respondendo sobre o gás.

O Mp39 é o gás mais indicado para substituição do R12 (Gás original do sistema das nossas EFES), porém ele também é poluente. É uma mistura de HCFC com outros gases parecidos.

Ele é proibido para utilização em autos justamente por ser poluente, e já ter sua extinção prevista nas normas de manutenção ambiental.

O R134a é o que todas as lojas de manutenção de A/C utilizam, mas este não é compatível com o lubrificante mineral originais de nossas EFES.

Para usar o R134a necessita um processo de retrofit do sistema.
    A substituição simples do gás (com limpeza e troca de lubrificante), funciona com perda de rendimento. A simples adição de gás R134a provoca desgaste prematuro do compressor.

O Edin complementa alguma coisa....

Abç

• 29/01/2014, 11:29
    drosssor51
    Citação:

Postado originalmente por GCCarneiro Ver Post
    O que estou alertando que MP39 reage com as vedações existentes no AC automotivo. E por isto deve-se partir para o retroft com o R437a, também conhecido por Isceon M049, que é 78% R134a.

A tabela do pressões do R134a é muito parecida com a do R12 permitindo que se trocar o óleo vai ter um desempenho razoável. Sem danificar as vedações do sistema.

http://www2.dupont.com/Refrigerants/pt_BR/products/suva/suvamp39_br.html

Olhe depois da tabela: "É importante salientar que Suva® MP39 não deve ser utilizado em sistemas de ar condicionado automotivo."

Grd Carneiro, vejo tudo isso de modo diferente.

A única coisa que pode danificar as borrachas do sistema é o óleo alquibenzeno, indicado para o R134a

A composição química do gás mp39 é praticamente a mesma do R12... com um hidrogênio disfarçando a fórmula.
    HCFC (mp39) e CFC (R12).

A proibição do mp39 em sistemas de refrigeração automotivo é pelo fator ambiental, por que excluir o R12 e usar outro gá poluente???

Abç
  • 29/01/2014, 11:35
    drosssor51
    Citação:

Não complemento nada! Estou só urubuservando aqui, pois mandei o condensador para a solda e espero montar no final de semana. Porém, como tirar o óleo do sistema para colocar o óleo do R134a? Se for somente a troca do lubrificante, era mais fácil ter feito quando desmontei tudo... Agora já era. Tenho o gás comprado em casa e vou pôr ele mesmo. As conexões eu usei cola junto. Estou usando junta líquida da Treebond 1105 se não me engano. A mesma que usei no setor de direção e aguenta muito mais que os o-rings.

Quando intalei o split no meu quarto usei essa junta nas conexões também. Na dúvida eu erro para mais! kkk

Vazamento nas conexões creio que não terei.

Para limpar direito... as partes de aluminio ou metálicas devem ser lavadas com thinner (solvente) e finalizar com gás R 141b
    (antigo R 11).
    As partes que contém borracha... somente R 141b....

depois vácou...
    adicionar óleo e gás..

abç
  • 29/01/2014, 12:03
    GCCarneiro
    Eu conheço vários artistas que carregaram com MP39. E ferraram com todas as vedações. Quanto tempo elas duraram eu não sei. Quanto ao uso de junta nas conexões fica fora das "boas práticas de refrigeração".

Quanto ao fluido ser poluente ou não teoricamente não muda nada pois ele não deveria vazar na atmosfera. O problema de usar MP39 é que mais de 50% dele é R22. O R22 é extremamente reativo com borrachas e vedações, tanto que o compressor que tolera R22 tolera a maioria dos outros fluidos.
  • 01/02/2014, 15:56
    Edintruder
    Mandei ressoldar o condensador em outra oficina. Dessa vez me cobraram 140,00, mas o serviço ficou 100%.
    Acabei de reinstalar tudo, vácuo por 40 minutos. Depois de descansar por 30 minutos e o ponteiro cravado, botei o gás para dentro. Resultado, ar condicionado running perfeitamente bem! Pena que como tinha perdido a primeira carga, o volume de gás dentro do sistema não chegou à 1kg... Resumindo, tenho que comprar mais um cilindro de 750gr para completar a carga de 1.1kg. Mas como terei que colocar gás no sistema do Monza Bala também, vou tratar de comprar mais 4 garrafas ou se bobear vou comprar um cilindro grande de uma vez!
  • 01/02/2014, 17:16
    drosssor51
    Citação:

Mandei ressoldar o condensador em outra oficina. Dessa vez me cobraram 140,00, mas o serviço ficou 100%.
    Acabei de reinstalar tudo, vácuo por 40 minutos. Depois de descansar por 30 minutos e o ponteiro cravado, botei o gás para dentro. Resultado, ar condicionado running perfeitamente bem! Pena que como tinha perdido a primeira carga, o volume de gás dentro do sistema não chegou à 1kg... Resumindo, tenho que comprar mais um cilindro de 750gr para completar a carga de 1.1kg. Mas como terei que colocar gás no sistema do Monza Bala também, vou tratar de comprar mais 4 garrafas ou se bobear vou comprar um cilindro grande de uma vez!

Legal Edin....

Colocou óleo????
    Se sim qual??

O cilindro grande de MP39 está 500 pila... não sei se vale apena, são 13 kg..se não me engano
  • 01/02/2014, 21:49
    Edintruder
    Pior é que não consegui comprar o maldito óleo...

Vou torcer que tenha o suficiente no sistema ainda. óleo ainda tem pois logo quando liga o vácuo sempre puxa um pouco de óleo junto. Em 10 segundos tem vácuo máximo, porém deixei ligado 40 minutos e não encheu meia bexiga de borracha. Sinal que não estava entrando ar por lado nenhum. Coloquei uma bexiga na saída do compressor para ter ideia do volume de ar que estava sendo drenado do sistema. Então os 40 minutos são capazes de retirar cerca de 400ml de ar.
  • 02/02/2014, 12:47
    drosssor51
    Show.....

Sempre verifique se esta ocorrendo superaquecimento na parte de trás do compressor.... só para garantir.
    O mp39 trabalha com óleo comum....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 303 de 359 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 203253293294295296297298299300301302303304305306307308309310311312313353 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:45.