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Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

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  • 11/02/2009, 08:36
    CarlosJP
    1 Anexo(s)
    Olá prezados Fernando, VBeltram, TMorais, Pedrinha e demais companheiros:

    A diferença entre a dianteira e a traseira ficará mais visível se vocês ampliarem a foto (se for ocaso, salva e depois abre e amplia).
    Fiz a medição da distância entre os pneus e paralamas apoiando uma vareta sobre o pneu (deitada, na horizontal) e medindo, a partir dela, até o centro da borda externa do acabamento de plástico dos paralamas, de forma a obter a distância aproximada conforme indicado na foto abaixo.
    O veículo está com 21 mil km e acredito que as molas já se "acomodaram"...
    Não sei se o fato de eu utilizar o amortecedor BL (a óleo, com menor pressão) faz com que a mola traseira receba mais peso e ceda ainda mais. Lembrem-se que SOU LEIGO no assunto e se eu estiver falando bobagem, me perdoem...:oops:
    Também foram colocadas todas as borrachas (penso em acrescentar mais uma para tentar igualar com a dianteira), e como mencionei, os calços menores foram colocados na dianteira.
    Quanto aos pneus, comprei os pneus Firestone Destination 235/70. Não são uma “brastemp” mas o preço estava irresistível: R$ 398,00. O yokohama GO12 que estava planejando comprar ficaria por aproximadamente R$ 600,00.

    Agradeço a ajuda e interesse de vocês.

    Abraços,

    CARLOS_JP

    PS: os assessórios de shopping (estribos da keko) não foram colocados por mim, mas pelo primeiro dono da viatura (comprei com 5 meses de uso e 10 mil km). Resolvi deixá-los.
  • 11/02/2009, 10:41
    iwakura
    Citação:

    Postado originalmente por CarlosJP Ver Post
    Olá prezados Fernando, VBeltram, TMorais, Pedrinha e demais companheiros:

    A diferença entre a dianteira e a traseira ficará mais visível se vocês ampliarem a foto (se for ocaso, salva e depois abre e amplia).
    Fiz a medição da distância entre os pneus e paralamas apoiando uma vareta sobre o pneu (deitada, na horizontal) e medindo, a partir dela, até o centro da borda externa do acabamento de plástico dos paralamas, de forma a obter a distância aproximada conforme indicado na foto abaixo.
    O veículo está com 21 mil km e acredito que as molas já se "acomodaram"...
    Não sei se o fato de eu utilizar o amortecedor BL (a óleo, com menor pressão) faz com que a mola traseira receba mais peso e ceda ainda mais. Lembrem-se que SOU LEIGO no assunto e se eu estiver falando bobagem, me perdoem...:oops:
    Também foram colocadas todas as borrachas (penso em acrescentar mais uma para tentar igualar com a dianteira), e como mencionei, os calços menores foram colocados na dianteira.
    Quanto aos pneus, comprei os pneus Firestone Destination 235/70. Não são uma “brastemp” mas o preço estava irresistível: R$ 398,00. O yokohama GO12 que estava planejando comprar ficaria por aproximadamente R$ 600,00.

    Agradeço a ajuda e interesse de vocês.

    Abraços,

    CARLOS_JP

    PS: os assessórios de shopping (estribos da keko) não foram colocados por mim, mas pelo primeiro dono da viatura (comprei com 5 meses de uso e 10 mil km). Resolvi deixá-los.

    Carlos,

    A altura quem dá são as molas e não os amortecedores (excessão para os Monroe Air Max). Trocar o GB pelo GBL não vai alterar em nada. Se quiser aumentar a altura da traseira, terás de trocar pelas molas dianteiras do Opala.

    Parabéns, teu carro ficou bastante bonito!

    Abraços,
    Mário.
  • 11/02/2009, 12:30
    CarlosJP
    Citação:

    Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Carlos,

    A altura quem dá são as molas e não os amortecedores (excessão para os Monroe Air Max). Trocar o GB pelo GBL não vai alterar em nada. Se quiser aumentar a altura da traseira, terás de trocar pelas molas dianteiras do Opala.

    Parabéns, teu carro ficou bastante bonito!

    Abraços,
    Mário.

    Prezado Iwakura:

    Por não compreender esta situação (dianteira mais alta), fico querendo atribuir ao novo amortecedor a óleo a culpa do problema, pois fico imaginando que agora todo o peso da traseira está apenas sobre a mola. Tenho certeza que o kit foi instalado corretamente, pois acompanhei todo o serviço (tudo bem que sou leigo...), o qual foi realizado por um mecânico experiente, que inclusive teve o cuidado de ler o manual atentamente, e em oficina que trabalha com veículos 4x4.

    Lembro mais uma vez que sou LEIGO, portanto... dê os descontos necessários para minhas (talvez absurdas) colocações.

    O que eu não compreendo é por qual motivo a viatura, após receber um calço de 4 cm nas molas dianteiras e outro de 5 cm nas molas traseiras, passou a ter a dianteira mais alta, apesar de estar usando as mesmas molas originais ????:pensativo::pensativo::pensativo:

    Grato pela ajuda.

    Abraços,

    Carlos_JP
  • 11/02/2009, 12:47
    ArthurC
    Carlos, com 21 mil kms sua molas estão ainda muito novas, com certeza não é isso. Pela última foto que você mandou ainda não consegui ver a diferença.

    Abraços
  • 11/02/2009, 13:27
    Newton Guerra
    Citação:

    Postado originalmente por CarlosJP Ver Post


    O que eu não compreendo é por qual motivo a viatura, após receber um calço de 4 cm nas molas dianteiras e outro de 5 cm nas molas traseiras, passou a ter a dianteira mais alta, apesar de estar usando as mesmas molas originais ????:pensativo::pensativo::pensativo:

    Grato pela ajuda.

    Abraços,

    Carlos_JP

    Carlos, a geometria da suspenção dianteira é diferente da traseira. Na traseira a relação é direta: calço de 50 mm levanta 50 mm. Já na dianteira pela posição das molas na bandeja quando calça 40 mm o carro levanta teoricamente 50 mm. Comparando porcamente, imagine uma alavanca. Você desloca um pouco um lado e o outro desloca mais.

    Quando levantei meu GV a dianteira ficou um pouco mais alta também, muito pouco. Uma solução muito boa é colocar as molas de Opala. Você vai gastar entre R$150,00 e R$ 200,00 e traseira fica mais alta e firme, você não corre o risco de dar fim de curso no amortecedor.

    Abraços
  • 11/02/2009, 13:47
    iwakura
    Citação:

    Postado originalmente por CarlosJP Ver Post

    Lembro mais uma vez que sou LEIGO, portanto... dê os descontos necessários para minhas (talvez absurdas) colocações.

    Carlos,

    Leigo todo mundo aqui é (exceto o Newton, que quase já absorveu todo o conhecimento do Daniel...).

    E a tua colocação não foi de maneira nenhuma absurda! Só estava te alertando pra não gastar dinheiro em algo que não vai fazer diferença...

    []
    Mário.
  • 11/02/2009, 13:51
    Marco-Maga
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por CarlosJP Ver Post
    Olá prezados Fernando, VBeltram, TMorais, Pedrinha e demais companheiros:

    A diferença entre a dianteira e a traseira ficará mais visível se vocês ampliarem a foto (se for ocaso, salva e depois abre e amplia).
    Fiz a medição da distância entre os pneus e paralamas apoiando uma vareta sobre o pneu (deitada, na horizontal) e medindo, a partir dela, até o centro da borda externa do acabamento de plástico dos paralamas, de forma a obter a distância aproximada conforme indicado na foto abaixo.
    O veículo está com 21 mil km e acredito que as molas já se "acomodaram"...
    Não sei se o fato de eu utilizar o amortecedor BL (a óleo, com menor pressão) faz com que a mola traseira receba mais peso e ceda ainda mais. Lembrem-se que SOU LEIGO no assunto e se eu estiver falando bobagem, me perdoem...:oops:
    Também foram colocadas todas as borrachas (penso em acrescentar mais uma para tentar igualar com a dianteira), e como mencionei, os calços menores foram colocados na dianteira.
    Quanto aos pneus, comprei os pneus Firestone Destination 235/70. Não são uma “brastemp” mas o preço estava irresistível: R$ 398,00. O yokohama GO12 que estava planejando comprar ficaria por aproximadamente R$ 600,00.

    Agradeço a ajuda e interesse de vocês.

    Abraços,

    CARLOS_JP

    PS: os assessórios de shopping (estribos da keko) não foram colocados por mim, mas pelo primeiro dono da viatura (comprei com 5 meses de uso e 10 mil km). Resolvi deixá-los.

    Carlos, mesmo ainda não ter levantado a minha GV e não tendo tanta informação, mas esses dias fui levar uma ML 320 (Mercedes) que estava com a frente muito baixa, e lá na oficina eles mediram a diferença de altura como coloquei na foto, apesar da ML não ter mola e sim barra de torção.

    Boa sorte.

    Abs.
  • 11/02/2009, 14:23
    Newton Guerra
    Citação:

    Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Carlos,

    Leigo todo mundo aqui é (exceto o Newton, que quase já absorveu todo o conhecimento do Daniel...).

    E a tua colocação não foi de maneira nenhuma absurda! Só estava te alertando pra não gastar dinheiro em algo que não vai fazer diferença...

    []
    Mário.

    Hehehe, quem me dera saber 5%.

    Esqueci de comentar sobre o amortecedor. Esquece que não tem nada a ver com a altura do carro, como disse o Mário.

    Abraços
  • 11/02/2009, 14:46
    TMorais
    Citação:

    Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Carlos, a geometria da suspenção dianteira é diferente da traseira. Na traseira a relação é direta: calço de 50 mm levanta 50 mm. Já na dianteira pela posição das molas na bandeja quando calça 40 mm o carro levanta teoricamente 50 mm. Comparando porcamente, imagine uma alavanca. Você desloca um pouco um lado e o outro desloca mais.

    Quando levantei meu GV a dianteira ficou um pouco mais alta também, muito pouco. Uma solução muito boa é colocar as molas de Opala. Você vai gastar entre R$150,00 e R$ 200,00 e traseira fica mais alta e firme, você não corre o risco de dar fim de curso no amortecedor.

    Abraços

    Rapaz... é isso ai mesmo!! Mas uma coisa é certa... com o amortecedor da Suprema a gás a traseira do Tracker ficou levemente mais alta que comparando com o amortecedor a óleo.. :pensativo:
  • 11/02/2009, 17:18
    Carlos TA
    Citação:

    Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Carlos, a geometria da suspenção dianteira é diferente da traseira. Na traseira a relação é direta: calço de 50 mm levanta 50 mm. Já na dianteira pela posição das molas na bandeja quando calça 40 mm o carro levanta teoricamente 50 mm. Comparando porcamente, imagine uma alavanca. Você desloca um pouco um lado e o outro desloca mais.

    Caros,
    Pegando um gancho no assunto dos calços , vou relatar um pequeno ajuste que tive que fazer na dianteira do meu carro, que pode ser útil aos outros.

    Relembrando , uso molas do Oplala 4Cil com ar na traseira mais amortecedor de Suprema a gás , e na dianteira calço mais mola do GV Diesel.
    Tive recentemente um problema no retentor do dif dianteiro ( o direito) , e detectamos que a homocinética articulou além do limite e destruiu o retentor ele estava oblongo ( por abrasão). Sendo assim resolvi abaixar um pouco a frente ,cortei 15mm no calço e mantive as molas do diesel.

    Minha conclusão : quando coloquei as molas do diesel a frente subiu pouco mais de 30 mm além das 2" do calço ou seja , foi demais. Portanto vou voltar a uma discussão antiga , a mola do diesel é mais dura ( motor mais pesado) que a do V6 e obviamente do 4cil. Talvez a do V6 mais o calço não cause este problema. Lembrando que faço uso extremo do carro em trilhas.

    []'s

    Carlos T.A.
  • 11/02/2009, 17:44
    Be Trindade
    Citação:

    Postado originalmente por Carlos TA Ver Post
    Caros,
    Pegando um gancho no assunto dos calços , vou relatar um pequeno ajuste que tive que fazer na dianteira do meu carro, que pode ser útil aos outros.

    Relembrando , uso molas do Oplala 4Cil com ar na traseira mais amortecedor de Suprema a gás , e na dianteira calço mais mola do GV Diesel.
    Tive recentemente um problema no retentor do dif dianteiro ( o direito) , e detectamos que a homocinética articulou além do limite e destruiu o retentor ele estava oblongo ( por abrasão). Sendo assim resolvi abaixar um pouco a frente ,cortei 15mm no calço e mantive as molas do diesel.

    Minha conclusão : quando coloquei as molas do diesel a frente subiu pouco mais de 30 mm além das 2" do calço ou seja , foi demais. Portanto vou voltar a uma discussão antiga , a mola do diesel é mais dura ( motor mais pesado) que a do V6 e obviamente do 4cil. Talvez a do V6 mais o calço não cause este problema. Lembrando que faço uso extremo do carro em trilhas.

    []'s

    Carlos T.A.

    Carlos,
    posta umas fotos do teu carro... pra ver como ficou com as 3''.... to pensando em colocar 1'' de BL....
    vlww!!!
  • 11/02/2009, 18:06
    Carlos TA
    4 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Be Trindade Ver Post
    Carlos,
    posta umas fotos do teu carro... pra ver como ficou com as 3''.... to pensando em colocar 1'' de BL....
    vlww!!!

    Estas fotos são antes deu cortar os 15mm , o que visualmente ficou quase imperceptível.

    []'s

    Carlos TA
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