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Convex Datacenter
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  • #1

    Roda livre Ranger




    Ola pessoal...

    eu com duvidas na ranger mais uma vez...

    bom é o seguinte:
    Hj fui trocar o oleo da bicha a enquanto estava no elevador eu tentei girar o eixo carda que vai para o diferencial dianteiro, mas ele não girou...., achei estranho, pois um dia, em casa, eu entrei em baixo dela pra dar uma fuçada e o eixo girou sem problemas... e nos dois casos o carro estava paradao, sem estar com a traçao acionada e com o motor desligado, e desengatado (este ultimo fiquei na duvida,não lembro se nos dois casos estava desengatada, mas acho que não iria interfirir, pois o carro estava com a tração desligada.).....

    A Ranger tem roda livre???? no caso de ter como é a atuação dela??? eletrica, a vácuo, ou outro sistema?

    obrigado..

    abracos.

    (eu procurei e não achei nada específico a respeito do acima exposto nos topicos de pickups, se houver algo, me avisem por favor.)

  • #2
    Usuário Avatar de amithai
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    Qual o ano da Ranger?

    Até 2001 eu acho....roda livre a vácuo..
    Depois...ligada o tempo todo...sem roda livre!!

  • #3
    Visitante
    Isso mesmo.

    Até 2001 tem um sistema de vácuo que trava/destrava as rodas livres. A partir dai, é tudo ligado direto.

    Na minha 2000 eu desativei o sistema de vácuo e deixei ligado direto, iguais as mais novas, para evitar problemas de ativação do 4x4.

  • #4
    a principio acho que quero ficar copm a roda livre da forma original, mas acho que esta comproblemas ou faltando um lubrificacao...porem essa lubrificação, pelo que lino site do clube ranger da argentina, essa roda livre nao pode ser feita de qulquer forma, visto que pode interfiri no sistema do vacuo... como nao faco ideia de como funciona a tal roda livre... gostaria se possivel de uma explicação do funcionamento dela ... e tb da desativação dela.... e tb a respeito da sua lubrificação....pois as minhas estao estralando...

    ate mais...

  • #5
    Usuário Avatar de amithai
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    complicado

    cara isso eh complicado......a lubrificacao tem q ser muito discreta, pouca....talvez um WD.....quanto o sistema à vácuo...é muita dor de cabeça....funciona assim....vc liga a traçao e o sistema produz um vácuo de 40 segundos...eh isso galera? e ele trava a roda ......quando vc desliga...ele produz um vácuo de uns 20 segundos...(dá um puxão menor) e destrava trava a roda(esta informacao q te passo levei um tempao para descobrir...dai o intuito do forum..um ajudar o outro)...conselho...se sua roda livre tiver dando problema...esquece ela e faz um pituto ou compra a manual...se não, sortudo, continue assim....lubrificação? Nada de óleo...no máximo um WD mínimo...retire tudo e limpe bem...
    abraços
    Amithai

  • #6
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    All,

    Deem uma olhada no sistema do PITUTO q o Ojaneri falou, a princípio parece engraçado, mas é a graça de ver q a "roda pode ser re-invetada" e até simplificada:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

    Ojaneri

    valeu

  • #7
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    Unhappy Roda livre RANGER 98

    Rapaziada
    Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
    Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
    Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
    E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.


    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Badulaca Ver Post
    Rapaziada
    Hoje fiz minha primeira trilha com a Ranger 98 que adquiri...
    Gostei do carro porém tive queser rebocado por um amigo de willlys (bem isso que eu não queria). Acontece que a roda livre não acionou, oiu seja a tração engatava, até a reduzida engatava (estava com medo do tal motorzinho) mas não foi ele que me deixou na mão.
    Pergunto: O que á melhor fazer... ir a um mecânico para ver o que aconteceu com o tal sistema da roda livre ou instalar uma manual (AVM 470, que prefiro).
    E outra coisa... alguém sabe me dizer o que é o tal do PITUTO, como se usa e como se faz ou adquire.


    Abraços
    Badulaca

    O melhor sistema é o sistema pós 1999/2000: Sem roda livre (que no meu ponto de vista é o mais racional: Roda livre com as modernas CT's é atraso de vida)

    Mas no seu caso, nem hesite: AVM!

    Abs!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #9
    Badulaca,
    Pesquise na ferramenta do Google assim - site:www.4x4brasil.com.br pituto
    Mas os cubos da AVM são melhores.
    Att
    Tio Balú
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Antes de qualquer coisa da uma olhada se nenhuma mangueira do vacuo não se soltou ou quebrou...E se td estiver certinho coloca um AVM e esquece,eu tive o mesmo problema mas não deu pra resolver,vou colocar os AVM é facil d instalar e concerteza não vai t deixar na mão!!!
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
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  • #11
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Na minha opinião so troque pelas AVM caso as suas quebrarem,

    O Pituto é uma criação dos nossos hermanos e que o Ojaneri trouxe para cá, o processo e feito em casa mesmo, é colocado um pino no lugar daquela tela prateada por ali tu empurra aquele pino travando/destravando a RL

    Eu ao invés de colocar o pino, apenas retirei aquela telinha e com 2 pinos(pode ser qualquer um desde que não seja ponti-agudo pra não ter problema de furar a borracha de vedação, eu uso aqueles de dobradiça de porta ) eu empurro o sistema , muito simples...

    Qualquer duvida pergunta
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #12
    Usuário Avatar de Moisés S.M
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    Rogerrm:
    Me explica uma coisa,eu li como se faz o Pituto vi as fotos etc...mas queria saber uma coisa,se vc só tira a telinha prateada e coloca alguma coisa pra empurrar "um pino" as rodas ja engatam????tipo se eu tirar aquela capa q tem a telinha vou me deparar com aquela borracha preta de vedação certo??se eu empurra-la com o dedo a roda livre ja vai engatar???se eu entendi não preciso nem desmontar a roda livre,é só fazer um furo na tela prateada e colocar alguma coisa pra empurrar,e como sei q engatou??tenho q empurrar até o fim pra engatar e dpois faço o mesmo pra desengatar??não tem perigo da roda ficar presa???quero entender direito isso pq pelo o q entendi é uma solução bem simples e barata.
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
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