Postado originalmente por
SERGIO NC
Boa noite,
Há mais diferenças entre o diesel s50 e o s10 em relação ao s500 do que o teor de enxofre. A diferença mais comentada é o número de cetano que sobe para 46 e 48 no s50 e s10 respectivamente. Mas também há diferenças na volatilidade, viscosidade, densidade e composição química. Essas mudanças na volatilidade tem por objetivo eliminar do diesel compostos pesados, que aumentam a emissão de material particulado. A mudança na viscosidade está relacionada a atomização do combustível nos bicos, que por sua vez influencia a combustão e emissão. No s10 haverá limitação de teores máximos dos grupos de compostos que formam o diesel.
Segundo o site da BR, esta distribuidora comercializa o disel s50 comum, o s50 extra aditivado e s50 podium, este aditivado e com número de cetano 51.
No site da Shell há somente o evolux s50, que parece ser aditivado com pacote detergente, desemulsifidante e anti-espumante.
abraço.