
Postado originalmente por
Pedro Rocha
Sandrão,
o caster do troller original é de 7 a 8º graus.
alteração do angulo do caster pode deixar o carro mais bobo, mas não afeta frenagem pq uma, ou outra, roda está mais adiantada...
O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado.
O angulo de caster adequado ao projeto do veículo vai dar firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada.
o angulo de caster reduzido vai tornar a direção mais leve.. talvez esteja aí a causa da diferença na direção que vc e seu cunhado sentiram... o meu quando levantei (3") ficou com a direção muito leve e um pouco bobo até corrigir o alinhamento da suspensão.
só pra vc ter uma ideia dei uma levantada uma vez em um willys, a direção ficou extremamente leve, mas o angulo de caster ficou tão fora que quando fomos rebocar o mesmo fizemos uma curva e a direção do willy simplesmente não retornou a trajetória e o carro que tava rebocando saiu arrastando ele com a direção esterçada até darmos conta e pararmos, nesse caso uma simples cunha entre o eixo e feixes de molas resolveu.
essa estoria de puxar pro lado por conta do caster é balela... como o eixo do troller é rigido uma alteração do caster vai afetar o angulo do pino mestre em ambos os lados, não tem como ficar um mais adiantado do que outro por conta do caster. a não ser que tenha coisa empenada.....
o que pode acontecer é que com lifts grandes (>2") o eixo pode se deslocar lateralmente, aí o que pode ser feito é trabalhar a barra panhard para obter regulagem e voltar o eixo ao normal. o mesmo serve para os links onde pode ser feita a correção do caster no caso da suspensão do troller
dá uma olhada nesse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...troller-5.html (Molas Rock Krawler do Wrangler JK no Troller) e veja o video(tem dois é o segundo, uma aula de alinhamento para quem pretende lift maior que 2"), vai ficar bem fácil compreender o que eu tô dizendo...
abraço!
PS: tava escrevendo o post quando vi a resposta do Renato, e tb acredito que 4º graus seja satisfatório, os trollers com lift de 2" da ironman que conheço rodam por aí sem correção nenhuma da geometria da suspensão e nego nem sente diferença, zero bronca.