5 Anexo(s)
Minha receita para direção hidráulica no Dico (band)
Caros, gostaria de deixar minha contribuição para adaptação da direção hidráulica na toyota bandeirante (no meu caso uma curta 1965 com motor original OM-324) foram utilizados os seguintes componentes;
- caixa de direção hidráulica do opala ZF (acho que é 1984)
- bomba de duração universal da DHB
- barra de direção hidráulica da blazer (que liga na caixa)
- eixo da coluna de direção do uno na coluna original da band
- e muita engenharia para ligar tudo (kkkkkk)
segue imagens;
12 Anexo(s)
Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no Bandeirante
Adaptação da caixa de direção hidráulica da S-10 no meu ONÇA (JIPÃO Band 1983).
Comprei com esta adaptação, mas preferi refazê-la, pois percebi que a caixa não estava corretamente fixada no chassis. Aproveitei para revisar a bomba e trocar as mangueiras, que estavam no limite e com algum vazamento.
A bomba é FIAT (100 bar) - Elba.
A haste tem um flange no meio e bico para engraxar.
Funcionamento bom sem folgas.
No meu antigo JIPÃO instalei a DH (ZF) do Opala e a bomba do VW Gol/Fox (100 bar), também com ótimo resultado.
A meu ver para deixar o JIPÃO mais agradável e seguro é interessante que tenha quatro coisas: 1- Servo-freio. 2- Freio a disco na dianteira. 3- Direção Hidráulica. 4- Turbina no motor Mercedes-Benz.
No caso da direção hidráulica não há necessidade de usar as peças originais da Toyota, pois gasta-se 3,4,5 vezes a mais e a funcionalidade é a mesma. Todavia toda adaptação precisa ser bem feita, pois deve ser eficaz e segura. Nada de gambiarras ou quebra-galhos!
Anexo 568152 Anexo 568153 Anexo 568154 Anexo 568155
Bomba FIAT (100 bar)
Anexo 568156 Anexo 568157 Anexo 568158 Anexo 568159
Caixa de direção hidráulica da S-10 (GM - ZF)
Anexo 568160 Anexo 568161 Anexo 568162
Hastes com cruzetas, flange e bico para engraxar ligando o volante de direção à caixa DH.
Anexo 568164
O ONÇA (JIPÃO BAND) 1983
Direção Hidráulica na posição original?
Amigos, sei que esse já é um assunto bastante batido aqui no forum, acredito que ja li quase todos os tópicos a respeito de adaptação de DH na Band. O problema é o seguinte: eu acho a caixa do Opala/Omega colocada na frente da grade muito feia esteticamente e não também queria cortar a frente do carro. Em posts antigos recomendam a utilização da caixa original da bandeirante ou do dodge dart na posição original da caixa mecânica, mas essas são simplesmente impossíveis de encontrar à venda hoje em dia. Cheguei a ver gente falando que a caixa do Landau serve, mas fica perigosamente leve quando guiada no asfalto.
Portanto peço ajuda à vocês pra encerrar essa dúvida de uma vez por todas:
Existe hoje alguma opção de caixa acessível pra se colocar na posição original da caixa mecânica da Band?