Isso mesmo....mas teria que usar a lataria nova apenas para gabaritar o chassi.
Versão Imprimível
Eu usaria a estrutura completa da oficina que irá alongar o chassi, pois já tem talhas para suspender a cabine e carroceria, entre outras facilidades, etc. Apenas ficaria ao lado supervisionando!!!
Mas daí paro em outro porém. Aqui na volta não tem nenhuma oficina que faça isso, e sem dizer o custo de uma oficina. Enquanto eu gasto 500,00 num pedaço de chassis e mais 200,00 em reforços, uma oficina deve me cobrar 2000,00 para fazer esse mesmo serviço...
Sei lá, sou pobre demais para pagar alguma oficina para fazer esse tipo de coisa. A minha opção é fazer em casa ou não fazer... infelizmente até as finanças melhorarem algum dia, sou obrigado a fazer em casa para concretizar meus projetos.
penso o sequinte ! claro ai tem que ter bastante dinheiro a disposição mas pode voltar depois !
comprar um super cab ou caçamba longa pode ser gasolina ou diesel de 94 ou das mais novas que esta em torno de 20,000 por ai lá em São paulo ai usar toda mecanica da tua o 4x4 rodas ...... deixar perfeitinha e montar a que sobrar 4x2 de volta e vender ! tem como ? em questão de papeis ?
e achando um chassi baixado original da super cab se tiver a cabine pode fazer esta transformação ?
Se for um chassis já diesel tudo ficaria mais fácil, mas ainda assim teria a caçamba normal.
O conjunto monstro de caçamba longa mais CE não existe no Brasil.
Mas analisando com calma tudo se resolverá.
ta mas no meu pensamento para meu uso a super cab já tava para lá de bom ! se comprar um supercab diesel por uns 35.000 digamos colocaria o x10 o sistema de tração as peças melhores da minha e o que restva de uma passava para outra e vendia ! ai teria que pedir apenas uma troca de motor no detran não sei se precisa de papeis para colocar a tração ?
no caso da minha acho bonita a pintura e ela ta boa a fico sem vontade de mexer já que ta original , mas num futuro quem sabe ! ai da para viajar com a familia sem ter que ir de carro e tem uma caçamba e tanto para usar !
o que sinto falta na minha e é a cabine estendida ,pq quando tinha o carro carregava algumas coisa que ão da para ta atirando atras da caçamba alem do perigo de roubarem eu jogava tudo pro banco traseiro ! hhahah e numa viagem da para levar malas sem perigo de molhar !
Mesmo sendo fã do MWM, eu compraria uma supercab à gasolina (mais conservada que as diesel) e trocaria o motor, mas optaria pelo Powerstroke 2.8, mantendo suspensão, câmbio e diferencial intacto. Ficaria bom para andar, viajar, teria a mesma força que a versão à gasolina e muito econômica. Penso hoje que, se a gente usa a pickup como único carro, um motor beberrão como o X10 acaba se tornando inviável pelo consumo - considerando o preço da gasolina e do diesel. Acho que não adianta termos uma pickup fazendo 5-6 km/l em situações de uso rotineiro da mesma caso a gente não tenha necessidade de força extrema que esse belo motor oferece! Um abraço
Ok, a unica coisa que terá que gastar na oficina é com o alinhamento do chassi.
Pode até ser que montando um travamento (gabarito) e soldando com parcimônia vc consiga manter o alinhamento, mas vai dar um bom trabalho extra.
Com a experiencia que adquiri na montagem do jeep eu me arrisco a montar um chassi na minha garagem, mas acho que o alinhamento não consigo fugir.
Vai pensando e bolando como vc fará!!
Se não estivesse tão longe ia ganhar uma companhia na empreitada!
[]'s
A minha ideia de alongar chassis é cortar, colocar na posição nova, soldar cantoneiras por baixo de forma a servir de apoio para a peça que será enxertada e facilitar o alinhamento para a solda. Depois é derreter eletrodo. Mas até lá tem muita água para rolar embaixo da ponte. Tem muitas formas de abrir e fechar o chassis durante a solda. Em montagens industriais se aprende muitas formas de ajustar o alinhamento durante o serviço.
Eu acho que comentei que quebrei o chassis da Femil há alguns anos atrás, bem atrás do suporte da mola dianteira esquerda. O chassis atorou por completo. Botei no lugar com correntes, hi-lift e macaco hidráulico. Derreti 3 kg de eletrodos e atualmente o suporte da mola faz parte da estrutura do chassis. Nunca mais terei problemas. Isso foi causado pelas diversas flexões e torções que o chassis sofreu com o setor de direção e o pitmann modificado. Por fim não estranhei quando o pitmann quebrou de vez...
Já estou pensando cá com os meus botões em como fazer todo o serviço.
Como o Raphael falou, não compensa ter a F1000 com o X-10 como único carro diário. Ela gasta tanto quanto uma Ranger a gasolina ou uma S-10 a gasolina. 6,5km/l a R$2,37 gera um custo de R$0,36 por km, e uma Ranger fazendo 9km/l a R$3,16 finaliza com R$0,35 o km rodado.
Posso apontar ainda o seguro mais caro, aonde a F1000 somente para terceiros.
É óbvio que não tem Ranger 2.3 4x4, assim como a manutenção da Ranger é mais frequente e MUITO mais cara que a F1000.
Outro ponto contra uma Ranger ou S-10 por exemplo, é que a F1000 é mais emocionante e tem um torque absurdo se comparado com essas picapezinhas genéricas.
Posso comparar ainda uma viajem curta até o Chuí que daqui são 500km entre ida e volta. De Peugeot 1.4 gastei R$110,00 (a 120km/h), Monza 2.0 gastei R$150,00 (a 110km/h) e F1000 gastei R$170,00 (a 100km/h).
Mas pergunta se eu prefiro ir de Peugeot,Monza ou F1000??? kkk
eu andava direto com o carro focus 1.6 na cidade e não fazia mais que a f1000 eu uso ela como carro unico não é muito econômica mas já marquei até 7,3 km/l na cidade para mim ta ótimo o carro na cidade fazia menos que isto e eu não apertava ele muito na estrada ele fazia 11,0 km/l se conseguise melhorar o cambio para ter a 5ª mais longa seria um maravilha ja se quizer uma economica só usando um motor perkins aspirado que chega a fazer 11,0 km/l na cidade na veiona que temos mas também não anda nada!
Focus é muito beberão.
A minha Ranger faz 9,3 na estrada, na cidade fica entre 7,5 e 8. Só meu pai que viajou com ela e conseguiu cravar 10 na estrada, mas haja paciência para andar a 80-100 e não pisar para ultrapassar ninguém....coisa de quem ta aposentado e não tem pressa kkkkk
Logo, logo devo trocar a Ranger e devo pegar outra pick-up a gasolina.
Pelas minhas contas, o melhor negócio é pegar uma semi nova (1 ano - 20.000 km) a gasolina e rodar mais 2 anos. Já desvalorizou, não vai gastar em manutenção e se somar gasolina + seguro + IPVA + depreciação vai sair mais barato que a diesel.