Postado originalmente por
Xavier
Pessoal,
Parece alguns colegas ainda estão confusos sobre as diferenças entre 4x4H, 4x4HLocked e 4x4LLocked. Quando me fazem perguntas sobre isso, costumo explicar mais ou menos como no texto abaixo. Espero que ajude quem precisa.Para entender as diferenças
4x2, 4x4 High , 4x4 High Locked, 4x4 Low Locked, etc.
Talvez a maneira mais fácil de entender estas diferenças é voltar ao passado:
1. No início, não existiam jipes. Todos os carros eram 4x2 e todos os carros tinham um diferencial no eixo de tração, para permitir que ele fizesse curvas. Certo? Isto persiste até hoje.
2. Daí, inventaram o jipe. Normalmente ele andava em 4x2 e, quando necessário, acionava-se uma alavanca e ele passava a andar em 4x4. Cada um dos dois eixos de tração tinha seu diferencial, para permitir que o carro fizesse curvas. Mas, quando o carro andava em 4x4, o eixo dianteiro e o eixo traseiro (portanto, as duas rodas dianteiras e as duas rodas traseiras) "insistiam" e girar todas na mesma velocidade, o que nem sempre era possível devido às irregularidades do piso. Se o piso fosse de baixa aderência (barro, areia, terra solta, etc), não havia problema. Mas, se o piso fosse seco (asfalto ou concreto seco por exemplo) o sistema de transmissão todo era sobrecarregado e sofria desgaste prematuro. O melhor exemplo deste tipo de veículo são os famosos Jeep CJ, muitos dos quais ainda rodam por aí. O nosso conhecido Troller usa exatamente este sistema. É o chamado 4x4 part time. Ou seja, você só engata e anda de 4x4 quando é realmente necessário.
3. Daí, a Land Rover, inventou o "diferencial central": Além dos dois diferenciais nos eixos de tração, eles meteram um terceiro diferencial, no eixo cardan, aquele que transfere a força do motor para os diferenciais e portanto para as rodas. A função do chamado diferencial central é distribuir a força do motor pelas 4 rodas, sempre da maneira mais eficaz. Assim, as LR foram os primeiros veículos 4x4 full time. Andavam SEMPRE em 4x4 sem o inconveniente dos 4x4 part time. Mas, por outro lado, os 4x4 part time seriam mais eficientes em pisos menos aderentes, como lama, pedras soltas, etc. Seriiiiam. Porque aí os ingleses da LR inventaram o tal do "Lock", ou "bloqueio do diferencial central". Funciona assim: você vem vindo na sua Defender por uma estrada asfaltada e seca na transamazônica, por exemplo (em 4x4; lembre-se que ela é 4x4 full time); acaba o asfalto, e a estrada se transforma em um imenso lamaçal. Você nem para, nem diminui a velocidade. Apenas aciona a alavanca certa, bloquia o diferencial central e está em 4x4 Lock. O famoso Lada Niva foi um dos primeiros a copiar o sistema.
4. O 4x4 pode ser H (de High, velocidade alta) ou L (de Low, velocidade baixa). No popular: H para velocidade normal e força normal e L para velocidade reduzida força ampliada.
4. Hoje são inúmeros os veículos de tração integral 4x4 que usam este sistema, inclusive a Grand Vitara. O que muda é apenas o sistema de acionamento, que é elétrico.
5. Bloqueio de diferencial do eixo de tração é outra coisa e não tem nada a ver com 4x4. Na verdade este tipo de bloqueio (bloqueio completo ou limitado) é muito usado em veículos 4x2 de competição.
6. Na prática: quando o carro estiver com uma roda no ar (ou sem aderência) e as outras 3 apoiadas, só vai sair se estiver em 4x4Lock (diferencial central bloqueado), tanto faz se High ou Low. Quando estiver com 2 rodas no ar (ou sem aderência), mesmo em Lock não vai andar. Neste caso, só empurrando, rebocando, guinchando ou com diferencial do eixo de tração bloqueado (um sistema decente para bloqueio de diferencial de eixo de tração custa, no Brasil, o equivalente a uns USD2.500,00).