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  • #1
    Usuário Avatar de Douglas Arco
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    30/08/2015
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    Concordo plenamente. Eu já pedi para usinar um high steer para substituir esse. Mas obrigado pelo alerta. Inclusive gostaria de deixar claro que são consegui fazer essas adaptações com dicas que li no fórum. Aqui tem muita informação para iniciantes de band como eu.
    4X4 Brasil

  • #2
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    Boa noite galera sou novo aqui, minha Band é ano 80 gostaria de saber se posso adaptar direção da S10. e se alguém tiver um vídeo de uma adaptação por favor me mande, pois o meu mecânico ainda não adaptou de S10.
    Desde já agradeço

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por rcjjm1 Ver Post
    Boa noite galera sou novo aqui, minha Band é ano 80 gostaria de saber se posso adaptar direção da S10. e se alguém tiver um vídeo de uma adaptação por favor me mande, pois o meu mecânico ainda não adaptou de S10.
    Desde já agradeço
    A DH da S10 é muito boa, mas dá mais trabalho pra instalar, não tenho vídeo e ainda não vi nenhum tutorial de alguém que tenha feito aqui, se vc pesquisar no google por SAGINAW STEERING FJ 40 vai encontrar muita coisa nos sites gringos, nesse link tem algumas fotos dessa adaptação Cruiser Outfitters

  • #4
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    A DH da S10 é muito boa, mas dá mais trabalho pra instalar, não tenho vídeo e ainda não vi nenhum tutorial de alguém que tenha feito aqui, se vc pesquisar no google por SAGINAW STEERING FJ 40 vai encontrar muita coisa nos sites gringos, nesse link tem algumas fotos dessa adaptação Cruiser Outfitters
    Vou partir para a do ômega lá na frente, mais barata mais simples elimina dois terminais o bumerangue igual eu tinha no azulão dh leve e mais segura. Tem gente que fala que depois não dá para instalar guincho mecânico, já vi algumas com guincho uns diminuíram o rolo outro deslocaram na impossível. Vou usar a bomba original do 14b se não prestar vou usar uma universal de Santana algo assim coisa simples barata e eficaz.

    Abs,

    Raffo

  • #5
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    Alguem já usou o setor da hilux/sw4 ?
    Deste link: https://produto.mercadolivre.com.br/...-sw4-94-28-_JM

  • #6
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no Bandeirante

    Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no meu ONÇA (JIPÃO Band 1983).
    Comprei com esta adaptação, mas preferi refazê-la, pois percebi que a caixa não estava corretamente fixada no chassis. Aproveitei para revisar a bomba e trocar as mangueiras, que estavam no limite e com algum vazamento.
    A bomba é FIAT (100 bar) - Elba.
    A haste tem um flange no meio e bico para engraxar.
    Funcionamento bom sem folgas.
    No meu antigo JIPÃO instalei a DH (ZF) do Opala e a bomba do VW Gol/Fox (100 bar), também com ótimo resultado.
    A meu ver para deixar o JIPÃO mais agradável e seguro é interessante que tenha quatro coisas: 1- Servo-freio. 2- Freio a disco na dianteira. 3- Direção Hidráulica. 4- Turbina no motor Mercedes-Benz.
    No caso da direção hidráulica não há necessidade de usar as peças originais da Toyota, pois gasta-se 3,4,5 vezes a mais e a funcionalidade é a mesma. Todavia toda adaptação precisa ser bem feita, pois deve ser eficaz e segura. Nada de gambiarras ou quebra-galhos!

    -dh-bomba-2-.jpg -bomba_hidraulica_dhb_fiat_elba_premio_tempra_uno_1145_2_20170123100602.jpg -dh-s10-20-.jpg -dh-s10-21-.jpg
    Bomba FIAT (100 bar)

    -dh-s10-3-.jpg -dh-s10-11-.jpg -dh-s10-13-.jpg -dh-s10-16-.jpg
    Caixa de direção hidráulica da S-10 (GM - ZF)

    -dh-s10-22-.jpg -dh-s10-23-.jpg -dh-s10-24-.jpg
    Hastes com cruzetas, flange e bico para engraxar ligando o volante de direção à caixa DH.

    -ready-april-1-.jpg
    O ONÇA (JIPÃO BAND) 1983
    4X4 Brasil
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #7
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    13/06/2022
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    Bomba de 100 bar na caixa de direção do opala

    Bom dia Capitão, tudo numa boa?

    Li aqui que o Sr adaptou uma bomba de 100 bar em um setor de opala.

    Eu tenho uma F100 67 que estava usando o conjunto completo de dh do opala, caixa ZF (8053 955 913) + bomba ZF 60 bar (7672 955 909), mandei fazer a caixa e bomba na autorizada Bosch/ZF, porém a bomba não teve mais jeito. Daí me sugeriram a bomba de mercedes benz que tem vazão e sentido de rotação igual, porém trabalha com 100 bar máx.

    Minha dúvida é: Colocar uma bomba de 100 bar em uma caixa de direção que originalmente trabalhava com 60 bar não vai prejudicar os retentores da caixa devido a pressão extra?

    Fico na duvida se originalmente foi projetado com 60 bar porque é uma pressão que atendia bem o peso do carro, logo não havia necessidade de 100 bar até porque o volante poderia ficar leve demais e perigoso. OU se era devido a resistência dos retentores da caixa.

    O senhor ainda está rodando com essa adaptação de bomba de 100 bar e caixa de opala? Se sim, está tudo certinho e sem vazamentos?

    Um abraço!

    Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
    Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no meu ONÇA (JIPÃO Band 1983).
    Comprei com esta adaptação, mas preferi refazê-la, pois percebi que a caixa não estava corretamente fixada no chassis. Aproveitei para revisar a bomba e trocar as mangueiras, que estavam no limite e com algum vazamento.
    A bomba é FIAT (100 bar) - Elba.
    A haste tem um flange no meio e bico para engraxar.
    Funcionamento bom sem folgas.
    No meu antigo JIPÃO instalei a DH (ZF) do Opala e a bomba do VW Gol/Fox (100 bar), também com ótimo resultado.
    A meu ver para deixar o JIPÃO mais agradável e seguro é interessante que tenha quatro coisas: 1- Servo-freio. 2- Freio a disco na dianteira. 3- Direção Hidráulica. 4- Turbina no motor Mercedes-Benz.
    No caso da direção hidráulica não há necessidade de usar as peças originais da Toyota, pois gasta-se 3,4,5 vezes a mais e a funcionalidade é a mesma. Todavia toda adaptação precisa ser bem feita, pois deve ser eficaz e segura. Nada de gambiarras ou quebra-galhos!

    -dh-bomba-2-.jpg -bomba_hidraulica_dhb_fiat_elba_premio_tempra_uno_1145_2_20170123100602.jpg -dh-s10-20-.jpg -dh-s10-21-.jpg
    Bomba FIAT (100 bar)

    -dh-s10-3-.jpg -dh-s10-11-.jpg -dh-s10-13-.jpg -dh-s10-16-.jpg
    Caixa de direção hidráulica da S-10 (GM - ZF)

    -dh-s10-22-.jpg -dh-s10-23-.jpg -dh-s10-24-.jpg
    Hastes com cruzetas, flange e bico para engraxar ligando o volante de direção à caixa DH.

    -ready-april-1-.jpg
    O ONÇA (JIPÃO BAND) 1983

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
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    Citação Postado originalmente por guilhermersantos Ver Post
    Bom dia Capitão, tudo numa boa?

    Li aqui que o Sr adaptou uma bomba de 100 bar em um setor de opala.

    Eu tenho uma F100 67 que estava usando o conjunto completo de dh do opala, caixa ZF (8053 955 913) + bomba ZF 60 bar (7672 955 909), mandei fazer a caixa e bomba na autorizada Bosch/ZF, porém a bomba não teve mais jeito. Daí me sugeriram a bomba de mercedes benz que tem vazão e sentido de rotação igual, porém trabalha com 100 bar máx.

    Minha dúvida é: Colocar uma bomba de 100 bar em uma caixa de direção que originalmente trabalhava com 60 bar não vai prejudicar os retentores da caixa devido a pressão extra?

    Fico na duvida se originalmente foi projetado com 60 bar porque é uma pressão que atendia bem o peso do carro, logo não havia necessidade de 100 bar até porque o volante poderia ficar leve demais e perigoso. OU se era devido a resistência dos retentores da caixa.

    O senhor ainda está rodando com essa adaptação de bomba de 100 bar e caixa de opala? Se sim, está tudo certinho e sem vazamentos?

    Um abraço!
    Este meu primeiro JIPÃO foi vendido para uma rapaz de Campinas e até hoje não tive notícias de algum problema com a DH do Opala marca ZF do Opala e bomba do VW Gol/Fox 100 bar.
    O meu segundo JIPÃO, chamado ONÇA tem DH da S-10 e bomba de 100 bar do FIAT - Elba e sem problemas. Esta rodando muito bem.
    Não sou engenheiro mecânico e não posso lhe dar uma resposta mais detalhada, mas ambas as DH estão funcionando bem e sem vazamentos. Quanto a pressão da bomba o 100 bar é a pressão máxima. Acredito que se a caixa de DH já funciona com uma pressão menor a bomba não irá chegar à pressão máxima, mas isso é apenas um palpite.
    Sugiro ver neste mesmo tópico minhas postagens: 26, 27, 28, 29, 31 e 44.
    4X4 Brasil
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #9
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    Ótimo serviço Capitão.

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Dener, sei que é meio "tarde" para dizer isso e provavelmente você já encontrou a solução....
    Mas na minha opinião, acho que ela virar mais para a direta que para a esquerda, tem a ver com a posição do pitman e da angulação do pino da caixa quando você fez a instalação..
    Entendeu?

    Se puder dizer como resolveu, seria ótimo!
    Também estou entrando nesta aventura.
    E pretendo fazer eu mesmo a instalação..
    poderia compartilhar alguma experiência?
    Como fez o suporte para a instalação do setor?
    instalou o setor fora do cofre do motor, ou ao lado do radiador?

    Abraços,
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #11
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    ---/DF
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    Turma,

    Alguém que já instalou essa DH poderia dar uma orientação a respeito do Suporte?


    Valeu!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    12/07/2008
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    Titanium,
    Aqui no forum voce vai ver vários companheiros que utilizam a bomba e a caixa da S10, que me parece, é a mesma do Opala.
    É uma adaptação feita com a caixa instalada na parte da frente do chassi.
    Muitos elogiam, e relatam que tira completamente o jogo na direção, pois o braço pitman fica na posição do braço boca de lobo, reduzindo a quantidade de articulações.
    Porém, exige soldas e cruzetas.
    Eu particularmente, faço questão de manter a originalidade neste quesito. Note que o Bandeirante foi fabricado pelo mundo todo por muitos e muitos anos e todos os TLC tem a caixa na vertical sem usar cruzetas.
    Não critico quem faz esse tipo de adaptação, mas recomendo muito cuidado. É coisa que tem que ser muuuiitooo bem feita. Um exemplo de adaptação bem feita está neste tópico mesmo, página anterior (Carlos ZN).
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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