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  • #325
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    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    O Hercilio, um notável catedrático em Band não é simpatizante de adaptações e eu entendo a opinião dele. Mas ele mesmo já escreveu com muita propriedade que quem for adaptar precisa fazer um serviço bem planejado e bem feito, pois gambiarras dão sempre errado e são perigosas.
    Capt Gottlieb,
    Não sou catedrático, não... rs... O que sei aprendi fuçando na Band e aqui no fórum.
    Todas as alterações devem ser bem feitas e bem planejadas.
    Convém pesquisar bastante antes de fazer qualquer mudança no jipe e de preferencia, optar por adaptações que já estão consagradas.
    A adaptação do setor do Opala na frente da grade é bem comum. Elimina-se o braço central, a barra e a castanheira do pitman e com isso diminui a quantidade de terminais que podem causar folgas. Também é uma peça fácil de achar e muito mais barata do que a original da Band.
    Embora o posicionamento da caixa seja o mesmo, cada um adapta a barra de direção do seu jeito. São utilizadas cruzetas e partes de barras de outros veículos e essa instalação deve ser muito bem estudada de acordo com o comportamento dinâmico do chassi x lataria (onde é preso o volante), pois se as medidas não forem exatas pode romper a junta elástica ou pontos de solda. Aliás, desnecessário comentar sobre os cuidados com a qualidade das soldas.
    Além disso, ao dispor as barras e cruzetas deve-se prever a utilização do espaço no cofre do motor para não atrapalhar futuros up-grades, como utilização de filtro de ar maior, turbina ou intercooler.
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  • #326
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Capt Gottlieb,
    Não sou catedrático, não... rs... O que sei aprendi fuçando na Band e aqui no fórum.
    Todas as alterações devem ser bem feitas e bem planejadas.
    Convém pesquisar bastante antes de fazer qualquer mudança no jipe e de preferencia, optar por adaptações que já estão consagradas.
    A adaptação do setor do Opala na frente da grade é bem comum. Elimina-se o braço central, a barra e a castanheira do pitman e com isso diminui a quantidade de terminais que podem causar folgas. Também é uma peça fácil de achar e muito mais barata do que a original da Band.
    Embora o posicionamento da caixa seja o mesmo, cada um adapta a barra de direção do seu jeito. São utilizadas cruzetas e partes de barras de outros veículos e essa instalação deve ser muito bem estudada de acordo com o comportamento dinâmico do chassi x lataria (onde é preso o volante), pois se as medidas não forem exatas pode romper a junta elástica ou pontos de solda. Aliás, desnecessário comentar sobre os cuidados com a qualidade das soldas.
    Além disso, ao dispor as barras e cruzetas deve-se prever a utilização do espaço no cofre do motor para não atrapalhar futuros up-grades, como utilização de filtro de ar maior, turbina ou intercooler.
    Hercilio, a modéstia é uma virtude, talvez uma das mais belas. Parabéns!
    Neste fórum muitos participantes têm boa intenção, querem ajudar, mas falta-lhes conhecimento técnico. Então quando achamos alguém que fala com conhecimento ficamos alegres e satisfeitos, pois realmente vamos aprender muito e aplicar este conhecimento, da melhor maneira possível no nosso carro-de-guerra.

    Eu adaptei a DH do Opala 1988, bomba hidráulica do VW Fox/Polo (pressão 100 bar) e usei uma haste com flange do Fiat Tempra para ligar a haste do volante com a caixa. Foi realmente um trabalho bem planejado e bem feito, embora não tenha sido difícil, pois o mecânico tem muita prática e vivência neste tipo de adaptação em Jeep Toyota.
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #327
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    Usei a caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).

    -bomba-direco-hidrulica-fox-polo-golf-001.jpg
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  • #328
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    Caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).
    -bomba-direco-hidrulica-fox-polo-golf-003.jpg-bomba-direco-hidrulica-fox-polo-golf-004.jpg
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  • #329
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    Caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).
    -bomba-direco-hidrulica-fox-polo-golf-005.jpg -power-steering-003.jpg
    Matando a cobra e mostrando o pau!
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  • #330
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    Recordando um pouco da Física aprendida no segundo grau:
    Pressão é a aplicação de uma força sobre uma superfície. P = F/S
    Pode ser medida em várias unidades e uma das mais usadas é o BAR.
    1 bar é aproximadamente 1 atmosfera (superfície do nosso planeta).
    2 bars são 2 atmosferas e também equivalente a pressão que sentimos no corpo (mais notadamente nos tímpanos - ouvidos) quando mergulhamos apenas 10 metros de profundidade.
    Outra unidade de medição da pressão é PSI, muito usada na calibragem de pneus. 1 bar = 14,5 psi
    Então 100 bar seriam (grosseiramente) 100 atmosferas ou seja, mais de 1000 metros de profundidade! Parece muito e realmente é muito. Esta é a pressão desta singela bomba hidráulica para fazer funcionar uma simples caixa de DH. Mas lembre-se, pressão é força sobre superfície. Neste caso as superfícies são pequenos êmbolos e válvulas da caixa de DH. Então a força com a qual o óleo é empurrado se aplica numa superfície pequena e a divisão força/superfície chega facilmente a ser um número grande (100 bar, por exemplo). Mas se os êmbolos e válvulas ficassem com o dobro do tamanho e força que empurra o óleo permanecesse igual o resultado seria uma pressão de 50 bar (metade)!

    Se uma caixa de DH for projetada para uma pressão de trabalho de 60 bar e alguém instalar uma bomba de 120 bar fatalmente chegará ao desastre. O volante ficará muito leve e poderá ser girado com a unha do dedo mínimo. Também ficará muito instável, inclusive nas retas e em pouco tempo as mangueiras irão arrebentar, bem como a caixa da DH.

    Se uma caixa de DH for projetada para 100 bar e alguém instalar uma bomba de 60 bar o volante ficará duro, a correia poderá derrapar (cantar), pois a bomba irá parar por não ter pressão para tocar um caixa tão pesada para ela. Em pouco tempo a bomba vai quebrar e a direção ficará imediatamente dura e muito difícil de dirigir. Perigo!

    Se uma caixa for projetada para 90 bar e for usado uma bomba de 80 ou 100 bar a diferença, para menos ou para mais será pequena e terá pouco efeito.

    Matando a cobra e mostrando o pau!
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  • #331
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    Em tempo.
    1 bar = 1 atm (aprox.) = 760 mm Hg (Hg = mercúrio)
    A nossa pressão arterial é medida em mm de mercúrio. Então 12 x 8 ou 120 x 80 significa 120 mm Hg (máxima) e 80 mm Hg (mínima).
    Mamma mia! Por que tantas maneiras de medir a pressão??? KKKKKKKKKKKKKKKKkk!
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  • #332
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    Em tempo.
    1 bar = 1 atm (aprox.) = 760 mm Hg (Hg = mercúrio)
    A nossa pressão arterial é medida em mm de mercúrio. Então 12 x 8 ou 120 x 80 significa 120 mm Hg (máxima) e 80 mm Hg (mínima).
    Mamma mia! Por que tantas maneiras de medir a pressão??? KKKKKKKKKKKKKKKKkk!
    rarará.
    É isso. Pressão é força sobre área.
    Como existe varias métricas de força e várias medidas de área...
    Também existem essas medidas de pressão: bar, milímetros de mercúrio.
    Por isso se convencionou medir pressão do turbo em bar, pressão sanguinea em mm hg, pressão de pneus em libras/m²... etc. Mas aí, cada país tem sua convenção.

    Capt,
    Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
    Creio que as maiores dúvidas sobre a adaptação da direção hidráulica estão aí.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #333
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    Hercílio, o Jeep está na oficina recebendo melhoramentos mecânicos e alguns reparos na funilaria. A parte da haste do Tempra, por sinal bem longa e com flange foi até fácil e eu vou fotografar e postar (se possível, ainda esta semana). Não foi o que deu mais trabalho nesta adaptação e sim a regulagem da caixa, válvula de alívio, fim de curso, barras de direção, terminais, etc. Mas a Band com a direção mecânica estava impraticável. A bomba DHB do Fox/Polo (100 bar) foi instalada sozinha, pois o jeep já tem servo-freio e a bomba de vácuo veio acoplada ao alternador. Aguarde, por favor.
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  • #334
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    Capt,
    Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
    Creio que as maiores dúvidas sobre a adaptação da direção hidráulica estão aí.

    Hercílio, eis as fotos que tirei hoje na oficina. Os chineses antigos diziam: "Uma imagem vale mais de 1.000 palavras"! Acho que as fotos falam por si. Abraços.
    -adaptacao-001.jpg-adaptacao-002.jpg-adaptacao-003.jpg
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  • #335
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    Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
    Creio que as maiores dúvidas sobre a adaptação da direção hidráulica estão aí.

    Hercílio, eis as fotos que tirei hoje na oficina. Os chineses antigos diziam: "Uma imagem vale mais de 1.000 palavras"! Acho que as fotos falam por si. Abraços.

    -adaptacao-004.jpg-adaptacao-005.jpg-adaptacao-006.jpg-adaptacao-007.jpg
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    rarará.
    É isso. Pressão é força sobre área.
    Como existe varias métricas de força e várias medidas de área...
    Também existem essas medidas de pressão: bar, milímetros de mercúrio.
    Por isso se convencionou medir pressão do turbo em bar, pressão sanguinea em mm hg, pressão de pneus em libras/m²...
    etc. Mas aí, cada país tem sua convenção.

    Capt,
    Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
    Creio que as maiores dúvidas sobre a adaptação da direção hidráulica estão aí.
    Mission accomplished!
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