Entendo o que você quer dizer Luis. O que me intriga é que considerando essa informação, a diferença de 4H para 4HL é muito pequena.. visto que, se no modo 4H já tenho transferência fixa de torque para os dois eixo (53/47 ou 52/48) e no modo 4HL tenho 50/50. A unica vantagem seriam as pequenas correções que o modo 4H faz no percurso dos eixos para poder rodar no asfalto.. mas fora da estrada é praticamente a mesma coisa andar de 4H e 4HL.. certo?
Observando a situação de uma chuvarada no asfalto, andando em 4H, uma das rodas dianteira caísse num buraco cheio de água e perdesse a tração, toda força motriz seria jogada pra ela e o carro ficaria a deriva.. Nessa situação acho que a versão do Luis se sustenta na base da transferência fixa para os dois eixos do carro.. seria bem mais seguro! (situação em que os on-demand seriam até mais seguros, nesse caso, pois detectada a perda de aderência dianteira, jogaria torque para o eixo traseiro)
Agradeço aos amigos pela discussão.. achei muita pouca informação a respeito na internet. Sempre faço um estudo mais aprofundado sobre o funcionamento dos sistemas da viatura antes de adquiri-lá.. e esse fórum sempre me ajudou muito.. Obrigado!!