Apenas o Diesel S10 é uma questão de pouco tempo.
Todo monopólio ou Cartel representam um atraso na evolução tecnológica, e devem ser combatido por isso.
Aqui no Brasil, apesar de todo o atraso na implantação do programa de redução do enxofre no diesel exigido pelo CONAMA, não há como haver regressão nessa implantação. O que houve foi um descompasso entre a Petrobras e ANFAVEA, na produção dos novos motores para o uso do S50 e, até 2013(se a Petrobrax quiser!) do S10.
No início da década de 90 o teor de enxofre do diesel era de 13 mil ppms.
O Proconve 6, já previa a instalação nos caminhões e ônibus de um sistema de póstratamento dos gases do escapamento à base de uréia(ARLA-32).
Instituído pelo CONAMA, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi criado em 1986.
Em 1989 a Petrobras tirou o chumbo da gasolina.
Entre 1992 e 2005 começou a produzir o S4000; S1800 e diesel metropolitano S500.
Em 2009 o S50 e até 2013 deverá estar produzindo, por força da lei, apenas o S10.(?)
Agora a preocupação dos revendedores e da própria Petrobras é que esse S50 vai acabar se DETERIORANDO nos postos enquanto existirem à venda os S1800 e S500.
Portanto, devemos ter cuidado ao abastecer com S50 em postos de pouca procura desse diesel. Ainda não se pode confiar na fiscalização da ANP.
Anthon