Continuidade do colocado no post # 1552 (eventual avanço de marcha na redução manual para freiar o carro) :
Após rodar pela cidade e da ocorrência de outras três vezes dessa anomalia, estive na ccs/Caxias, para busca de solução(e volta de confiabilidade ao carro); como eles não tiveram registro de caso nenhum similar ao do meu K, sugeri que fosse contatada a ccs/Porto Alegre, que certamente, pelo maior volume da frota disponível de SSY na capital, teria conhecimento de casos similares. Colocaram-me em contato com um dos responsáveis da oficina, e após minha descrição detalhada do que se passava, ele comentou de duas possibilidades: a) sujidades nos contatos (o comando é efetuado por contatos elétricos ); e b) desgaste nos pontos de contato. Havia, segundo essa pessoa, acontecido apenas um caso atendido por eles ali em Porto Alegre com essa configuração de anomalia. Naquela ocasião, foi trocado o conjunto de peças que estavam apresentando desgaste nos contatos (esqueci-me de perguntar com qual km aconteceu isso naquele carro) . Como resultado dessa conversa , foi então agendada uma data para que eu deixe o Kyron a fim de que eles abram a parte superior da caixa de marchas/trambulador onde estão situadas as varetas de contato, para exame, não só de sujidades, como de desgaste, serviço de menos de um dia, segundo eles.
Meu comentário : Estou suspeitando de desgaste, embora, aparentemente, seja um produto com a estrela de três pontas (Mercedes-Benz), isto é, a transmissão é feita na MB, mas, acho algo prematuro esse desgaste estar aparecendo após 2,5 anos de uso no carro(~51,5k km)... a menos que ninguém(projetista) tenha imaginado que algum motorista iria usar mais o câmbio para ‘segurar’ o carro do que os freios....como eu faço.
Já tive uma Blazer que me deixou na mão durante uma viagem noturna debaixo de um baita temporal simplesmente por terem deixado de funcionar os limpadores de para-brisas. E sabem qual foi a causa, segundo um eletricista automotivo muito experiente?
A mania de ‘economizar em escala’, isto é, a fábrica diminuiu a espessura dos pontos de contato(popular ‘cobre’) de comando de movimentos do tal limpador a tal ponto que esses contatos rompiam-se facilmente(e os limpadores deixavam de funcionar...), não adiantando levar na ccs para o conserto....Numa ocasião fui tirar o carro da revisão, e ao acionar o tal do limpador, pois chovia, ele já não estava funcionando(depois de ter sido consertado na mesma revisão). A solução definitiva(a partir daí nunca mais tive problemas), foi o tal do eletricista automotivo experiente reforçar a camada de metal nos pontos de contato !!!
Meu receio, agora pensando no Kyron, que isso tenha ocorrido também com relação aos tais contatos da troca de marchas do meu carro...mas vou aguardar para ver...
Bem, estou ficando com algum conhecimento dos pepinos que ocorrem com o Kyron, e começo a perceber o porque minha cunhada comentou, após comprar a Hilux nova : “Ah, que maravilha! Vou na ccs só para trocar óleo e filtros e colocar o carimbo da revisão, pois o carro não dá oficina, ao contrário da anterior F-1000 4x4 98, que sempre apresentava algum detalhezinho para sair correndo atrás e resolver...”.
E também, estou entendendo o porque de um de meus conhecidos usar as SW4, fazendo, a cada dois anos, quase 200k km com uma e + de 140k km com outra ( na verdade, com a primeira, ele teve que trocar bomba e bicos aos 50k km, fora da garantia, depois de ter abastecido em um posto de Capão da Canoa, que colocou diesel batizado(famoso diesel ruim) e danificou o sistema de alimentação de combustível, segundo o que ele me confidenciou mais tarde ) .
Vou informando do andar da situação.
Abs a todos.