Postado originalmente por
gtbturbo
Pessoal, acho que vale aqui algumas explicações importantes. As evoluções constantes nas normas de emissões obrigaram os fabricantes a alterações consideráveis nos seus produtos. Olhando os motores do Troller temos:
Motor Sprint 2.8: atende a Euro 2
Motor NGD 3.0: atende a Euro 3
Motor 3.2 TGV: atende a Proconve L6 que é equivalente a Euro 5 (um pouco mais branda)
A Euro 5 é uma norma muito rígida e para atende-la até o governo foi obrigado a alterar o combustível (o famoso S50) pois com a quantidade de 500 ppm de enxofre era impossível atende-la. A pouco foi lançado o S10 com teores ainda menores de enxofre, melhor para o meio ambiente e para nossos motores. O Proconve L6 entrou em vigor em janeiro de 2012 e todos os veículos leves com motores diesel sofreram grandes alterações para atende-la (S10, Ranger, Hilux, Frontier, etc.).
O 3.2 recebeu o sistema de EGR (recirculação de gases de escape) para atender os níveis de emissões. Alguns motores como o da Frontier já usavam esse recurso para a Euro 3 mas no caso do NGD 3.0 o sistema de injeção e outros recursos eram tão avançados que isso não foi necessário.
O 3.2 TGV é um "cruzamento" de tudo o que tinha de melhor no NGD 3.0 com o Sprint 2.8, resumindo, a durabilidade extrema do Sprint com a alta tecnologia e potencia do 3.0.
O 3.2 é um motor superdimensionado para o Troller, ele foi desenvolvido para micro onibus e pequenos caminhões então quem tiver um provavelmente não terá problemas com o motor até o final da vida útil do carro, ele dura muito mais do que vocês imaginam...
É uma pena que os jipes estejam apresentando problemas eletronicos pois eles tinham tudo para ser um sucesso. Força de sobra desde baixos giros (graças a turbina de geometria variável com acionamento eletrônico - TGV), cabeçote 16 válvulas, tuchos hidraulicos, bicos injetores piezoelétricos (já usados no NGD 3.0), distribuição por engrenagens, entre outros recursos.
É um motor fantástico porém sozinho não faz milagre e exige que algumas regras sejam seguidas. Por exemplo, se usar um combustível adulterado ou mesmo o S500 (diesel antigo) o motor entra em modo de proteção para evitar que emita poluentes acima do permitido (exigencia das normas do governo). Além disso, sensores que antigamente poderiam falhar e o carro não pararia hoje não podem ser ignorados (como o de velocidade do carro pois o motor usa a leitura dele para regular as emissões).
Mas tudo será resolvido, acho que é questão de tempo e aprendizado para a Ford Troller encontrar as soluções dos seus problemas.