Postado originalmente por
Pedro Rocha
Sandro,
Desconectáveis é uma opção para quem quer o máximo de curso. As reguláveis podem ser utilizadas para limitar o quanto você quer que a suspensão abra a mais, com um leque maior de opções para ajuste (limitando mais ou menos o curso de acordo com o seu perfil de utilização).
No meu caso, uso molas 3" e os rancho (final 912, da ranger) que na verdade tem duas polegadas a mais de curso, e uso as reguláveis para ajudar a segurar a suspensão na abertura, não sacrificando tanto os olhais dos amortecedores (ponto crítico dos rancho).
Na época optei pela 3" a mais pelo preço, e também porque pretendo, como você, colocar peso (guincho, parachoque de trilha, pneu 35 no estepe com suporte no parachoque traseiro, hi-lift, e outra bugingangas que pesam, sem falar que só ando com o carro cheio quando viajo), mas se fosse hoje me contentaria com 2" a mais.
Com molas de 3" a mais você vai ter que mexer na cambagem (na dianteira) e no alinhamento do eixo traseiro para ter uma dirigibilidade legal e não comer os pneus irregularmente. Com 2" não fica tão alto e imponente como com 3", mas não altera a geometria de suspensão e o carro tem mais estabilidade.