Postado originalmente por
DORELLA
Caros,
acabei de chegar de um test drive que fiz no Toyota RAV4, 2.0L, 4x4, 2015/2016.
Consegui pegar um trecho legal de pista livre de radares, cheguei a dar 130 km/h nele e fiz umas 8 retomadas (freando a 70 km/h e retomando a 100 km/h).
Em termos de acabamento interno e tecnologia, o carro é muito superior ao Grand Vitara (por exemplo, sistema multimídia de série; keyless; acabamento em couro nas portas e no painel; maçanetas das portas cromada; aquecimento dos bancos dianteiros; ar condicionado digital dual zone; acionamento elétrico dos bancos dianteiros; câmera de ré com e vários outros detalhes). O espaço interno também ganha do GV. Consegue ser mais confortável, principalmente no banco traseiro (acho o GV confortável, mas o RAV4 é mais). Fiquei impressionado com o espaço que sobrou na parte de trás após eu dirigir com muito conforto (tenho 1,80m). O porta malas é mais espaçoso do que o do GV, mesmo com o estepe que agora fica dentro do porta malas.
Em termos de segurança, ganha por ter 6 air bags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).
Mas irei concentrar a minha avaliação em termos de motor/câmbio/tração. O motor não me pareceu muito superior ao do GV. Ele tem 146 CV a 6.200 RPM e torque máximo de 19,1 a 3.600 RPM. O que é muito, mas muito, muito mesmo, superior, é o câmbio CVT com modo sequencial de 7 marchas. Show de bola! Além de suave nas trocas de marchas, o câmbio responde rapidamente nas retomadas, o que dá tranquilidade. Você pisa e o bicho responde imediatamente. Além disso, quando entra na 7a marcha, o motor fica leve, em baixíssima rotação. O sequencial dele torna o câmbio praticamente manual, deixando o carro esportivo. A alavanca do câmbio é macia e ágil.
A tração é 4x4 sem opção de bloqueio de diferenciais e sem caixa de redução. Tem um botão que vc aciona e o carro fica somente com a tração dianteira. Senti o carro tão estável quanto o GV em curvas fechadas (com o 4x4 ligado). Ele também gruda no chão.
Mas tudo isso tem um preço. O vendedor me informou que o preço de tabela é R$ 145 mil, já com os bancos e os acabamentos em couro. Mas me disse que o último que ele vendeu o gerente fez por R$ 137 mil.
Tem a versão 2.5L, 4x4, com motor de 179 CV a 6.000 RPM, 23,8 Kgf a 4.100 RPM e câmbio de 6 marchas tradicional (sem ser CVT), com modo sequencial. Não tinha esse carro para fazer o test drive, mas o vendedor me disse que o carro fica nervoso com esse motor. O preço dele de tabela é R$ 152 mil, mas o vendedor me disse que o último que ele vendeu saiu por R$ 144 mil.
A diferença me parece valer a pena, embora eu não o tenha testado. Evidentemente, o consumo é maior.
Um detalhe: há uns dois meses, comprei um rack Thule de um sujeito que tinha acabado de trocar o GVIII dele 4x4 num RAV4 4x4. Perguntei a ele porque tinha feito tal troca. Ele disse que era por causa do motor/câmbio, tecnologia e segurança, mas que estava arrependido, porque na primeira pescaria que ele fez com o RAV4 (para chegar no lugar que ele pesca tem que rodar em estradas de terra ruins e quando chove é um atoleiro só) quase ficou atolado. Ele me disse que o GV é muito mais preparado para o off-road do que o RAV4.
Ainda farei dois outros test drives: no Honda CRV 4x4 e no KIA Sportage 4x4. Mas sabe-se lá quando terei tempo....
Infelizmente, o GV, embora seja um excelente carro, e ótimo para off-road leve a moderado, está muito ultrapassado. A concorrência tem muito a oferecer. Agora, para quem precisa do bloqueio e da redução, pode esquecer. Não tem isso no RAV4.
Abraços,
Gustavo Dorella.
Brasília-DF
GV 4x4, AT, 2009/2010.