Um videozinho que ilustra bem a capacidade da GV3.
Grand Vitara / Grand Nomade Ultimate Compilation Tribute - YouTube
Versão Imprimível
Um videozinho que ilustra bem a capacidade da GV3.
Grand Vitara / Grand Nomade Ultimate Compilation Tribute - YouTube
boa tarde . Comprei um GV 2010 ..e quero colocar um Rack nele . Alguma sugestão ou apenas originais ?
Pessoal, estou precisando trocar os pneus do meu GV. Os Dunlop Sport01 225/60R18 ainda têm mais ou menos 1mm para o TWI, mas na lateral externa já estão bem comidos, quase carecas. Tenho a opção de trocar apenas 3 deles e colocar o estepe pra rodar por 2400 ou posso trocar os 4 pelos Yokohama Geolandar SUV G55. Esses achei em uma loja da internet (guapore pneus, não conheço, seria arriscar um pouco) e contando frete e montagem custariam perto dos 3150.
O que vocês recomendam? Alguma outra sugestão? Sei que não tem pneu AT nessa medida, mas qual seria mais apto a pegar uma terra de vez enquando sem abrir um buraco muito grande no meu bolso? Meu uso é quase sempre em asfalto com uma ou duas idas ao sítio por mês na serra dos pirineus. São 15km de subida com pedra solta, algumas costelas de vaca e areia que se transforma em um pouco de barro em algumas épocas do ano, mas não é necessário pneu agressivo, o povo sobe pras cachoeiras com todo tipo de veículo 4x2, de unão com escada no teto a fusion novo.
Rapaz, a umas páginas atrás tem um debate sobre pneus, já deu uma olhada? Outra dica é ver o histórico do fórum, pois existem dicas preciosas sobre os pneus.
Ah, eu escolhi um chinês e estou tranquilo com ele (já passou de 20 mil km rodados), o Roadstone Roadian HT, cuja medida é 235/65 R17. Aliás, até gostei mais do visual com essa medida pouco maior. Contudo, em razão da diferença de aro, tem que ver as medidas disponíveis para substituição no seu carro.
Valeu.
Na posição 4H, entendo que o diferencial central fica aberto permitindo a compensação de rodagem nas curvas, onde as dianteiras percorrem um trajeto maior.. e ao mesmo tempo, com ele aberto, envia torque para os dois eixos.. Sabes se essa relação de 48/52 é fixa ou ela pode variar de acordo com algum parâmetro? tais como acelerações, curvas ou frenagem?
Outra duvida, pela teoria dos diferenciais aberto, na posição 4H, bastaria uma roda só perder o contato com o solo para o carro perder tração nas outras rodas?
Sempre na mesma proporção, o que é muito bom. Quanto a segunda pergunta, NÃO, se uma roda perder o contato as outras duas do outro eixo darão conta mas no caso de entrar em X ai sim a coisa fica ruim, rs. Tem gente que usa o freio para sair (left foot breaking), a V6 tem o controle de tração pra isso.
Oi Luis,
Eu acho que no 4H se uma roda perder contato o carro não iria andar...Uma das vantagens do 4H lock seria justamente essa em relação ao 4H. No 4H lock é que se ficar em X o carro não anda. Não tenho certeza absoluta sobre isso...
No 4H acho que a relação de torque é fixa...mas não tenho certeza...Engraçado isso, essa informação não é tão fácil de se achar o que é uma falha da Suzuki.
O GV nunca vai ficar com 100% em qualquer um dos eixos como os "on demand" então no caso de uma roda apenas o outro eixo terá tração sim, o problema é quando duas rodas, uma de cada eixo fica sem tração ai patina mesmo. Caí em uma vala em uma curva em estrada de terra com bastante lama pegajosa, as duas rodas da direita ficaram patinando com toda a tração, saí com trator
Abs
Ao meu ver no 4h se uma roda destracionar o carro pára sim. O 4H Lock resolve isso em partes pois permanece o risco do x.
Quanto a proporção de torque de fato não é uma informação fácil de obter. Mas acredito q em 4h o traseiro receba um pouco mais (de forma fixa, não variável) q o dianteiro e q em lock chegaria proximo dos 50/50. Ja o 4LL nao muda isso. Apenas multiplica a torque na roda.
O comportamento do carro muda muito entre os modos.
Genericamente falando, a maioria dos sistemas AWD funciona assim. (Para quem achar estranho, a GV é AWD sim. Na verdade um misto de 4WD e AWD o que resultaria num 4AWD).
A menos q me provem o contrario, mas a TR4 é igual. Só tem a opção adicional de desacoplar a tração dianteira. Besteira pois continua bebendo muito.
SX4, ASX, Duster são AWD com tração continuamente variável (on demand). Exceto pelo controle de tração e ESP no ASX, eles sofrem com o X da mesma forma que a GV.
Troller, tracker e jimny são 4WD. Ou seja não rodam com tração no asfalto e continuam sofrendo com o x no off road( exceto troller q tem um sisteminha LSD)
Pra ficar de boa mesmo só com uma mercedes G63. Que vem de fábrica com bloqueio selecionável nos 3 diferenciais. Rsrsrs Ou instalando bloqueios aftermarket. Coisa que ainda não existe pra gv3.
Um jimny com bloqueio nos 2 eixos só pára por uma força muito grande da natureza.
Bom dia, já fiz parte deste forum a um tempo atrás quando estava comprando meu primeiro 4X4, acabei comprando uma Frontier, mas por forças maiores $$ vendi. Estou pensando em comprar uma GV 2012-13 ou um Jimny 2015. Dúvidas na escolha=
Jimny - muitos falam que é 10 nas trilhas mas em viagens o motor é muito fraco.
Tamanho reduzido para 4 pessoas, não tem porta malas.
Vantagens - não preciso fazer quase nada para encarar trilhas leves/medias.
Vitara - o que preciso fazer para encarar trilhas leves-medias e quanto devo gastar?
consumo??
OBS. Estou querendo fazer uma viagem para o Chile com 3 pessoas adultas.
Alguém pode me dar umas dicas?
Obrigado.
Jorge
Bruno, acho que vc esta enganado. O lock serve apenas para bloquear o diferencial central torsen que equilibra o percurso dos eixos dianteiros e traseiros em pisos de grande aderência mas os eixos continuam com tração independente. Se vc acionar o lock em uma estrada de terra verá que a tração vai continuar com praticamente a mesma proporção nos eixos mas o carro fica mais estável, desliza menos na terra ou seja o torsen é bloqueado e aqueles pequenos ajustes de distância percorrida não ocorrem mais. O GV não consegue ficar 100% em apenas um eixo como os on demand, se isso acontecesse ai sim uma única roda sem tração seria um problema mas mesmo assim os sob demanda também tem lock
boa noite é primeira vez que posto e entro, vi as fotos do kit multimidia e gostaria de saber se alguem sabe onde compro o controle dela separado segue o link caso alguem possa me ajudar grato desde ja
http://www.witson.com/data/2010/z/ww...4082741469.jpg http://www.witson.com/data/2010/z/ww...8482841073.jpg