x
Convex Datacenter
Página 25 de 49 PrimeiroPrimeiro ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 647

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14

eu acho que tá rolando um pouco de confusão em relação à estabilidade versus controle do veículo.
    A estabilidade depende da altura do centro de gravidade e de uma suspensão acertada.
    O controle do veículo é função da tração, no caso em 4x4 aumenta o controle,mas não adianta a suspensão ser ruim pois só o 4x4 não garante...
    claro que aumentando o controle fica mais difícil do carro perder a estabilidade, são coisas interligadas mas diferentes.
    em outras palavras, a tração 4x4 aumenta o controle do veículo, ficando mais difícil o motorista se colocar em uma situação que vai exigir muito da suspensão. mas se o cabra passar do ponto não tem tração que impeça o carro de virar!
    estabilidade = suspensão
    controle = tração
    os dois juntos = segurança

ah, e 4x4 part time NÃO SERVE PRA USAR EM ASFALTO NA CHUVA, como muitos acham. é pura ilusão e na verdade fica mais fácil perder o atrito do que em 4x2.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Usuário Avatar de Sivirino
    Entrada
    23/07/2013
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ANTONIO GABRIEL COSTA Ver Post
    Conversei com o vendedor da Toyota e questionei a retirada da tração integral.

resposta: melhorou a estabilidade e não precisa mais pois aumenta o consumo.

Css cobrar ágio e f....

Toyota Hilux SW4 2016-desempenho-sw4.jpgToyota Hilux SW4 2016-desempenho-sw42.jpg

Palavras da própria Toyota.

Se ela já tinha tudo isso em que melhorou? Fiquei na dúvida.
    4X4 Brasil
    Corolla Xei 2019 / SW4 14-15 / Hilux 13-13 Top Prata / Ranger 00-00 XLT Prata / Gol 96-96 Vermelho

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Enasor, também acho que poderiam ter mantido o diferencial central, mas será que o controle de tração e estabilidade não seguram a onda em 4x2? A Prado é 4x4 full time e gosto muito, mas acho que na hora do aperto os controles eletrônicos são mais eficientes.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Enasor, também acho que poderiam ter mantido o diferencial central, mas será que o controle de tração e estabilidade não seguram a onda em 4x2? A Prado é 4x4 full time e gosto muito, mas acho que na hora do aperto os controles eletrônicos são mais eficientes.

Abraços
    Meu caro Newton ... Bem frisado ... "controle de tração e estabilidade" ... "seguram a onda em 4x2" ... "na hora do aperto" ... concordo com você, porém, a minha preocupação é no regime 4x4, quando muitos (como eu) gostam de lançar mão dele, objetivando um ganho extra de estabilidade, numa situação atípica durante uma viagem ...

POR QUE NÃO FAZER CURVAS COM VEÍCULOS TRAÇADOS NO MODO 4X4 E NÃO DOTADOS DE DIFERENCIAL CENTRAL - O CONTROLE DE ESTABILIDADE E DE TRAÇÃO SEGURAM A ONDA?:

Acredito que seja ilusória a sensação de estabilidade/segurança que sentimos num veículo trafegando no modo 4x4 que não tenha a tutela de um diferencial central, mesmo contando com o gerenciamento eletrônico de controle de estabilidade e de tração. Evidentemente que um colega mais experiente saberia explicar com mais propriedade do que eu. Porém, vou arriscar analisar sob o meu ponto de vista (de leigo), claro que sujeito às correções que se fizerem necessárias pelos mais experientes.

Então, vamos lá:

Um dos grandes perigos em termos de segurança e motivo para desgaste do veículo numa viagem, são as curvas. Se analisarmos a geometria de uma curva e um veículo trafegando dentro dela, veremos facilmente que as rodas da parte externa do veículo farão um deslocamento maior que as horas da parte interna, ou seja, as rodas da parte externa farão um DESLOCAMENTO EXTRA em relação às internas. E será o efeito deste deslocamento extra nas curvas que tentaremos analisar aqui. Considerando que o nosso veículo sob análise não tem diferencial central, evidentemente que todas as rodas do mesmo estarão sob o mesmo giro proporcionado pelo sistema de transmissão e, conseqüentemente, é fácil deduzir que as rodas da parte externa farão esse deslocamento extra de forma travada. Se tal deslocamento extra for feito sobre uma superfície lisa, o atrito será muito pequeno, de forma que as rodas travadas deslizar-se-ão suavemente sobre a superfície, sem conseqüências danosas significativas. Porém, se este deslocamento extra for feito sobre uma superfície mais aderente, ou ainda melhor, com coeficiente de atrito bastante acentuado, dependendo do grau de atrito dessa superfície, esse deslocamento extra das rodas travadas poderá ser contido ... e será aí que estará o perigo, pois, nesta situação tal contenção ao deslocamento significará um travamento do veículo, provocando uma instabilidade do mesmo tal, que dependendo do grau da curva, da inclinação lateral da pista, da velocidade linear do veículo e do peso deste, poderá haver um acidente por tombamento. Com efeito, não é difícil imaginar que isso poderá se constituir em mais um fator que irá se somar às leis da física para empurrar o veículo para fora da curva. É claro que os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, no momento em que detectarem a instabilidade e a iminência de um tombamento, farão todo o possível para que isso não ocorra, pois estão lá para isso e, nesta hipótese, acredito que gerenciarão o giro das rodas retirando o veículo dessa situação de instabilidade. Porém, a presença de um sistema a mais para ajudar (diferencial central) seria muito útil, não é mesmo? Bem, acabamos de fazer uma análise tendo por enfoque o fator de segurança (do veículo, dos passageiros e de terceiros). De qualquer forma, numa situação de instabilidade, quando o sistema de controle de tração e de instabilidade entrarem no comando do giro das rodas, acredito que o sistema de transmissão já terá sofrido muito com essa sistemática tendência de arraste forçado e contenção das rodas, não é mesmo? Então, vamos analisar a situação sob outro enfoque, qual seja, o de manutenção do veículo. Se nessa superfície atritante ocorre esse esforço sistematicamente ao longo do tempo, acredito que isso implicará num desgaste prematuro de partes e peças do veículo (transmissão, pneus, suspensão, etc.). A transmissão, por ser a mais complexa e cara, é a que provocará maior despesa para o proprietário quando tais efeitos nela se manifestarem.

Se por outro lado, o veículo estiver dotado de diferencial central, tudo isso será minimizado, eis que o giro das rodas será gerenciado por este sistema, de forma que tal deslocamento extra nas curvas não se fará sob esforço, nem sob arraste, uma vez que o diferencial central proporcionará giros às rodas compatíveis com tal deslocamento extra e com o atrito da superfície de rolagem em qualquer situação, evitando que ocorram esforços, arrastes e, muito menos, travamentos das rodas.

Daí, pode surgir a indagação: Então, pela análise acima, estando dirigindo numa estrada asfaltada sinuosa, numa descida de serra e sob chuva forte, ou seja, considerando que a estrada esteja lisa, se quisermos um ganho extra de segurança, podemos concluir que podemos trafegar com um veículo que não tenha diferencial central, traçado no modo 4x4?

Resposta: Seria de bom alvitre, que não se acionasse o 4x4!!!! Por que?

Explicação: Mesmo sob chuva forte, onde, pressupostamente a estrada asfaltada está lisa, numa curva, poderão haver trechos com atrito tal, que não irão permitir o deslizamento suave das rodas travadas sobre a superfície de rolagem, mas sim, um arraste forçado ou travamento, de forma que os efeitos danosos acima demonstrados poderão ser desencadeados. Lembrando que penso que o controle eletrônico de estabilidade e de tração só entram em ação no caso de instabilidade do veículo. Numa situação de esforço da transmissão, acredito que não atuem. Portanto, no meu entendimento, acho que não vale a pena correr tais riscos no sentido de preservar a segurança dos passageiros e a parte mecânica do veículo (transmissão, pneus, etc.).

Conclusivamente:

Estando dirigindo um veículo 4x4 não provido de diferencial central, numa estrada sinuosa ou numa descida de serra, sob chuva forte, ou não, ao invés de colocar no modo 4x4, é de bom alvitre reduzir a velocidade e, dependendo do caso, utilizar o freio motor. Em casos extremos, é recomendável parar o veículo e esperar a chuva passar, para depois continuar a viagem, sempre no modo 4x2. E deixa para colocar o 4x4 em situações especiais, onde esse modo de tração é consensualmente aplicável e pode tranquilamente ser aplicado sem quaisquer dúvidas (neve, estrada cascalhada, lama, descida íngreme, etc.)

Destaque-se que, na mesma condição de trafegabilidade acima vislumbrada (sob chuva, estrada sinuosa, descida de serra), estando dirigindo um veículo 4x4 provido de diferencial central, não vislumbro problema algum em optar por esse ganho extra de estabilidade/segurança alternando-se a tração para o modo 4x4, evidentemente que sem o bloqueio do diferencial central.

Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Meu caro Newton ... Bem frisado ... "controle de tração e estabilidade" ... "seguram a onda em 4x2" ... "na hora do aperto" ... concordo com você, porém, a minha preocupação é no regime 4x4, quando muitos (como eu) gostam de lançar mão dele, objetivando um ganho extra de estabilidade, numa situação atípica durante uma viagem ...

POR QUE NÃO FAZER CURVAS COM VEÍCULOS TRAÇADOS NO MODO 4X4 E NÃO DOTADOS DE DIFERENCIAL CENTRAL - O CONTROLE DE ESTABILIDADE E DE TRAÇÃO SEGURAM A ONDA?:

Acredito que seja ilusória a sensação de estabilidade/segurança que sentimos num veículo trafegando no modo 4x4 que não tenha a tutela de um diferencial central, mesmo contando com o gerenciamento eletrônico de controle de estabilidade e de tração. Evidentemente que um colega mais experiente saberia explicar com mais propriedade do que eu. Porém, vou arriscar analisar sob o meu ponto de vista (de leigo), claro que sujeito às correções que se fizerem necessárias pelos mais experientes.

Então, vamos lá:

Um dos grandes perigos em termos de segurança e motivo para desgaste do veículo de numa viagem, são as curvas. Se analisarmos a geometria de uma curva e um veículo trafegando dentro dela, veremos facilmente que as rodas da parte externa do veículo farão um deslocamento maior que as horas da parte interna, ou seja, as rodas da parte externa farão um DESLOCAMENTO EXTRA em relação às internas. E será o efeito deste deslocamento extra nas curvas que tentaremos analisar aqui. Considerando que o nosso veículo sob análise não tem diferencial central, evidentemente que todas as rodas do mesmo estarão sob o mesmo giro proporcionado pelo sistema de transmissão e, conseqüentemente, é fácil deduzir que as rodas da parte externa farão esse deslocamento extra de forma travada. Se tal deslocamento extra for feito sobre uma superfície lisa, o atrito será muito pequeno, de forma que as rodas travadas deslizar-se-ão suavemente sobre a superfície, sem conseqüências danosas significativas. Porém, se este deslocamento extra for feito sobre uma superfície mais aderente, ou ainda melhor, com coeficiente de atrito bastante acentuado, dependendo do grau de atrito dessa superfície, esse deslocamento extra das rodas travadas poderá ser contido ... e será aí que estará o perigo, pois, nesta situação tal contenção ao deslocamento significará um travamento do veículo, provocando uma instabilidade do mesmo tal, que dependendo do grau da curva, da inclinação lateral da pista, da velocidade linear do veículo e do peso deste, poderá haver um acidente por tombamento. Com efeito, não é difícil imaginar que isso poderá se constituir em mais um fator que irá se somar às leis da física para empurrar o veículo para fora da curva. É claro que os controles eletrônicos de tração e de estabilidade, no momento em que detectarem a instabilidade e a iminência de um tombamento, farão todo o possível para que isso não ocorra, pois estão lá para isso e, nesta hipótese, acredito que liberarão o giro das rodas retirando o veículo dessa situação de instabilidade. Porém, a presença de um sistema a mais para ajudar (diferencial central) seria muito útil, não é mesmo? Bem, acabamos de fazer uma análise tendo por enfoque o fator de segurança (do veículo, dos passageiros e de terceiros). De qualquer forma, quando o sistema de controle de tração e de instabilidade liberarem o giro das rodas, acredito que o sistema de transmissão já tenha sofrido com essa tendência de arraste forçado e contenção das rodas, não é mesmo? Então, vamos analisar a situação sob outro enfoque, qual seja, o de manutenção do veículo. Se nessa superfície atritante ocorre esse esforço sistematicamente ao longo do tempo, acredito que isso implicará num desgaste prematuro de partes e peças do veículo (transmissão, pneus, suspensão, etc.). A transmissão, por ser a mais complexa e cara, é a que provocará maior despesa para o proprietário quando tais efeitos nela se manifestarem.

Se por outro lado, o veículo estiver dotado de diferencial central, tudo isso será minimizado, eis que o giro das rodas será gerenciado por este sistema, de forma que tal deslocamento extra nas curvas não se fará sob esforço, nem sob arraste, uma vez que o diferencial central proporcionará giros às rodas compatíveis com tal deslocamento extra e com o atrito da superfície de rolagem em qualquer situação, evitando que ocorram esforços, arrastes e, muito menos, travamentos das rodas.

Daí, pode surgir a indagação: Então, pela análise acima, estando dirigindo numa estrada asfaltada sinuosa, numa descida de serra e sob chuva forte, ou seja, a estrada estando lisa, se quisermos um ganho extra de segurança, podemos concluir que podemos trafegar com um veículo que não tenha diferencial central, traçado no modo 4x4?

Resposa: Seria de bom alvitre, que não se acionasse o 4x4!!!! Por que?

Explicação: Mesmo sob chuva forte, onde, pressupostamente a estrada asfaltada está lisa, numa curva, poderão haver trechos com atrito tal, que não irão permitir o deslizamento suave das rodas travadas sobre a superfície de rolagem, mas sim, um arraste forçado ou travamento, de forma que os efeitos danosos acima demonstrados poderão ser desencadeados. Lembrando que penso que o controle eletrônico de estabilidade e de tração só entram em ação no caso de instabilidade do veículo. Numa situação de esforço da transmissão, acredito que não atuem. Portanto, no meu entendimento, acho que não vale a pena correr tais riscos no sentido de preservar a segurança dos passageiros e a parte mecânica do veículo (transmissão, pneus, etc.).

Conclusivamente:

Estando dirigindo um veículo 4x4 não provido de diferencial central, numa estrada sinuosa ou numa descida de serra, sob chuva forte, ou não, ao invés de colocar no modo 4x4, é de bom alvitre reduzir a velocidade e, dependendo do caso, utilizar o freio motor. Em casos extremos, é recomendável parar o veículo e esperar a chuva passar, para depois continuar a viagem, sempre no modo 4x2. E deixa para colocar o 4x4 em situações especiais, onde esse modo de tração é consensualmente aplicável e pode tranquilamente ser aplicado sem quaisquer dúvidas (neve, estrada cascalhada, lama, descida íngreme, etc.)

Destaque-se que, na mesma condição de trafegabilidade acima vislumbrada (sob chuva, estrada sinuosa, descida de serra), estando dirigindo um veículo 4x4 provido de diferencial central, não vislumbro problema algum em optar por esse ganho extra de segurança alternando-se a tração para o modo 4x4, evidentemente que sem o bloqueio do diferencial central.

Forte abraço.
    sobre a traçao das sw4, eu vi uma vez esperando fazer revisao na hilux e vi na tv que a traçao dela quando esta acelerando, joga 60% pra traseira e 40% pra dianteira, quando solta o pe do acelerador ela inverte, vai 60% pra dianteira e 40% pra traseira. e tem a manopla da traçao que fixa em 50/50 a traçao dela pra uso off road..
    todas sao assim? desde as 2006 que sairam com traçao direta? axei muito interessante isso quando solta o pe do acelerador te da mais traçao no volante..

Usuário
    Entrada
    26/06/2003
    Local
    Rio de Janerio/RJ
    Agradecimentos: 3
    Enasor,

lendo se texto, entendo que terceiro parágrafo, confundiu diferencial central com diferencial de eixo. O diferencial central ajusta o giro entre os eixos dianteiro e traseiro já o diferencial de eixo ajusta o giro das rodas externas e internas nas curvas, quanto a este caso não se preocupe, estes continuam lá.

A grande vantagem do 4X4 integral em relação aos controles de tração é que o integral fornece tração ao eixo dianteiro na curva "puxando" a frente para o lado da curva, não deixando o veiculo ser subesterçante. Os controles eletrônicos são passivos, ou tiram potencia da roda traseira ou acionam o freio de uma roda. Se o carro começar a sair de dianteira, eles não tem como ajustar a dianteira eles soltam a traseira, Mas para quem não sabe dirigir ajuda muito.

Laramie,

Pense em distribuição de pesos, quando aceleramos o peso vai para trás e quando freamos o peso vai para frente.

Na verdade acredito que a retirada o 4X4 Integral foi para ficar mais parecido com a Pick up assim reduzindo o preço, a SW4 já custa 235K imagina com integral, ia a 250K.

Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Oliver Ver Post
    Enasor,

lendo se texto, entendo que terceiro parágrafo, confundiu diferencial central com diferencial de eixo. O diferencial central ajusta o giro entre os eixos dianteiro e traseiro já o diferencial de eixo ajusta o giro das rodas externas e internas nas curvas, quanto a este caso não se preocupe, estes continuam lá.

A grande vantagem do 4X4 integral em relação aos controles de tração é que o integral fornece tração ao eixo dianteiro na curva "puxando" a frente para o lado da curva, não deixando o veiculo ser subesterçante. Os controles eletrônicos são passivos, ou tiram potencia da roda traseira ou acionam o freio de uma roda. Se o carro começar a sair de dianteira, eles não tem como ajustar a dianteira eles soltam a traseira, Mas para quem não sabe dirigir ajuda muito. ...
    Prezado amigo Oliver ... muito obrigado pelas correções ... estou aqui para aprender com todos vocês ... como diria o saudoso Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” ... portanto, naquilo que eu comentei sem fundamento: "vou desdizer, aquilo que eu disse antes" ... Rsrsrs ... Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    É isso aí. O Oliver falou tudo: segurança ativa é muito melhor que passiva. Prefiro usar bons freios do que airbags, rsrsrs. Infelizmente a Toyota economizou, mas não acho que seja motivo para não comprar o carro. Já os 230 mil são um bom motivo para eu não comprá-lo .
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Ok,

O controle de estabilidade atua freiando as rodas de forma independente.

E o de tração?

Como funciona o controle de tração em rodas dianteiras no 4x2? Ou não atua?

Desativado
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Ponta Pora/MS
    Agradecimentos: 16
    Ok,

O controle de estabilidade atua freiando as rodas de forma independente.

E o de tração?

Como funciona o controle de tração em rodas dianteiras no 4x2? Ou não atua?
    O controle de traçao atua freiando as rodas que quer patinar, o controle de estabilidade tira a potencia da roda que quer patinar.

agora eis a questao, nao sei tambem se os controle atua nas rodas dianteiras eu acho que sim pois na minha antiga Hilux fui trocar a suspensao dianteira lado passageiro e romperam o sensor de velocidade, que era responsavel pelo controle de traçao e ABS, ficou acesa no painel as 2 luzes. Mas pode ser que pelo fato de trabalhar juntos, deu problema apenas no ABS e os controles pararam de funcionar.

Imagino que estes controles funcionam melhor em um 4x4 integral.

como controlar a tração dianteira se não há tração no 4x2?

Imagino que estes controles funcionam melhor em um 4x4 integral.

como controlar a tração dianteira se não há tração no 4x2?
    Com 4x4 integral fica perfeito, já precisei e fez uma enorme diferença. Dentro de condições normais de condução, é praticamente impossível perder o controle do carro mesmo sob as piores circunstâncias.

Esse final de semana peguei algum óleo na pista com o Pajero Full em 4x2 e apesar dos controles terem sido acionados, o carro deu uma escapada de traseira que assustou um pouco, as luzes dianteiras não piscaram no painel, ou seja, pelo menos nesse modelo, se não estiver com 4x4 integral acionado, não adianta.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
      Última resposta: 06/10/2016, 08:57
    2. Manual de serviço da Toyota Hilux 2016.
      Por Damschi no fórum Toyota
      Respostas: 0
      Última resposta: 30/09/2016, 15:13
    3. Respostas: 16
      Última resposta: 27/11/2015, 06:31
    4. 2016 toyota fortuner
      Por takata no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/04/2015, 20:53

Permissões de Postagem