Postado originalmente por
Randal
Boa tarde galera
Hoje quero somente registra e alertar os amigos que usam ou terão de utilizar os serviços do Inmetro , que tive um problema na documentação da minha Efe devida um "detalhe"; um " problema" ou " uma falha " do sistema em questão da CONVERSÃO DE VEÍCULOS A GASOLINA/ÁLCOOL PARA DIESEL . Como todos sabem desde o início venho tentando fazer todos os procedimentos corretos para a conversão da minha F1000 4.9 para Diesel , e assim o fiz com tudo o que me orientaram , sugeriram e indicaram . Como desde o início sabia que seria necessário o Inmetro , já fui fazendo tudo de forma a facilitar , quando necessário fosse fazer o teste .
Em data de 10/2014 antes mesmo de fazer a substituição de motor , fiz vistoria junto ao DETRAN pedindo Pré autorização para a mudança , ok liberada .
Fiz a alteração de motor em Dezembro , não terminamos com 30 dias , que é o prazo de validade da Pré , mas como o processo já estava aberto foi só renovar !
Em janeiro , como ainda haviam alguns arremates a serem feito e Tb o motor estava em fase de teste , não esquentei muito com a documentação e Inmetro , pois deveria ir com tudo pronto .
Em 02/2015 solicitei renovação do meu pedido de alteração de motor e combustível .Como o lugar de inspeção mais próximo a minha cidade é em Uberlândia , fui até lá para realizar o teste , mas devido problemas nos equipamentos da Empresa que realiza os teste , fui por 3 semanas consecutivas e não consegui fazer , sendo assim tive de me deslocar até a cidade de Uberaba para não perder novamente o prazo,e em 03/2015 consegui fazer o teste e foi aprovado de primeira !
Encaminhei toda documentação para o DETRAN de Goiânia e quando penso que viria pronto o novo documento , eis o problema : Com a mudança de motor e equipamentos da caminhonete, a Tara do mesmo mudou de 2150 kg para 2590 kg , deixando viável a capacidade de carga em 560 kg !!! E todos sabemos que para tal mudança ( motor / combustível ) a capacidade de cagar mínima deve ser de 1t. !!!
Aí veio o problema ... Pois se o PBT são 3150kg e a caminhonete agora tem 2590kg , como fazer ????????
Será que ninguém pensou nisso ????
Ou esperam que tenhamos que conseguir motores com o mesmo peso do original ??????
Isso é impossível !!!
Meu processo voltou de Gyn reprovado com a alegação de que a capacidade de carga deveria mudar e constar o mínimo de 1t !!!
Eu da minha parte e desde o início procurei fazer tudo de forma correta e nunca me ocorreu tal detalhe , com isso deixo a DICA para os amigos e futuros colegas que venham realizar tal alteração !!
Conversem , tirem dúvidas e façam tudo sempre de forma mais correta possível , pois sempre arrumam obstáculos e problemas para resolvermos , aí é aquela história, se fazendo o correto já nos complicam , imagina a empreita de qualquer jeito !!
No final das contas tive que fazer outro teste no Inmetro e gastar novamente, agora vamos ver se sai tudo como o previsto !!!
Como diz nosso amigo Zé v8 : FORD ABRAÇO !!!