Bomba de 100 bar na caixa de direção do opala
Bom dia Capitão, tudo numa boa?
Li aqui que o Sr adaptou uma bomba de 100 bar em um setor de opala.
Eu tenho uma F100 67 que estava usando o conjunto completo de dh do opala, caixa ZF (8053 955 913) + bomba ZF 60 bar (7672 955 909), mandei fazer a caixa e bomba na autorizada Bosch/ZF, porém a bomba não teve mais jeito. Daí me sugeriram a bomba de mercedes benz que tem vazão e sentido de rotação igual, porém trabalha com 100 bar máx.
Minha dúvida é: Colocar uma bomba de 100 bar em uma caixa de direção que originalmente trabalhava com 60 bar não vai prejudicar os retentores da caixa devido a pressão extra?
Fico na duvida se originalmente foi projetado com 60 bar porque é uma pressão que atendia bem o peso do carro, logo não havia necessidade de 100 bar até porque o volante poderia ficar leve demais e perigoso. OU se era devido a resistência dos retentores da caixa.
O senhor ainda está rodando com essa adaptação de bomba de 100 bar e caixa de opala? Se sim, está tudo certinho e sem vazamentos?
Um abraço!
Citação:
Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no meu ONÇA (JIPÃO Band 1983).
Comprei com esta adaptação, mas preferi refazê-la, pois percebi que a caixa não estava corretamente fixada no chassis. Aproveitei para revisar a bomba e trocar as mangueiras, que estavam no limite e com algum vazamento.
A bomba é FIAT (100 bar) - Elba.
A haste tem um flange no meio e bico para engraxar.
Funcionamento bom sem folgas.
No meu antigo JIPÃO instalei a DH (ZF) do Opala e a bomba do VW Gol/Fox (100 bar), também com ótimo resultado.
A meu ver para deixar o JIPÃO mais agradável e seguro é interessante que tenha quatro coisas: 1- Servo-freio. 2- Freio a disco na dianteira. 3- Direção Hidráulica. 4- Turbina no motor Mercedes-Benz.
No caso da direção hidráulica não há necessidade de usar as peças originais da Toyota, pois gasta-se 3,4,5 vezes a mais e a funcionalidade é a mesma. Todavia toda adaptação precisa ser bem feita, pois deve ser eficaz e segura. Nada de gambiarras ou quebra-galhos!
Anexo 568152 Anexo 568153 Anexo 568154 Anexo 568155
Bomba FIAT (100 bar)
Anexo 568156 Anexo 568157 Anexo 568158 Anexo 568159
Caixa de direção hidráulica da S-10 (GM - ZF)
Anexo 568160 Anexo 568161 Anexo 568162
Hastes com cruzetas, flange e bico para engraxar ligando o volante de direção à caixa DH.
Anexo 568164
O ONÇA (JIPÃO BAND) 1983