x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por BrunoSX4 Ver Post
    Luis,

Eu achava que o torsen fosse um sistema de diferencial auto blocante meio raro, utilizado por alguns subaru.
    Acho que vale fazermos um teste prático. Vou tentar encontrar um local propício com uma valeta e vou fazer umas brincadeiras.
    Os carros que andam em asfalto no 4X4 e não são ondemand usam o torsen como a antiga SW4. Ja passei em valetas com uma roda de cada vez sem contato e sem o lock e a viatura passou na boa, acho que o sistema da GV não é capaz de transmitir toda a tração pra um eixo só.
    Abs
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

Citação Postado originalmente por Luis Artur - SP Ver Post
    Os carros que andam em asfalto no 4X4 e não são ondemand usam o torsen como a antiga SW4. Ja passei em valetas com uma roda de cada vez sem contato e sem o lock e a viatura passou na boa, acho que o sistema da GV não é capaz de transmitir toda a tração pra um eixo só.
    Abs

Entendo o que você quer dizer Luis. O que me intriga é que considerando essa informação, a diferença de 4H para 4HL é muito pequena.. visto que, se no modo 4H já tenho transferência fixa de torque para os dois eixo (53/47 ou 52/48) e no modo 4HL tenho 50/50. A unica vantagem seriam as pequenas correções que o modo 4H faz no percurso dos eixos para poder rodar no asfalto.. mas fora da estrada é praticamente a mesma coisa andar de 4H e 4HL.. certo?

Observando a situação de uma chuvarada no asfalto, andando em 4H, uma das rodas dianteira caísse num buraco cheio de água e perdesse a tração, toda força motriz seria jogada pra ela e o carro ficaria a deriva.. Nessa situação acho que a versão do Luis se sustenta na base da transferência fixa para os dois eixos do carro.. seria bem mais seguro! (situação em que os on-demand seriam até mais seguros, nesse caso, pois detectada a perda de aderência dianteira, jogaria torque para o eixo traseiro)

Agradeço aos amigos pela discussão.. achei muita pouca informação a respeito na internet. Sempre faço um estudo mais aprofundado sobre o funcionamento dos sistemas da viatura antes de adquiri-lá.. e esse fórum sempre me ajudou muito.. Obrigado!!
    Suzuki Grand Vitara 4x4 AT 2013 - Lift 2'' 245/65 R17 Dunlop AT3
    Suzuki SX4 AWD M/T 2012 S.P. - 205/60 R16 Continental A/T

Usuário
    Entrada
    14/07/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Guilherme Maccari Ver Post
    Entendo o que você quer dizer Luis. O que me intriga é que considerando essa informação, a diferença de 4H para 4HL é muito pequena.. visto que, se no modo 4H já tenho transferência fixa de torque para os dois eixo (53/47 ou 52/48) e no modo 4HL tenho 50/50. A unica vantagem seriam as pequenas correções que o modo 4H faz no percurso dos eixos para poder rodar no asfalto.. mas fora da estrada é praticamente a mesma coisa andar de 4H e 4HL.. certo?

Observando a situação de uma chuvarada no asfalto, andando em 4H, uma das rodas dianteira caísse num buraco cheio de água e perdesse a tração, toda força motriz seria jogada pra ela e o carro ficaria a deriva.. Nessa situação acho que a versão do Luis se sustenta na base da transferência fixa para os dois eixos do carro.. seria bem mais seguro! (situação em que os on-demand seriam até mais seguros, nesse caso, pois detectada a perda de aderência dianteira, jogaria torque para o eixo traseiro)

Agradeço aos amigos pela discussão.. achei muita pouca informação a respeito na internet. Sempre faço um estudo mais aprofundado sobre o funcionamento dos sistemas da viatura antes de adquiri-lá.. e esse fórum sempre me ajudou muito.. Obrigado!!
    Pois é!! Estou falando o que sei apenas, posso estar enganado mas o 4HL apenas fixa essa correção que o diferencial central permite, além de "preparar" a viatura pra caixa reduzida. Ando muito em estrada de terra em boas velocidades (70 - 80km/h) e a única diferença que percebo quando aciono o lock é exatamente uma facilidade de correção de direção quando o carro sai um pouco de traseira. O GV é considerado muito seguro e estável exatamente pelo seu sistema 4WD fulltime que não permite esses delays de tração que os ondemand apresentam, e que hj foram corrigidos pela ação do controle de tração nos mais modernos. Acho que é isso camaradas mas vamos aos estudos...
    Luis Artur
    Grand Vitara III 10/11 4WD ATM - Yokohama G12 ATS 235/65/17 - Lift 2,0" by Chuva
    S-Cross GLS 15/16 AllGrip

Usuário
    Entrada
    05/12/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Jorge Luiz Zoehler Ver Post
    Bom dia, já fiz parte deste forum a um tempo atrás quando estava comprando meu primeiro 4X4, acabei comprando uma Frontier, mas por forças maiores $$ vendi. Estou pensando em comprar uma GV 2012-13 ou um Jimny 2015. Dúvidas na escolha=
    Jimny - muitos falam que é 10 nas trilhas mas em viagens o motor é muito fraco.
    Tamanho reduzido para 4 pessoas, não tem porta malas.
    Vantagens - não preciso fazer quase nada para encarar trilhas leves/medias.
    Vitara - o que preciso fazer para encarar trilhas leves-medias e quanto devo gastar?
    consumo??
    OBS. Estou querendo fazer uma viagem para o Chile com 3 pessoas adultas.
    Alguém pode me dar umas dicas?
    Obrigado.
    Jorge
    Já fui dono de um GV3 por7 anos. Para trilhas leves e até médias, não requer maiores adaptações. Pneus AT, pode ser o Scorpion mas não o Verde, proteção para caixa de câmbio e cárter são fundamentais. Nunca fiquei em nenhuma trilha que fiz. Se puder fazer um lift de ao menos 1,5 pol é recomendável. Pelo que vc informou, isso bastaria.

Usuário
    Entrada
    09/09/2016
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 0
    Amigos, estou iniciando aqui no fórum. Tenho uma Grand Vitara 2014 e, desde que fiz a última revisão, sinto uma falta de firmeza na direção, principalmente quando passo em lombadas ou outras saliências, como olhos de gato. É uma espécie de trepidação, que passa a sensação da direção estar meio solta e não durinha... Já troquei as buchas da barra estabilizadora, que, segundo o mecânico, estavam gastas, mas não adiantou nada... Alguém tem alguma ideia do que pode ser o problema, ou, melhor ainda, poderia me indicar algum mecânico da área de suspensão, na região do ABC, que eu possa consultar? Agradeço muito

Usuário
    Entrada
    01/09/2016
    Local
    joão pessoa/PB
    Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, recentemente adquiri essa excepcional viatura 2010 (4x4) e queria saber se existe uma lista de peças paralelas, ainda pesquisei aqui nesse tópico mas são mais de 800 páginas e fica complicado.
    está com uma folga na alavanca de câmbio, alguém sabe o que pode ser?

Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Agradecimentos: 9
    olha, algumas gv´s mais antigas, 2009, 2010, tiveram problemas na caixa de direção, verifique os coxins dos amortecedores dianteiros, as bieletas e a própria bandeja, mas segundo sua descrição deve estar mais relacionado com a direção mesmo, algum terminal talvez,

qualquer mecanico bom que trabalhe com suspensão poderá verificar o que esta acontecendo

diga aqui depois o que aconteceu e qual foi a solução para ficar registrado no forum, isto ajuda a todos

abs e boa sorte

Citação Postado originalmente por Flaviojornal Ver Post
    Amigos, estou iniciando aqui no fórum. Tenho uma Grand Vitara 2014 e, desde que fiz a última revisão, sinto uma falta de firmeza na direção, principalmente quando passo em lombadas ou outras saliências, como olhos de gato. É uma espécie de trepidação, que passa a sensação da direção estar meio solta e não durinha... Já troquei as buchas da barra estabilizadora, que, segundo o mecânico, estavam gastas, mas não adiantou nada... Alguém tem alguma ideia do que pode ser o problema, ou, melhor ainda, poderia me indicar algum mecânico da área de suspensão, na região do ABC, que eu possa consultar? Agradeço muito
    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Boa tarde pessoal,

tenho um som original do GV que foi usado por um ano, as barras transversais do rack originais suzuki, protetor do motor e da T-case (tecnotrilha). Vendo tudo por R$500,00 mais frete.

Se alguém tiver interesse, pode me chamar no MP ou Whatsapp. 64 9.9601-2312.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário Avatar de BrunoSX4
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Ola amigo,

Sua GV é manual ?

Se sim, essa folga é normal.

Se tiver interesse em participar de nosso grupo de whatsapp deixe seu contato via mensagem particular.

Ja estamos em quase 150 membros.

Pode me mandar email se preferir. Brunomn06@gmail.com

Abs

Usuário Avatar de jessen beraldo
    Entrada
    21/03/2013
    Local
    Taubate/SP
    Citação Postado originalmente por Luis Artur - SP Ver Post
    Pois é!! Estou falando o que sei apenas, posso estar enganado mas o 4HL apenas fixa essa correção que o diferencial central permite, além de "preparar" a viatura pra caixa reduzida. Ando muito em estrada de terra em boas velocidades (70 - 80km/h) e a única diferença que percebo quando aciono o lock é exatamente uma facilidade de correção de direção quando o carro sai um pouco de traseira. O GV é considerado muito seguro e estável exatamente pelo seu sistema 4WD fulltime que não permite esses delays de tração que os ondemand apresentam, e que hj foram corrigidos pela ação do controle de tração nos mais modernos. Acho que é isso camaradas mas vamos aos estudos...

Boa dia a todos!

Excelente discussão! Esse assunto é muito rico e intrigante, pois as variações de sistemas de tração são muitas.

Parabéns!
    GVIII 4X4 4S MT 2016
    Ex: GVIII 4X4 AT 2014, TRACKER 07 1" e GVIII MT 2012

Usuário Avatar de BrunoSX4
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por jessen beraldo Ver Post
    Boa dia a todos!

Excelente discussão! Esse assunto é muito rico e intrigante, pois as variações de sistemas de tração são muitas.

Parabéns!
    Jessen, se quiser participar do grupo de whatsapp, está convidado.

Abs

Usuário
    Entrada
    14/09/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    boa noite amigos. To a procurar um GV 2010 a 2012. Vi um anuncio aqui em Fortaleza de um GV limited edition 4x4 2012 por 49.900,00. Marquei de vê-lo, mas já queria chegar embasado. O que me dizem desse modelo?
    valeu!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem