Postado originalmente por
hercilio.neto
Capt Gottlieb,
Não sou catedrático, não... rs... O que sei aprendi fuçando na Band e aqui no fórum.
Todas as alterações devem ser bem feitas e bem planejadas.
Convém pesquisar bastante antes de fazer qualquer mudança no jipe e de preferencia, optar por adaptações que já estão consagradas.
A adaptação do setor do Opala na frente da grade é bem comum. Elimina-se o braço central, a barra e a castanheira do pitman e com isso diminui a quantidade de terminais que podem causar folgas. Também é uma peça fácil de achar e muito mais barata do que a original da Band.
Embora o posicionamento da caixa seja o mesmo, cada um adapta a barra de direção do seu jeito. São utilizadas cruzetas e partes de barras de outros veículos e essa instalação deve ser muito bem estudada de acordo com o comportamento dinâmico do chassi x lataria (onde é preso o volante), pois se as medidas não forem exatas pode romper a junta elástica ou pontos de solda. Aliás, desnecessário comentar sobre os cuidados com a qualidade das soldas.
Além disso, ao dispor as barras e cruzetas deve-se prever a utilização do espaço no cofre do motor para não atrapalhar futuros up-grades, como utilização de filtro de ar maior, turbina ou intercooler.