Já abasteci a xterra(bomba injetora) no Chile com S15 e rodei mais de 3 mil km com esse diesel e não aconteceu nada com a bomba.
Isso é mito.
Abraços
Versão Imprimível
link interesante onde fala do combustivel S50
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
parte do documento:
Lubricidade
A lubricidade do óleo diesel é definida como a
habilidade do combustível de evitar a fricção e o
desgaste entre superfícies metálicas em movimento relativo sob carga e está relacionada com sua
composição química. Os compostos polares (sulfurados, nitrogenados e oxigenados) proporcionam
boas características lubrificantes ao produto. Além
das características necessárias para apresentar um
bom desempenho como combustível, o óleo diesel deve também apresentar características que lhe
confiram um bom desempenho como lubrificante,
porque em determinadas partes dos sistemas de
injeção, como por exemplo, componentes internos
de bombas rotativas e injetores, ele atua também
como lubrificante.
O hidrorrefino (hidrotratamento profundo/hidrocraqueamento) consiste numa rota bastante
utilizada para a produção de combustíveis com
baixo enxofre e tende a reduzir também a maioria
dos compostos polares que conferem lubricidade
natural ao óleo diesel, podendo resultar em combustível com baixa lubricidade. Esse fato é indesejável porque pode causar desgaste prematuro das
bombas e componentes dos sistemas de injeção
de combustível, reduzindo o tempo normal de vida
das bombas e injetores devido ao insuficiente poder de lubrificação do combustível.
O óleo diesel com baixo enxofre (< 50 ppm) tende
a apresentar baixa lubricidade, em função do hidrotratamento severo que remove também compostos
polares, promotores naturais dessa propriedade. Na
produção de óleo diesel com baixo enxofre, o esquema de refino não é a única variável determinante das características lubrificantes do produto final.
O tipo de petróleo usado também influencia a lubricidade do produto obtido, o que pode exigir altera-
ções no esquema de produção para que problemas
com relação à lubricidade do óleo diesel sejam contornados. Os aditivos melhoradores de lubricidade
consistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têm atuação comprovada na restituição do
poder lubrificante do óleo diesel.
Outra forma de correção dessa característica
consiste na incorporação de biodiesel ao óleo diesel. Destaca-se que a adição de 2% vol. de biodiesel
ao óleo diesel com baixo enxofre é suficiente para
correção da sua lubricidade (desgaste a 60 ºC <<<
460 µm, medido pelo ensaio HFRR a 60 ºC – figura
7) e que, no caso brasileiro, é mandatória a adição
de 5% vol. de biodiesel ao óleo diesel automotivo.
Portanto, não é necessária a correção da lubricidade
do óleo diesel automotivo na refinaria produtora, a
partir do uso de aditivos promotores de lubricidade
Dentro do PDF tem imagems mostrando desgaste
aquí en Foz do Iguaçu ainda nao tem combustivel S50, tem 3 postos cadastrados, fiz reclamo na pagina do ANP http://www.anp.gov.br/?id=827
relação dos postos aqui.
Então tá mais que confirmado que o diesel S-50 não causa desgaste prematuro da Bomba. Já imaginava isso!
É natural a resistência às mudanças, mas em breve todos estarão usando o S-50. Da mesma maneira que que o o S-1800 deixou de ser usado para entrada do S-500 e nada aconteceu.
É, não é bem assim não, tá confirmado que não danifica só por causa da adição de biodiesel. Pelo que li, S50 puro danifica sim, mas não vai ser o nosso caso, ainda bem. Mas e no caso do Gigio que rodou no Chile?? Acho que rodar 3mil Km sem problemas não é parâmetro pra um motor que deve rodar mais de 300mil Km, e também é muito pouco pra afirmar que é mito.
Bom seria ver com os chilenos mesmo, se já apareceram problemas nas bombas deles. Será que eles estão abaixo do S50 há muito tempo?
"ácidos graxos e ésteres" são adicionados e tem ação comprovada como menciona o texto. O biodiesel é apenas um reforço!
Na Europa e EUA já usam o S-10 e até S-0 em alguns países. O pessoal lá em cima não brinca, não fariam um combustível para danificar motores. Há rigorosos testes e normas a serem cumpridos.
Mas cada um acredita no que deseja.
Os chilenos usam S15 desde setembro de 2011 e antes usavam S50 e lá tem muita picape com bomba injetora.
Acho que o S causa muito mais malefícios que benefícios para os sistemas de ãlimentação e principalmente para o motor, ainda mais as novas com sistema EGR que fica recirculando ácido sulfúrico na câmara de explosão.
Abraços
Mais um motivo para usar S-50:
"Segundo Paulo Miranda Soares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), os postos foram obrigados a vender o combustível. “Além de cada litro ser 15 centavos mais caro que o diesel convencional, o S-50 é um combustível muito sensível, obrigando o vendedor a drenar o tanque toda semana e a trocar os filtros com o dobro da frequência anterior”, afirmou."
O S-50 exige mais cuidados do posto. É mais filtrado e drenado.
Segue 2 arquivos interessantes sobre diesel S-50:
Este é bem simples e tira algumas dúvidas (bastante coisa já discutida aqui neste tópico):
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
E este é o manual do Diesel S50, cita os cuidados no trasporte, armazenamento, lubricidade, especificações técnicas, entre outros:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
[]s
Quem já comparou coletores de motores que usam o vermelhão e quem usa os de baixos teores de enxofre (podium,evolus, S50) vê nitidamente a diferença. A quantidade de carvão acumulado nos coletores de que usa vermelhão é de assustar.
Prefiro gastar uns tostões a mais em cada abastecida que 15 paus numa pegada fazendo um CR.
Abraços.