Postado originalmente por
AugustoSC
Oi Pessoal,
Acho que está havendo um engano aqui quanto ao 4H e 4H lock.
No 4H, apesar do torque ser fixo, não existe o bloqueio do diferencial, portanto, as rodas da frente podem rodar em uma velocidade diferente das rodas traseiras. Pensem em um carro apenas com tração dianteira, apesar do torque ser o mesmo nas duas rodas, o diferencial permite que a roda da direita rode diferente da roda da esquerda. Em situações aonde uma das rodas está livre, o carro não consegue sair.
No 4H Lock, o diferencial central fica bloqueado, portanto, as rodas da frente rodam o mesmo que as rodas de trás. Por esta razão, não se deve engatar o 4Hlock em piso de asfalto, pois numa curva a roda da frente gira mais que a traseira e neste caso ou vai quebrar o sistema de bloqueio do diferencial ou você não vai conseguir esterçar o volante para fazer a curva. Se uma roda sair do chão no eixo da frente, o carro não irá ficar parado pois rodas traseiras tracionarão..No caso do carro ficar em X, teria problema já que o carro não bloqueia o diferencial entre as rodas do mesmo eixo.
Até onde sei, o sistema do CRV (pelo menos até o modelo anterior ao mais novo) ao sair uma das rodas do chão o carro para. Já vi vídeos do CRV na internet mostrando isso. Acredito que o GV em 4H também pararia.
No mais, em estradas de terra o 4H já se mostra bastante bom..Já o 4Hlock trás um bom ganho de tração ao carro..Em situações de estradas de terra com chuva, talvez o 4Hlock reduzido te dê mais chance de passar, mas não tenho experiência. Sei que para offroad em trilhas leves, o 4Hlock reduzido é muito bom de andar e o carro sobe até parede, mas ainda não peguei trechos muito escorregadios para saber se a reduzida seria mais indicada. O controle de tração em carros 4x4 de verdade fariam um serviço melhor, mas este não é o carro do CRV no meu entendimento.