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Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

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  • 11/02/2009, 18:35
    Be Trindade
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos TA Ver Post
    Estas fotos são antes deu cortar os 15mm , o que visualmente ficou quase imperceptível.

    []'s

    Carlos TA

    pooo.. show de bolaa.... pq vc nao rebaixa o dif dianteiro.. como o andre fez?? forca menos a homocinetica...
    e o seu "friso" (fiquei sem saber de como chamar) lateral... vc tirou e pintou?!? só isso?!
  • 11/02/2009, 21:19
    CarlosJP
    Citação:

    Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Carlos, a geometria da suspenção dianteira é diferente da traseira. Na traseira a relação é direta: calço de 50 mm levanta 50 mm. Já na dianteira pela posição das molas na bandeja quando calça 40 mm o carro levanta teoricamente 50 mm. Comparando porcamente, imagine uma alavanca. Você desloca um pouco um lado e o outro desloca mais.

    Quando levantei meu GV a dianteira ficou um pouco mais alta também, muito pouco. Uma solução muito boa é colocar as molas de Opala. Você vai gastar entre R$150,00 e R$ 200,00 e traseira fica mais alta e firme, você não corre o risco de dar fim de curso no amortecedor.

    Abraços

    Valeu "primo" Newton (também tenho Guerra no sobrenome...).

    Muito bem esclarecido. Simples e direto. :concordo:

    Abraços,

    Carlos_JP.
  • 11/02/2009, 21:26
    CarlosJP
    Citação:

    Postado originalmente por ArthurC Ver Post
    Carlos, com 21 mil kms sua molas estão ainda muito novas, com certeza não é isso. Pela última foto que você mandou ainda não consegui ver a diferença.

    Abraços

    Arthur:

    Vou tirar outras fotos para ver se fica mais evidente a diferença que falo. Depois posto aqui.
    Vou também fazer a medição da maneira sugerida por Marco-maga, e ver qual a diferença exata.

    Abraços,

    Carlos_JP.
  • 11/02/2009, 21:37
    CarlosJP
    Citação:

    Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Rapaz... é isso ai mesmo!! Mas uma coisa é certa... com o amortecedor da Suprema a gás a traseira do Tracker ficou levemente mais alta que comparando com o amortecedor a óleo.. :pensativo:

    TMorais:

    Sem querer criar polêmica, é quase unânime aqui no forum o entendimento de que os amortecedores não influenciam na altura.
    Por curiosidade (talvez teimosia ou burrice mesmo) vou fazer um teste assim que tiver um tempinho: vou colocar os amortecedores ORIGINAIS com os prologadores do kit da RC 4x4 e ver se dá alguma diferença em relação a altura atual.
    Depois informo a vocês.

    Abraços,

    Carlos_JP.
  • 12/02/2009, 02:48
    OLIVEIRA
    opiniões -calços 2", molas e pneus
    Caro Válter,

    Sou novo aqui no fórum e nesta seção nunca participei, porém tenho acompanhado várias opiniões sobre diversos itens de viaturas. Como de outros integrantes desta seção suas opiniões são muito sensatas (sem querer desmerecer ninguém é claro mesmo porque gostaria de saber a opinião de outros também). Sou de São José dos Campos e nunca tive veículo 4x4. Esclareço, ainda, que gostaria de fazer algumas alterações para na eventualidade de fazer alguma trilha ou passeio mais difícil não tenha problemas (e tenha confiança também na viatura) e pretendo fazê-lo (espero). Isto posto, tomo a liberdade de solicitar a você e a outros colegas que queiram opinar, ajuda para orientar-me acerca dos seguintes itens de alterações na tracker original que gostaria de fazer,no intuito de deixá-la mais eficiente para o fora de estrada:

    1) o lift de 2" na SUSPENSÃO apenas, feito na própria RC 4X4 é trânquilo, ou seja, eles fazem tudo direitinho sem problemas?
    2)há necessidade de trocar as molas traseiras (vi que alguns falam em pôr as do opala 4 cc)?
    3) é fundamental ou mesmo bom/adequado a troca dos amortecedores originais (pois muito macios e curso pequeno para o offroad), pelos do ômega suprema (caso for qual é o melhor a óleo, a gás ?) ou deve-se fazê-lo para melhorar o conjunto diante da colocação do calço 2" e pneus mais agressivos (mais altos e para lama) que também pretendo por como se verá a seguir?
    4)e os amortecedores originais da frente do veículo devem ser mantidos (ou trocados) ou há algum outro procedimento especial a ser feito?
    5) os pneus pretendo colocar na medida 235/70/16 porque "acho", pelo que li, que irão ajudar na estabilidade da viatura e com o calço tornam-se viáveis (sem os calços parece ser impossível sua colocação pelo que entendi) ? Aliás, estes pneus no terra e na lama são melhores ou piores que os 225/70/16 (acho estes esteticamente estranhos com o carro mais alto não acha)? Concorda com o meu raciocínio ou estou equivocado?
    6)ainda, quanto aos pneus, além das marcas que você e outros usam ou já usaram, gostaria de saber opiniões sobre os pneus genius 1000 remold e genius 1001 e genius papa-barro mencionados no site deles (ainda não cotei preços mas parece que são mais em conta)É uma empresa acho que de Sorocaba-SP.

    É isso, desculpe-me pelo "bombardeio" mas procurei sintetizar minhas dúvidas de uma só vez, considerando aí as várias leituras que fiz dos comentários feitos neste fórum. Ficaria muito grato pela sua opinião e a de outros que também queiram opinar (assim espero), vez que seria ainda mais instrutivo. Muito obrigado mesmo.

    Abraços a todos.:-)


    Citação:

    Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Boa noite João. O meu Tk tem kit de suspensão de 2" da rc 4x4 e usei até há pouco tempo os pneus 235/70/16 A/T da Toyo. Eles são excelentes no asfalto, não fazem barulho e o rodar é macio, no entanto ao trocá-los pelos BF All Terrain da mesma medida, que também são silenciosos no asfalto, na lama percebi realmente que os Toyo não são exatamente 50%on/50%off.Quando muito, na minha modesta opinião são 30% off. Os BF são bem melhores na terra e na lama. Dependendo do uso que você for fazer pode comprar os Toyo numa boa, lembrando-se sempre que não se comparam com os BF. Abs. Válter

    p.s. com os BF, aumentou o consumo do carro, talvez por eles serem mais agressivos.

  • 12/02/2009, 07:29
    Pedrinha
    Caro Oliveira,

    Aqui neste tópico do fórum têm muitas e diferentes opiniões acerca de suas dúvidas/perguntas. Cada forista aplicou uma solução e/ou opção que mais lhe foi razoável. Há quem aplicou mais de uma opção, foi e voltou, etc. :putz: Mas, o mais importante a decidir antes de se fazerem as modificações é que uso vc fará do carro. :idea: Se vc for fazer passeios eventuais em estradinhas de terra com alguns obstáculos, por exemplo, vc não precisa alterar nada na suspensão. Talvez, só os pneus. :roll: No entanto, se vc for fazer o que o Carlos TA faz (uso severo do carro em trilhas radicais - veja as fotos dele), vc terá muito o que alterar. Os carros deste fórum que mais foram alterados, que me lembro agora são os dos foristas Andre Sousa, Carneiro, Carlos TA e Fabricio Oliver. As modificações feitas pelo Valter Beltran, Iwakura, Newton Guerra (GV), Helio Rodrigues, Carlos JP, TMorais, Espinheira, Murillus e por mim, são mais ou menos as mesmas. Vc pode fazer um filtro nas mensagens destes foristas e ler bastante informações a respeito de modificações, tentativas, erros, acertos e as várias opções de pneus. Vc pode ainda baixar as fotografias mais úteis, para serem usadas pelo seu mecânico como passo-a-passo numa futura modificação.
    Cabe ressaltar, que pneus remould, tipo Genius não são seguros para o uso normal (cidade/estrada). :discordo: Eles são apropriados para quem faz trilhas radicais. Neste caso, recomendo ter dois jogos de pneus. Os de uso normal, do dia a dia e os de trilha.
    Estas são opiniões pessoais. Sempre ha quem discorde delas.
    Boa leitura. :pipoca:

    []s. :concordo:
  • 12/02/2009, 07:50
    Carlos TA
    Citação:

    Postado originalmente por Be Trindade Ver Post
    pooo.. show de bolaa.... pq vc nao rebaixa o dif dianteiro.. como o andre fez?? forca menos a homocinetica...
    e o seu "friso" (fiquei sem saber de como chamar) lateral... vc tirou e pintou?!? só isso?!

    Não achei seguro fazer a solda nos dois suportes para rebaixar o dif e para construir outro mais longo ficou muito caro. Acho que do jeito que está agora vai rodar bem...

    Os acabamentos plásticos retirei e plotei aquela faixa em tons de cinza.
    Inclusive estou vendendo os acabamentos plásticos. http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=50237

    Carlos TA
  • 12/02/2009, 07:53
    iwakura
    Citação:

    Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Caro Oliveira,

    ...

    Estas são opiniões pessoais. Sempre ha quem discorde delas.
    Boa leitura. :pipoca:

    []s. :concordo:

    Oi Pedrinha!

    Não eu! Eu concordo 110% do que falastes!

    Só acrescentaria duas coisas:

    1. Os amortecedores do Ômega Suprema, pro uso do Oliveira, na minha modesta opinião, não são fundamentais. Eu diria que é uma boa modificação, pois te livras do prolongador e ganhas maior curso, mas essencial não é... E, segundo entendidos, o amortecedor a gás seria melhor em estradas de terra com muitas costeletas. Mas, na prática, ambos são eficientes e utilizados por muita gente com sucesso, tanto é que o original traseiro é a óleo.

    2. A troca das molas traseiras também não é essencial. Eu estou com as originais e não senti nenhum problema ou necessidade de troca. Mas, também, não ando a 100km/h em estradas de terra (a não ser que estejam lisas como asfalto), como outro forista que eu conheço! hehehe

    Mas, como o Pedrinha falou, aqui cada amador tem a sua opinião! hehehe

    []
    Mário.
  • 12/02/2009, 08:02
    Carneiro
    E aí, galera! Quanto tempo sem escrever aqui...

    Tô faz quase 30 dias em BH, e até conheci o Carlos TA, que tá logo cedo acordado (trabalhando?) como eu! O cara é gente boa! Fizemos uma trilha juntos aqui, mas tinha jipe à beça, foi até 17h do sábado.

    Alguém viu a postagem do Válter com mensagens da Suzuki-net sobre adaptar o amortecedor dianteiro para usar cartucho? O Daniel fala a mesma coisa, não sei se a idéia dele era um pouco diferente. Vou tentar conversar com ele, e como sou de Jundiaí e o cara que fez também, assim que eu passar lá tentarei ver de perto o serviço. Só achei que o curso do cartucho do Astra é muito maior, não sei se isso é um problema...

    Abraços,

    Márcio.
  • 12/02/2009, 08:22
    Be Trindade
    Citação:

    Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    E aí, galera! Quanto tempo sem escrever aqui...

    Tô faz quase 30 dias em BH, e até conheci o Carlos TA, que tá logo cedo acordado (trabalhando?) como eu! O cara é gente boa! Fizemos uma trilha juntos aqui, mas tinha jipe à beça, foi até 17h do sábado.

    Alguém viu a postagem do Válter com mensagens da Suzuki-net sobre adaptar o amortecedor dianteiro para usar cartucho? O Daniel fala a mesma coisa, não sei se a idéia dele era um pouco diferente. Vou tentar conversar com ele, e como sou de Jundiaí e o cara que fez também, assim que eu passar lá tentarei ver de perto o serviço. Só achei que o curso do cartucho do Astra é muito maior, não sei se isso é um problema...

    Abraços,

    Márcio.

    Fala Márcio...
    Estou esperando novidades sobre esse amortecedor dianteiro.. eu sempre esquece de visitar o suzuki-net..
    qualquer novidade... estamos ae!

    Outra coisa.. vc que tem BL... vc teve que adaptar alguma coisa mais sem ser as alavancas de cambio?! estou com um BL em casa pra montar....

    vlww!
  • 12/02/2009, 08:36
    Carneiro
    Citação:

    Postado originalmente por Be Trindade Ver Post
    Outra coisa.. vc que tem BL... vc teve que adaptar alguma coisa mais sem ser as alavancas de cambio?! estou com um BL em casa pra montar....

    Tem que prolongar a alavanca de câmbio e da transferência, a barra de direção, reposicionar os flexíveis de freio e acertar bocal do tanque. Acho que é isso.

    É bem mais trabalhoso que o calço de suspensão, apesar do kit ser mais barato. Lembro do mecânico ter cobrado o dobro de mão de obra.

    Abraços,

    Márcio.
  • 12/02/2009, 08:47
    Be Trindade
    Citação:

    Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Tem que prolongar a alavanca de câmbio e da transferência, a barra de direção, reposicionar os flexíveis de freio e acertar bocal do tanque. Acho que é isso.

    É bem mais trabalhoso que o calço de suspensão, apesar do kit ser mais barato. Lembro do mecânico ter cobrado o dobro de mão de obra.

    Abraços,

    Márcio.

    ok!!
    As alavancas eu já sabia.... a barra de direção não é tão complicado, os flexiveis de freio eu nunca fiz.. e o bocal do tanque nao deve ter mt mistério...~
    vou verificar com meu mec.. pra ver qnt sai essa mao de obra... infelizmente eles cobram o olho da cara... hahha..mas nao tem como negar que o carro fica mais bonito.!!
    valeuu pelas dicas!
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