Powered by vBulletin

Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 258 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 158208248249250251252253254255256257258259260261262263264265266267268308358 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/11/2008, 13:33
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por Be Trindade Ver Post
    São estas fotos que eu tenho, eu acho que ele tem mais um ainda na loja. Queria saber se alguem já usou algum quebra mato no GV a nao ser o André.
    Valeu!:concordo:

Esse quebra-mato eu acho que é igual ao meu.
  • 14/11/2008, 13:52
    Andre Sousa
    3 Anexo(s)
    Bieletas do CIVIC 98 a 00
    Como disse anteriormente, comecei a ouvir uns barulhos quando passava por buracos e fui verificar o estado das bieletas. Naõ deu outra, a da direita estava desgastada (era original ainda) e tive que trocar. Como o pessoal deu a sugestão de usar a do Civic (98 a 00) comprei as peças (R$ 9,50 cada uma) e parti para ver se realmente encaixavam e eram boas quanto as originais.

A conclusão é a seguinte: o encaixe é quase perfeito, como tudo que é adaptado. A parte metálica, que é a mais importante se ajusta perfeitamente, não tem que mexer em nada. Mas as borrachas originais são altas demais e não permitem que a porca superior seja colocada. A solução foi simplesmente usar as borrachas da bieleta original. Mas seria possível cortar um pequeno pedaço da original pra fazer o encaixe.

Vejam as fotos. Recomendo pela facilidade de comprar e trocar e pelo preço.

Obs. depois de trocadas as bieletas o barulho seco na suspensão parou e o carrinnho está novamente rodando justo e silencioso como novo.
  • 14/11/2008, 13:55
    Andre Sousa
    5 Anexo(s)
    Fotos para comparação.

As três primeiras mostram as duas peças (original e do Civic) lado a lado. A penúltima é a bieleta do Civic colocada. A última é a original colocada.
  • 14/11/2008, 14:39
    SUVprata
    Andre Sousa

Me dediquei em cumprir o que prometi, em relação ao amortecedor dianteiro, fui até a auto-peças, verifiquei vários tipos, fotografei, coloquei comentários e você, não viu, não entendeu, não gostou, o que foi ?

Em relação as bieletas do Civic, acontece que tem mais de um fabricante, e as que tanto eu como você postou fotos são um pouco ruims, não dispõem de sextavado abaixo da arruela de baixo, para que possa ser travado durante o aperto final da porca superior e não permitindo que a bieleta fique "torta", girada ...

E em relação as "borrachas", é outro item interessante, quando se vai colocar uma nova ou recolocar a bieleta, deve-se usar um outro macaco, ou se o carro estiver no elevador, colocar um calço, ou seja uma espécie de alavanca embaixo da bieleta já colocada a parte de baixo, e descer o carro um pouco, ele irá se apoiar na alavanca (calço tipo barra de ferro), e se encaixará mais facilmente na parte superior, pois já deixará pré-apertada o coxim, e com isso até com os dedos irá ser possível colocar a porca e usar chave para aperto final sem esforço ... Não há a necessidade de se usar os coxins velhos.

Sds.

;741214]Fotos para comparação.

As três primeiras mostram as duas peças (original e do Civic) lado a lado. A penúltima é a bieleta do Civic colocada. A última é a original colocada.[/quote]
  • 14/11/2008, 14:51
    Be Trindade
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Esse quebra-mato eu acho que é igual ao meu.

Se for estamos bem, pq eu achei muito bem acabado e resistente.

O seu é da OGZ?
    valeu!
  • 14/11/2008, 14:57
    TMorais
    Citação:

Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Fotos para comparação.

As três primeiras mostram as duas peças (original e do Civic) lado a lado. A penúltima é a bieleta do Civic colocada. A última é a original colocada.

André,

Com o uso dessa bieleta do Civic vc colocou calço na barra estabilizadora?
    Acho que irei colocar essa do Civic e "guardar as originais" mas preciso saber se coloca ou não o calço.:pensativo:

Att.
    Morais
  • 14/11/2008, 14:59
    TMorais
    Citação:

Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Olá Tarciso

O calço que estou usando não pega em nada.
    As medidas são 8,0cm X 5,0cm X 1,25cm. Sugiro que deixe vazada uma das extremidades mas, se não quiser, a distância entre os furos é 6,0cm.

Abs

Helio

Valeu Hélio. Já anotei.:concordo:

Att.
  • 14/11/2008, 15:44
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    Andre Sousa

Me dediquei em cumprir o que prometi, em relação ao amortecedor dianteiro, fui até a auto-peças, verifiquei vários tipos, fotografei, coloquei comentários e você, não viu, não entendeu, não gostou, o que foi ?

Caro SUV

Eu vi sim amigo... É que saí pro almoço e agora é que terei tempo pra dar uma boa lida.

Sobre a forma correta de colocar as bieletas com a s borrachas novas valeu a dica. Vou desmontar novamente e usar um macaco pra pressionar peça e ajudar na colocação.

Vou ler com atenção sua mensagem sobre os amortecedores agora...
  • 14/11/2008, 15:47
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por TMorais Ver Post
    André,

Com o uso dessa bieleta do Civic vc colocou calço na barra estabilizadora?
    Acho que irei colocar essa do Civic e "guardar as originais" mas preciso saber se coloca ou não o calço.:pensativo:

Att.
    Morais

Não uso calço na fixação da barra estabilizadora. Minhas bieletas duraram 1 ano depois que eu levantei o carro. Troquei antes que ficassem ruim ou quebrassem, acho que ainda daria pra rodar bastante. R$ 20 por ano com bieleta dá pra gastar.
  • 14/11/2008, 18:34
    Andre Sousa
    Citação:

Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    o amortecedor dianteiro da Tipo 1.6/2.0; Tempra SW; Turbo gás, que no caso que eu verifiquei era da Cofap de código: GP32212. Bem acontece que ele é do tipo "CARTUCHO", ou seja, ele ORIGINAL, possui base onde um cartucho entra no sistema que é aparafuzado na base do disco dianteiro, e que possui uma porca que é rosqueada quando se introduz o cartucho, acontece que o cartucho ao seja o amortecedor completo tem 4" a mais do que o do Grand Vitara/ Tracker, e como o fio de rosca do amortecedor apresentado é curta, pode-se ainda confeccionar rosca padrão do GV/ Tracker, ou seja um tremendo ganho a mais ...

Mesmo retirando/ alterando parte da rosca original do amortecedor apresentado, ainda tem-se comprimento de 2" a mais do que o do GV/ Tracker ...

Em relação a base que será aparafusada na base do disco, utilizando um (dois) amortecedor velho do GV /Tracker, efetua-se a substituição por meio de corte/solda e esmerilhamento substituindo a base original do amortecedor do GV/ Tracker pela do amortecedor apresentado, assim teremos uma base que receberá o cartucho novo com as características originais do GV/ Tracker e com o cartucho novo já com rosca alterada e com comprimento 2" maior do que o do GV/ Tracker.

PS.: As imagens são de amortecedor que não é original, e por isso nas auto-peças possuem duas opções, apenas o cartucho para substituir o cartucho original ruim do carro, ou comprar o que aparece nas imagens poém já vem completo, por isso se for efetuar as mudanças, terá que ter um original de ferro-velho, para aproveitar a base e comprar o cartucho, na base original comprada no ferro-velho, você efetuará as mudanças referentes "a base" e no cartucho que comprar, "apenas a mudança e pequeno encurtamento na rosca" ficando ele assim com 2" ou o que desejar, pois como comentado ele possui 4" a mais ...

PS-2.: Acredito não ser necessário comentar que na base original, você estará lidando com algo sem pressão, sem óleo, etc .. e no velho do GV/ Tracker, o mesmo estará com óleo ainda, mas como trata-se de item "velho" pode-se furar e retirar o óleo antes de proceder ao corte e solda ...

PS-3.: Os cartuchos são muito mais baratos do que o amortecedor completo, como o da foto apresentada, ou seja, comprar amortecedor no ferro-velho original e comprar o cartucho novo na auto-peças ...

Sds.

Caro SUV

A idéia de utilizar o "cartucho" de um outro amotecedor maior e soldar a base retirada de um amortecedor original possivelmente funcione. Quando se paga um amortecedor na mão é fácil perceber que o cartucho é soldado numa outra parte que serve para o encaixe da suspensão. Um cartucho que seja 2" mais alto evitaria o uso do calço.

Uma questão, entretanto, é de extrema relevância pra ecolha desse cartucho. É que ele deve ter a mesma calibragem, ou mais dura, que a do Grand Vitara. De um modo geral os utilitários como o Tracker pedem um amortecedor mais duro que de um carro comum. O caso dos amortecedores da Suprema foi interessante porque é um carro com uma mala absurda de grande e seus amortecedores estão calibrados pra carregar muito peso, por isso se adaptou tão bem na traseira do Tracker.

Outra questão que me preocupa é o teste desses amortecedores. No caso da traseira do Tracker, os amortecedores são trocados soltando apenas dois parafusos. Já os da dianteira, para serem testados tem que se desmontar a suspensão toda - isso é trabalhoso e caro.

Não sei se existe uma máquina capaz de medir o peso da ação do amortecedor. Se hover isso será fundamental pras futuras comparações antes de a peça ser montada no carro.

Abraços.
  • 14/11/2008, 19:53
    SUVprata
    Andre Sousa

Existe sim, Dinamômetro, e tem outra que é dinâmica e mede em trabalho (simulando), mas pelo que sei esse amortecedor sugerido daria conta do recado, para você ter uma idéia, o amortecedor do GV/ Tracker, é o mesmo que foi inicialmente utilizado nos Vitaras, que são muito mais leves que ele, e as molas menos duras e ou resistentes, após eu ter colocado minhas sugestões, ppude idealizar um meio mais prático, que é permanecendo com a base original do amortecedor do Tracker e bem em cima, o mais em cima possível, cortar e soldar juntando com a parte do amortecedor sugerido, utilizando apenas o sistema de rosqueamento do mesmo, ou seja não será preciso mexer na base, a estrutura continuará a mesma, apenas transformaremos o amortecedor do Tracker, para traabalhar com sistema de desrrosqueamento e utilização do cartucho, que no caso é 4" mais longo/comprido, tendo ainda 2" para alterar a rosca superior para ser idêntica a do Tracker, com isso teremos um cartucho original, longo mais 2", zerado, e uma base que se acopla originalmente no Tracker e recebe o cartucho de forma simples e fácil, como dito acima, o amortecedor tem pouca influência no sistema, tanto é que as molas dos GVs/ Trackers mudam, mas os amortecedores continuam os mesmos ...

E lembrando que são os mesmos utilizados nos primeiros Vitaras lançados, e sem nenhuma alteração.

Uma curiosidade: O amortecedor original (de fábrica) do GV/Tracker, não vem com beirola (uma espécie de anel circundante mais acima do amortecedor) esse anel melhora a "vedação entre o amortecedor e o copo (guarda-pó) do amortecedor, ele faz com que o mecanismo trabalhe mais justo, não permitindo assim entrada de quase nada na haste do amortecedor, engraçado que os amortecedores originais não vem com essa "beirola/anel" mas tem um fabricante de amortecedor "paralelo para os GVs/Trackers que fabricou com esse sistema, e nos amortecedores Japoneses e os qua ainda vem importados originais, dispõem desse "anel" ao redor do amortecedor, se não estiver conseguindo materializar o que estou digitando, me peça que providencio uma foto ...

Sds.

;741431]Caro SUV

A idéia de utilizar o "cartucho" de um outro amotecedor maior e soldar a base retirada de um amortecedor original possivelmente funcione. Quando se paga um amortecedor na mão é fácil perceber que o cartucho é soldado numa outra parte que serve para o encaixe da suspensão. Um cartucho que seja 2" mais alto evitaria o uso do calço.

Uma questão, entretanto, é de extrema relevância pra ecolha desse cartucho. É que ele deve ter a mesma calibragem, ou mais dura, que a do Grand Vitara. De um modo geral os utilitários como o Tracker pedem um amortecedor mais duro que de um carro comum. O caso dos amortecedores da Suprema foi interessante porque é um carro com uma mala absurda de grande e seus amortecedores estão calibrados pra carregar muito peso, por isso se adaptou tão bem na traseira do Tracker.

Outra questão que me preocupa é o teste desses amortecedores. No caso da traseira do Tracker, os amortecedores são trocados soltando apenas dois parafusos. Já os da dianteira, para serem testados tem que se desmontar a suspensão toda - isso é trabalhoso e caro.

Não sei se existe uma máquina capaz de medir o peso da ação do amortecedor. Se hover isso será fundamental pras futuras comparações antes de a peça ser montada no carro.

Abraços.[/quote]
  • 14/11/2008, 21:37
    SUVprata
    1 Anexo(s)
    Andre Sousa

Dê uma olhada como ficou a bieleta no meu carro ! repare que as borrachas estão simétricas (e seu carro ser mais alto não tem nada a ver) ...

Repare também que o fabricante das bieletas que comprei, fez elas muito mais similares do que as que comprou, repare que a parte arredondada onde fica a esfera de movimento, é menor, similar a original, a que está usando tem o diâmetro um pouco maior, compare só !

Aproveite e veja como ficou as coifas a "Belina/Corcel II/Pampa"" .. ficam show de bola ...

Maravilha de Lavoisier ...

Sds.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 258 de 405 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 158208248249250251252253254255256257258259260261262263264265266267268308358 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:01.