Opa Renato,
veja bem, eu não disse que o carro não fica bobo, o que eu disse é que não vai afetar a frenagem pq uma roda está mais, ou menos adiantada em relação a outra em função unicamente do angulo de caster, pois o eixo rígido girando vai alterar a inclinação do pino mestre em ambos os lados, afinal ele é rígido...
quando digo que o troller não vai puxar pro lado (no singular) por conta do angulo de caster, me refiro a ficar puxando para um lado só, como ocorre quando a convergência está fora...
concordo, isso é fato.
se o piso for irregular a movimentação vai se dar mais pela diferença de atrito do que pelo angulo de caster em si, lógico que o caster reduzido agrava a situação.
repetindo o mesmo mantra:
Concordo, "o ideal" é sim a correção, e o melhor é através dos links, a exemplo do que vc fez na RAM, e não no alinhamento técnico como eu fiz, mas se ficar em 4º graus, é toleravel, como a gente vê na prática com o pessoal que usa a ironman (2"), e não seria o caso de fazer nem uma coisa nem outra..
Quem realmete quiser investir em um lift maior, e evoluir pra chegar no "ideal" pode optar por fazer um trabalho similar ao que vc fez nos links e se quiser ir além, substituir as buchas por juntas rotulares a exemplo do que é feito no wrangler do vídeo...
um paliativo pra "amenizar" a situação durante a frenagem sem mexer nos links seria colocando buchas de poliuretano mais duras, pra evitar tanta movimentação dos eixos, e amortecedores mais rígidos, para evitar que a frente afunde tanto.
Na verdade foram corrigidos dois problemas com alinhamento técnico, a cambagem (que tb tava alterada), e o alinhamento dos eixos, além da convergência que normalmente é feita em qualquer alinhamento normal (então são 3), o que "não" foi corrigido no meu caso foi justo o angulo de caster, e mesmo com 3" de lift posso soltar a direção em velocidade alta (desde que o asfalto seja minimamente descente) que o carro segue sem desvios.. no meu caso as correções mencionadas somadas aos amortecedores com regulagem e todas as buchas novas foram suficientes para ter uma dirigibilidade legal... quem quiser conferir, tá convidado pra dar uma volta...
abraço!