35 estao montados na suspensao original ou com LIFT ? e espaçadores ???
Versão Imprimível
Pessoal, achei que tava meio doido.... coloquei pneus wrangler mtr 35x12,5x15 em bbs de 10''e a direção ficou mais leve que com os maxxis 32x11,5 em rodas originais!!!!!! Hoje meu cunhado dirigiu o carro e teve a mesma sensação sem eu ter comentado com ele!!!! Aí eu pergunto: isso é normal? Esta é a primeira vez que aumento o tamanho dos pneus do Troller.....
abç....
Não, não é normal... Kkkkkk.
Na verdade o tamanho do pneus não importa muito, o que importa é a largura e o tipo de pneu.
Pneus com 12.5" de largura, sempre pesam um pouco mais na direção, não tem jeito (principalmente no asfalto).
Mas sempre usei MUD 12.5" e nunca achei a direção do Troller pesada...
Pode não ser a mais leve, mas também está longe de ser a mais pesada!
Abraços.
No nosso tambem temos a impressao de estar mais leve com os 35" em rodas 15x10
Sandrão, esse jogo de 35 é novo...?
a explicação para direção ficar mais leve pode estar no fato dos pneus serem novos, ou pelo alinhamento que suponho eu tenha sido feito na troca, ou na soma dos dois fatores.
pela lógica se os dois jogos de pneus fossem novos os 35x12,5 teriam que pesar mais na direção, pricipalmente em rodas 15x10.
kd, posta uma fotos da máquina...
abraço.
Não são novos, estão com 3/4 de borracha + ou -.....(se eu gastasse 6k em 5 pneus, estaria solteiro a essa hora, rsrsrsrsrsrsr) o alinhamento foi feito e eu estava preocupado com o tal do caster, que tanto falaram por aqui .... e o bicho tá em 4 graus... isso é bom ou ruim? O cara lá disse que o caster influencia na frenagem, que o carro puxa para o lado que estiver ''adiantado'', eu acho........
Tirei o para-choque para fazer uma regulagem (não deu pra comprar um top ainda), pois o pneu tava agarrando nas torções e amanhã tiro umas fotos depois de recolocá-lo.....
abç
Bom, certamente o cara que fez o alinhamento só conseguiu conferir o cáster, pois não é possível regulá-lo no Troller original, bem como a cambagem.
4 graus positivo é uma medida satisfatória para o Troller.
Abraços
Sandrão,
o caster do troller original é de 7 a 8º graus.
alteração do angulo do caster pode deixar o carro mais bobo, mas não afeta frenagem pq uma, ou outra, roda está mais adiantada...
O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado.
O angulo de caster adequado ao projeto do veículo vai dar firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada.
o angulo de caster reduzido vai tornar a direção mais leve.. talvez esteja aí a causa da diferença na direção que vc e seu cunhado sentiram... o meu quando levantei (3") ficou com a direção muito leve e um pouco bobo até corrigir o alinhamento da suspensão.
só pra vc ter uma ideia dei uma levantada uma vez em um willys, a direção ficou extremamente leve, mas o angulo de caster ficou tão fora que quando fomos rebocar o mesmo fizemos uma curva e a direção do willy simplesmente não retornou a trajetória e o carro que tava rebocando saiu arrastando ele com a direção esterçada até darmos conta e pararmos, nesse caso uma simples cunha entre o eixo e feixes de molas resolveu.
essa estoria de puxar pro lado por conta do caster é balela... como o eixo do troller é rigido uma alteração do caster vai afetar o angulo do pino mestre em ambos os lados, não tem como ficar um mais adiantado do que outro por conta do caster. a não ser que tenha coisa empenada.....
o que pode acontecer é que com lifts grandes (>2") o eixo pode se deslocar lateralmente, aí o que pode ser feito é trabalhar a barra panhard para obter regulagem e voltar o eixo ao normal. o mesmo serve para os links onde pode ser feita a correção do caster no caso da suspensão do troller
dá uma olhada nesse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...troller-5.html e veja o video(tem dois é o segundo, uma aula de alinhamento para quem pretende lift maior que 2"), vai ficar bem fácil compreender o que eu tô dizendo...
abraço!
PS: tava escrevendo o post quando vi a resposta do Renato, e tb acredito que 4º graus seja satisfatório, os trollers com lift de 2" da ironman que conheço rodam por aí sem correção nenhuma da geometria da suspensão e nego nem sente diferença, zero bronca.
Pedro Rocha e demais amigos.
Caster com pouca graduação deixa a frente do carro boba nas frenagens SIM, principalmente no Troller.
4 graus é uma medida satisfatória, mas porque o Troller vem de fábrica com uma graduação bem maior???
Por causa das buchas que ele usa no eixo.
As buchas são grandes e maleáveis para permitir que a suspensão trabalhe adequadamente, quando uma roda sobe e a outra desce no mesmo eixo. Sem a flexão das buchas, esse movimento não acontece.
MAs o que isso tem a vem com o cáster???
Oras, quando freamos o carro, o eixo tende a girar por conta da flexão dessas buchas e quando isso acontece, o cáster que originalmente era de 7 graus, diminui bastante.
Se por conta do lift, o cáster está em 4 graus, quando freia-se o veículo o resultado é um ângulo ainda menor, talvez até negativo.
Como já foi dito aqui, o cáster é o ângulo responsável em manter as rodas apontadas para frente, e o que faz isso é o próprio peso do veículo, Quando freamos o carro, ocorre transferência de peso para a dianteira, aumentando ainda mais o peso no eixo dianteiro. Se nessa hora o cáster é neutro ou negativo, a frente do carro tende a sair para os lados principalmente se o piso for irregular.
Quanto maior o cáster mais estável o carro fica, inclusive corrigindo a trajetória automaticamente. Mas o volante fica sim pesado principalmente com o carro parado. Quem já andou de Kart pode já ter observado isso.
No Wrangler, nada disso acontece, pois o eixo é fixo por 4 link e suas buchas não se deformam tanto.
Portanto, correção do cáster é imprescindível quando lift de suspensão é feito.
Quando você elevou a suspensão do seu troller, Pedro Rocha, a frente ficou boba por conta que além de diminuir a graduação do cáster, suas rodas dianteiras ficaram convergentes. Nessa hora, ao frear, tem mais um fator atrapalhando na estabilidade do carro. Com o peso adicional + rodas convergentes, a frente do carro quer sair debaixo dele a todo instante. Quando fez o alinhamento, apenas corrigiu um dos problemas...
Abraços a todos
Renato, nesse casso a correção feita e mostrada por vc nos links parece uma medida corretiva e de custo relativamente baixo, creio eu que um trabalho de retirada, torno e recolocação dos links não deve ser muito caro e corrigem esta falha do caster certo?
abç