Esse quebra-mato eu acho que é igual ao meu.
Versão Imprimível
Como disse anteriormente, comecei a ouvir uns barulhos quando passava por buracos e fui verificar o estado das bieletas. Naõ deu outra, a da direita estava desgastada (era original ainda) e tive que trocar. Como o pessoal deu a sugestão de usar a do Civic (98 a 00) comprei as peças (R$ 9,50 cada uma) e parti para ver se realmente encaixavam e eram boas quanto as originais.
A conclusão é a seguinte: o encaixe é quase perfeito, como tudo que é adaptado. A parte metálica, que é a mais importante se ajusta perfeitamente, não tem que mexer em nada. Mas as borrachas originais são altas demais e não permitem que a porca superior seja colocada. A solução foi simplesmente usar as borrachas da bieleta original. Mas seria possível cortar um pequeno pedaço da original pra fazer o encaixe.
Vejam as fotos. Recomendo pela facilidade de comprar e trocar e pelo preço.
Obs. depois de trocadas as bieletas o barulho seco na suspensão parou e o carrinnho está novamente rodando justo e silencioso como novo.
Fotos para comparação.
As três primeiras mostram as duas peças (original e do Civic) lado a lado. A penúltima é a bieleta do Civic colocada. A última é a original colocada.
Andre Sousa
Me dediquei em cumprir o que prometi, em relação ao amortecedor dianteiro, fui até a auto-peças, verifiquei vários tipos, fotografei, coloquei comentários e você, não viu, não entendeu, não gostou, o que foi ?
Em relação as bieletas do Civic, acontece que tem mais de um fabricante, e as que tanto eu como você postou fotos são um pouco ruims, não dispõem de sextavado abaixo da arruela de baixo, para que possa ser travado durante o aperto final da porca superior e não permitindo que a bieleta fique "torta", girada ...
E em relação as "borrachas", é outro item interessante, quando se vai colocar uma nova ou recolocar a bieleta, deve-se usar um outro macaco, ou se o carro estiver no elevador, colocar um calço, ou seja uma espécie de alavanca embaixo da bieleta já colocada a parte de baixo, e descer o carro um pouco, ele irá se apoiar na alavanca (calço tipo barra de ferro), e se encaixará mais facilmente na parte superior, pois já deixará pré-apertada o coxim, e com isso até com os dedos irá ser possível colocar a porca e usar chave para aperto final sem esforço ... Não há a necessidade de se usar os coxins velhos.
Sds.
;741214]Fotos para comparação.
As três primeiras mostram as duas peças (original e do Civic) lado a lado. A penúltima é a bieleta do Civic colocada. A última é a original colocada.[/quote]
Caro SUV
Eu vi sim amigo... É que saí pro almoço e agora é que terei tempo pra dar uma boa lida.
Sobre a forma correta de colocar as bieletas com a s borrachas novas valeu a dica. Vou desmontar novamente e usar um macaco pra pressionar peça e ajudar na colocação.
Vou ler com atenção sua mensagem sobre os amortecedores agora...
Caro SUV
A idéia de utilizar o "cartucho" de um outro amotecedor maior e soldar a base retirada de um amortecedor original possivelmente funcione. Quando se paga um amortecedor na mão é fácil perceber que o cartucho é soldado numa outra parte que serve para o encaixe da suspensão. Um cartucho que seja 2" mais alto evitaria o uso do calço.
Uma questão, entretanto, é de extrema relevância pra ecolha desse cartucho. É que ele deve ter a mesma calibragem, ou mais dura, que a do Grand Vitara. De um modo geral os utilitários como o Tracker pedem um amortecedor mais duro que de um carro comum. O caso dos amortecedores da Suprema foi interessante porque é um carro com uma mala absurda de grande e seus amortecedores estão calibrados pra carregar muito peso, por isso se adaptou tão bem na traseira do Tracker.
Outra questão que me preocupa é o teste desses amortecedores. No caso da traseira do Tracker, os amortecedores são trocados soltando apenas dois parafusos. Já os da dianteira, para serem testados tem que se desmontar a suspensão toda - isso é trabalhoso e caro.
Não sei se existe uma máquina capaz de medir o peso da ação do amortecedor. Se hover isso será fundamental pras futuras comparações antes de a peça ser montada no carro.
Abraços.
Andre Sousa
Existe sim, Dinamômetro, e tem outra que é dinâmica e mede em trabalho (simulando), mas pelo que sei esse amortecedor sugerido daria conta do recado, para você ter uma idéia, o amortecedor do GV/ Tracker, é o mesmo que foi inicialmente utilizado nos Vitaras, que são muito mais leves que ele, e as molas menos duras e ou resistentes, após eu ter colocado minhas sugestões, ppude idealizar um meio mais prático, que é permanecendo com a base original do amortecedor do Tracker e bem em cima, o mais em cima possível, cortar e soldar juntando com a parte do amortecedor sugerido, utilizando apenas o sistema de rosqueamento do mesmo, ou seja não será preciso mexer na base, a estrutura continuará a mesma, apenas transformaremos o amortecedor do Tracker, para traabalhar com sistema de desrrosqueamento e utilização do cartucho, que no caso é 4" mais longo/comprido, tendo ainda 2" para alterar a rosca superior para ser idêntica a do Tracker, com isso teremos um cartucho original, longo mais 2", zerado, e uma base que se acopla originalmente no Tracker e recebe o cartucho de forma simples e fácil, como dito acima, o amortecedor tem pouca influência no sistema, tanto é que as molas dos GVs/ Trackers mudam, mas os amortecedores continuam os mesmos ...
E lembrando que são os mesmos utilizados nos primeiros Vitaras lançados, e sem nenhuma alteração.
Uma curiosidade: O amortecedor original (de fábrica) do GV/Tracker, não vem com beirola (uma espécie de anel circundante mais acima do amortecedor) esse anel melhora a "vedação entre o amortecedor e o copo (guarda-pó) do amortecedor, ele faz com que o mecanismo trabalhe mais justo, não permitindo assim entrada de quase nada na haste do amortecedor, engraçado que os amortecedores originais não vem com essa "beirola/anel" mas tem um fabricante de amortecedor "paralelo para os GVs/Trackers que fabricou com esse sistema, e nos amortecedores Japoneses e os qua ainda vem importados originais, dispõem desse "anel" ao redor do amortecedor, se não estiver conseguindo materializar o que estou digitando, me peça que providencio uma foto ...
Sds.
;741431]Caro SUV
A idéia de utilizar o "cartucho" de um outro amotecedor maior e soldar a base retirada de um amortecedor original possivelmente funcione. Quando se paga um amortecedor na mão é fácil perceber que o cartucho é soldado numa outra parte que serve para o encaixe da suspensão. Um cartucho que seja 2" mais alto evitaria o uso do calço.
Uma questão, entretanto, é de extrema relevância pra ecolha desse cartucho. É que ele deve ter a mesma calibragem, ou mais dura, que a do Grand Vitara. De um modo geral os utilitários como o Tracker pedem um amortecedor mais duro que de um carro comum. O caso dos amortecedores da Suprema foi interessante porque é um carro com uma mala absurda de grande e seus amortecedores estão calibrados pra carregar muito peso, por isso se adaptou tão bem na traseira do Tracker.
Outra questão que me preocupa é o teste desses amortecedores. No caso da traseira do Tracker, os amortecedores são trocados soltando apenas dois parafusos. Já os da dianteira, para serem testados tem que se desmontar a suspensão toda - isso é trabalhoso e caro.
Não sei se existe uma máquina capaz de medir o peso da ação do amortecedor. Se hover isso será fundamental pras futuras comparações antes de a peça ser montada no carro.
Abraços.[/quote]
Andre Sousa
Dê uma olhada como ficou a bieleta no meu carro ! repare que as borrachas estão simétricas (e seu carro ser mais alto não tem nada a ver) ...
Repare também que o fabricante das bieletas que comprei, fez elas muito mais similares do que as que comprou, repare que a parte arredondada onde fica a esfera de movimento, é menor, similar a original, a que está usando tem o diâmetro um pouco maior, compare só !
Aproveite e veja como ficou as coifas a "Belina/Corcel II/Pampa"" .. ficam show de bola ...
Maravilha de Lavoisier ...
Sds.