Edwin, eu vou montar a caixa de direção na frente do chassis do meu jipe, mais ou menos como era antes de colocar a original. Estou pensando na caixa da S10. Alguém já montou a bandeirante com essa caixa?
Versão Imprimível
Edwin, eu vou montar a caixa de direção na frente do chassis do meu jipe, mais ou menos como era antes de colocar a original. Estou pensando na caixa da S10. Alguém já montou a bandeirante com essa caixa?
Pessoal, alguém saberia me informar as incrições que vem na caixa de direção original da S10? Algum simbolo, algum sinal?
Por que a original é uma B#(*&#a! ....
De inicio eu ia colocar a caixa da s10, mas como tinha que ser no local original 9 por causa do guincho) optei por esta outra caixa. A caixa da s10 vira p/ lado invertido da toyota, dae teria que fazer um suporte de modo que a caixa trabalhasse de cabeça p/ baixo. Caso vc for colocar na frente da band, em pé acho que da certo.
Os problemas atribuídos à direção original do Bandeirante, na minha opinião, não tem a ver com a caixa nem com os terminais, mas sim com o próprio projeto do sistema. Vale lembrar que todos os BJ e FJ da série 4 são assim no mundo todo.
Mesmo não havendo folgas na caixa e nos terminais, uma pequena torção na ligação da barra curta com a barra longa (que provoca até um estalo), permite uma folga no volante de uns 3 minutos.
Fora isso - que não tem solução - tem a quantidade de componentes que requerem ajustes. Castanha, pino central, terminais, barras, caixa, etc.
A caixa instalada na dianteira na vertical, que é a adaptação proposta, permite que o pitman seja ligado diretamente na barra curta e o terminal que a une a barra longa colocado em cima da barra, e não na frente como é o original, e assim eliminar a torcida que dá a folga. Com isso elimina-se a barra que vai da caixa até o pino central juntamente com o próprio pino central e todos os terminais envolvidos.
Mas quem se propõe a fazer essa adaptação tem que planejar muito bem. Saem os terminais, entram as cruzetas, as barras passarão por dentro do cofre e podem comprometer o espaço de projetos futuros, como instalação de turbina, troca do filtro de ar, instalação de ar-condicionado, guincho, etc. Principalmente se não forem usados a bomba e o suporte original.
Também tem que ser muito bem executado por uma questão de segurança, com isso não se pode relaxar, não é mesmo? Falo isso porque já vi gambiarras perigosas.
No mais, quando se opta por essa adaptação, pode-se utilizar a coluna de outros veículos, inclusive as escamoteáveis.
Hercílio, deixei a emoção falar mais forte...a caixa de direção é ótima, o sistema que é antiquado. Com a instalação da caixa na frente do chassis acaban-se os problemas de folga na direção.
Edwint, minha dúvida com relação a qual modelo adaptar é porque talvez alguém já tenha usado outra caixa que não a do Omega/Opala. Eestou pensando na da S10 porque até onde sei as originais são ZF, que garante manutenção fácil e econômica. Eu estava usando uma caixa do ômega, e estava muito satisfeito. Outra coisa, eu ví vários Band com direção do Ômega Opala e guincho mecânico.
dalmo, vi uma caixa de s10 instalada em uma rural, percebi que ela não tem aquela parteque segura o pitman tão comptrida como a caixa do omega, assim a caixa fica mais baixano no nivel do chassi, o cara teve que fazer um furo na travessa que une as duas barras do chassi para passar a barra de direção. ficou muito bom o serviço
dalmo achei uma igual aqui no forum da rural, esta do link é mecanica.
Oi Oliveira. Obrigado por enviar a foto, é assim mesmo que eu irei montar a caixa de direção, na frente do chassis.
Dalmo como é que vai fazer o furo no chassi, eu gostaria de fazer o serviço em casa, eu cheguei a comprar a caixa do omega, mas quando vi a da S10 achei bem melhor, fica mais escondida.Abraço