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  • #1
    Usuário Avatar de gui_na_trilha
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    Caio,

    Eu tb tenho interesse em trocar os pneus pelos BF 205 70 15... mantendo assim as medias originais sem correr o risco de raspar em alguma parte do carro...

    Se alguem tiver alguma dica de pneus A/T dentro dessas medidas, será bem vinda...

    Em uma pesquisada na Internet achei esse:

    Genius modelo Sem-frontera-mais, 225/70/15

    Segundo o proprietario, no modelo HR com calços nao raspa nda!

    Abraços
    Grand Vitara 3.2 V6 2010 / Ex -Gran Vitara GIII 4x4 2013 / EX - Jimny HR 2012 BF ALL TERRAIN / Ex - Pajero TR4 Lift 3" + Pneus BF AT

  • #2
    Já usei muito o Jimny com pneus 205 70 15 Bridgestone Dueler AT novos e com 215 75 15 BF Goodrich AT KO novos.
    Também tenho instalados bloqueios ARB na frente e atrás, já tendo utilizado com os dois tipos de pneus acima citados. Portanto posso dar opinião sobre as últimas questões levantadas pelos colegas.
    Mermão, se não vai botar o Jimny em buracos aloprados, se o jipinho vai ter uso misto, urbano, estrada, estradas de terra, trilhas leves, recomendo fortemente os pneus 205 70 15, com os quais você tem mais conforto, economia, desempenho e estabilidade.
    Se vai entrar em terrenos mais difíceis, saiba que dependendo dos mesmos, nem pneuzão de 33" pode dar conta do recado, aí consequentemente toda a mecânica deverá ser modificada para pegar o pneu monstro.
    Faço trilhas regularmente, a maioria leves com obstáculos, outras médias. Alguns obstáculos pedem mais altura e o pneu 215 75 15 se mostrou melhor.
    Com relação aos bloqueios, recomendo. Tem subidas com erosões que eu subo como se fosse no plano, facinho, e tem subidas de morros de superfície arenosa e firme que para subir, antes eu tinha que arrancar e atacar a subida com o máximo de velocidade possível, provocando impactos no carro (pneus, suspensão, chassis, carroceria, em tudo). Com os bloqueios, principalmente o traseiro, subo do pé, bem devagarzinho, sem forçar nada! Preserva a integridade do carro pra caramba! Agora em dunas normais de areia solta, o bloqueio não ajuda quase nada, ou nada. O bloqueio dianteiro eu uso em situações mais difíceis, até porque seu uso é restrito a trechos retos ou quase retos, já que o esterçamento das rodas dianteiras fica comprometido com o bloqueio.
    Portanto, a minha dica é: deixe o seu Jimny com os pneus 205 70 15, AT, use e abuse. Se depois você constatar que precisa mudar mesmo, porque senão não vai passar onde quer e precisa passar, aí você estuda a substituição dos pneus (e de todos os componentes do carro que precisarão se adequar aos novos pneus, como suspensão, paralamas, engrenagem de T-case, motor, etc).
    Ah, esqueci de dizer que instalei kit de suspensão OME de 1,5". Se eu não fizesse tanta trilha, estaria com os pneus 205 70 15 e sem esse kit de suspensão. Também tenho outro jogo de pneus agressivos montados em carcaça de pneu 225 70 15, mas estes, mesmo com o kit de suspensão pegam nos paralamas dianteiros e traseiros, amassando as suas bordas. Depois que amassaram, pararam de pegar... he, he, he... Estou planejando uma forma de resolver essa situação. É brother, trilha é foda, não tem como não gastar dinheiro. Quanto mais pesada, mais investimento...
    De novo: se for só uso misto, com trilhas leves, não mexa no carro! Ele manda bem original mesmo! E o pneu tem que ser AT, fuja dos pneus de estrada, Long Trail, etc. Os AT tem excelente desempenho na estrada e ajudam bastante no off-road.
    O primeiro investimento que recomendo, antes mesmo dos pneus, é um bloqueio traseiro, de preferência com controle liga desliga, que pode ser elétrico (por exemplo, Eaton) ou pneumático (por exemplo, ARB).
    O segundo é investir em uma preparação no motor, com uso de supercharger ou turbo e modificações na injeção eletrônica. Aí depois, colocar pneu maior.
    Mas se for entrar em trilha com erosão, recomendo desde o princípio que invista em proteções inferiores do carro e em um segundo jogo de pára-choques dianteiros, para melhorar o ângulo de ataque. quando eu faço trilha assim estou tirando os pára-choques originais (10 minutos só, facílimo de tirar e botar). Improvisei um pára-choque de alumínio, mas vou confeccionar um mais bonito. Só tem que ser mínimo!
    Um abraço!

  • #3

  • #4
    Usuário Avatar de BrunoErthal
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    Excelente post, Sandro! Valeu!!

    Valeu CGAUER tb pela dica!! Estou procurando preço do bloqueio ARB. Alguém sabe mais ou menos quanto custa?

    Abraços!
    超惑星戦斗母艦
    CHOU WAKUSEI SENTOU HOKAN DAILEON
    Gigante Guerreiro Daileon(Jimny HR)

  • #5
    Usuário Avatar de rmalato
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    Pra quem não viu e pra quem já viu e quer ver de novo...

    O folder das concessionárias com as especificações do carro, inclusive o "antigo" HR...

    http://aikomotors.com.br/PDF/Folder_Jimny.pdf

  • #6
    Usuário Avatar de gui_na_trilha
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    Sandro,

    Valeu Mesmo pela dica.. Os pneus do meu sao os Dueler 205 70 15 H/T e até agora nao tenho do que reclamar.. ja postei até alguns videos de uns passeios que fiz... Só faço trilha leve... Os Bf seriam para quando este jogo terminar... mas tuas explicações esclareceram os pensamentos da galera.

    Pessoal,

    uma duvida.. é obrigatorio trocar o oleo na cc? Nao é a revisão e apenas trocar o oléo aos 5000km... meu carro tem apenas 2000 mas ja estou pensando, um amigo me falou que era obrigatorio, podendo até perder a garantia, nao lembro de ter visto nada no manual a respeito disto. se alguem poder esclarecer.. agradeço!
    Grand Vitara 3.2 V6 2010 / Ex -Gran Vitara GIII 4x4 2013 / EX - Jimny HR 2012 BF ALL TERRAIN / Ex - Pajero TR4 Lift 3" + Pneus BF AT

  • #7
    Usuário Avatar de Yuki
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    Eu tb tive essa dúvida, mas no meu caso foi o seguinte:

    Como rodo pouco, sempre tô indo pra revisão pelo limite de tempo (6 meses) e não de quilometragem (10 mil).

    Então, na revisão eles já trocam o óleo!

    Abraço

    Citação Postado originalmente por gui_na_trilha Ver Post
    Sandro,

    Valeu Mesmo pela dica.. Os pneus do meu sao os Dueler 205 70 15 H/T e até agora nao tenho do que reclamar.. ja postei até alguns videos de uns passeios que fiz... Só faço trilha leve... Os Bf seriam para quando este jogo terminar... mas tuas explicações esclareceram os pensamentos da galera.

    Pessoal,

    uma duvida.. é obrigatorio trocar o oleo na cc? Nao é a revisão e apenas trocar o oléo aos 5000km... meu carro tem apenas 2000 mas ja estou pensando, um amigo me falou que era obrigatorio, podendo até perder a garantia, nao lembro de ter visto nada no manual a respeito disto. se alguem poder esclarecer.. agradeço!
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #8
    Usuário Avatar de gui_na_trilha
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    Loras Valeu pela dica... Fico chateado em apenas trocar o oleo na cc pq me sinto lesado.. eles cobram 250,00 (deve ser isto segundo um amigo) e se eu fizer em uma boa oficina fora utilizando o mesmo oleo que a Suzuki recomenda, sai por quase a metade deste preço...

    é fods... mas acho que minha revisão tb será pelo tempo, pois ando pouco com o carro (apenas passeios, trilhas leves)...

    Grande Abraço
    Grand Vitara 3.2 V6 2010 / Ex -Gran Vitara GIII 4x4 2013 / EX - Jimny HR 2012 BF ALL TERRAIN / Ex - Pajero TR4 Lift 3" + Pneus BF AT

  • #9
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    Eu dei uma bica na concessionária faz tempo... Meu Jimny é 08/09 e só troco o óleo e o filtro a cada 10 mil seguindo as especificações do manual. O filtro de ar, pasmem, é lavável! O de combustível já ouvi relatos de ter durado 200 mil (fica dentro da bomba de combustível, esta dentro do tanque). Não estou incentivando ninguém a desistir da garantia. Problemas todo carro ou jipe tem. E, claro, sempre fazendo uma checagem geral de tempo em tempo. É resistente sim, mas nada é indestrutível! Aliás, na minha opinião, melhor investimento inicial para o Jimny são as proteções, como a da caixa de marcha. Estou atrás de um bom rockslider também...

    abs,

    Thiago

  • #10
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    PS da mensagem anterior. Eu nunca lavei meu filtro! Mas ouvi dizer que em uma situação de emergência ele pode ser lavado. Pra quem vai muito pra trilha, acho recomendável até trocar com mais frequência do que a cada 10 mil. Apesar do meu sempre parecer "limpo" na base. O lance é que nunca um filtro é limpo demais. É bom sempre trocar. Mesmo o jato de ar que costumam aplicar pode ir danificando o filtro e pode não estar limpando alguma sujeira "cimentada" que se juntou com gotas d'água.

    abs,

    Thiago

  • #11
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    Pessoal, também uso os pneus na medida original 205/70/15, porém, Dueler A/T. Dá uma diferença sim pros H/T na trilha. Mas eu vi Jimny com H/T subindo lugar que nem moto subiu. Segundo os mais entendidos, a TR4, por exemplo, "não subia nem a pau".

    Qualquer hora posto umas fotos de Jimnys "stock" ou originais, sem lift, sem pneus 215, sem nada, fazendo barbaridades. Tem que tomar mais cuidado, claro. Por isso que to pensando em lift pra aumentar um pouco o curso da suspensão. Não precisar de toda hora alguém me orientando. Mas chega a impressionar o que o carrinho "pé-de-boi" consegue fazer.

    Aproveitando a deixa, alguém conhece aqueles bloqueios que são acionados automaticamente quando o torque é aplicado para dar 100% de tração no eixo traseiro?

    abs,

    Thiago



    Citação Postado originalmente por gui_na_trilha Ver Post
    Sandro,

    Valeu Mesmo pela dica.. Os pneus do meu sao os Dueler 205 70 15 H/T e até agora nao tenho do que reclamar.. ja postei até alguns videos de uns passeios que fiz... Só faço trilha leve... Os Bf seriam para quando este jogo terminar... mas tuas explicações esclareceram os pensamentos da galera.

    Pessoal,

    uma duvida.. é obrigatorio trocar o oleo na cc? Nao é a revisão e apenas trocar o oléo aos 5000km... meu carro tem apenas 2000 mas ja estou pensando, um amigo me falou que era obrigatorio, podendo até perder a garantia, nao lembro de ter visto nada no manual a respeito disto. se alguem poder esclarecer.. agradeço!

  • #12
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Thiago,

    estes bloqueios deixam o eixo 100% do tempo travado. No asfalto, quando se entra numa curva, este diferencial abrirá o acoplamento garantindo assim uma roda girar mais rapidamente que a outra. Infelizmente isso acontece seguindo de grandes estalos do mecanismo e em curvas fechadas com certa velocidade, ele pode fazer a dianteira do carro escapar, ainda mais em dias de chuva.

    Apesar de mais caro e relativamente mais complexo, eu investiria num ARB.

    Abraços

    Clemente

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Aproveitando a deixa, alguém conhece aqueles bloqueios que são acionados automaticamente quando o torque é aplicado para dar 100% de tração no eixo traseiro?

    abs,

    Thiago
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

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