Boa tarde pessoal, segue os prós e contras da modificação do GV-III com a adição de rodas aro 16" e pneus BFGoodrich medida 225/75 R16.
Primeiramente, as rodas aro 16" que caibão na furação do nosso Grand Vitara(5 X 114,3) sem que peguem nas pinças de freio são:
1 - Roda do Honda Civic (essa cabe certinho e fica por dentro da caixa de roda)
2 - Da picape Ranger (Da certo o local, mas sai p/ fora da caixa de roda)
3 - Scorro S150 aro 16" 5 X 114,3 (cabe no local, aproveitando as porcas e tudo, porém sai p/ fora)
As rodas que coloquei foram as da Scorro, segue o link:
Rodas Scorro
Vamos as contras:
1- Pelo fato das rodas saírem p/ fora, em situações onde a suspensão traseira o pneu entra todo, raspa na parte superior da caixa de roda traseira. Na frente quando se esterçava todo o volante e se entrava em uma curva muito rápido(sendo esta curva uma descida) roçava um pouco na proteção de plástico interna da caixa de roda dianteira, porém foi resolvido com um estilete cortando um pequeno pedaço desse plástico :cool:
2 - Devido os pneus serem mais "cascudos" que os Sreets originais que vieram no GV, fazem um pouco de barullho, mas nada que um vidro fechado e um somzinho não resolva :torcendo:
Agora aos Prós:
1 - O carro ficou mais alto, apesar de nos cálculos(225/65 R17 versus 225/75 R16), na ponta do lápis indicar que ficariam apenas 1 cm mais alto, na realidade ficou mais. Da até p/ notar quando se entra no carro; acho que por conta dos gumos dos pneus maiores, sei lá... ainda vou medir a altura dele com um original.
2 - A performance na lama e areia tb melhorou.
3 - O visual(p/ quem gosta deste estilo) ficou mais agressivo(como podem ver nas fotos em anexo), ou seja, ficou mais parecido com um Jipinho. :euforico:
4 - O carro ficou mais macio :dance: , ando com os BF com 31 libras, e mesmo assim fica melhor que os 29 que eu andava com os pneus originais :freaking: (oh pneuzinho ruim e duro do caralho)... acho que a maciez se deve ao fato dele ter mais borracha, afinal o perfil do pneu aumentou (era 65 e agora é 75).
Bem, essas são as impressões, que na minha opinião, os prós superam os contras. Segeum as imagens em anexo.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...