Ta, mas se por fora parece muito, será que o bloco é o mesmo?
Versão Imprimível
Carlão;
Que o ciclo diesel é diferente do ciclo otto todos nós sabemos. Inclusive o ciclo diesel é uma máquina cuja regulagem das rotações se dá por meio do fluxo de combustivel e o otto, pelo fluxo de ar.
Agora em qualquer fabricante, o que define uma familia de motores, basicamente é a intercambiabilidade de peças (pistoes, bielas etc - caso do MWM Sprint 4 e 6 cilindros) OU o bloco (distancia entre os centros dos cilindros). No caso do bloco comum, não necessariamente signifique que os pistoes, por exemplo, ou o cabeçote sejam os mesmos. Ou mesmo que não exista uma evolução do projeto em termos de desenho de camara, uso ou não de turbo intercooler, eletronica embarcada, etc. etc. etc.
No caso da VW que o povo batizou do 2.0 TDi de APzão é porque o bloco é o bloco original do EA827 de 88mm de distancia entre os centros dos cilindros. E que por sinal o EA113 do Golf 2.0 é irmão mais evoluido.
Diesel e ciclo otto são diferentes sim. Mas nada impede que compatilhem o mesmo bloco.
Abs!!!
Carlão acontece que ninguém compra uma camionete ou veiculo qualquer para ficar rodando no dinamômetro...
Por isso o que realmente importa é o comportamento dinâmico da Amarok e não apenas do seu motor, já que temos inúmeras váriaveis que são diretamente ligadas as desempenho do veiculo, e não somente seu motor.
Agora quanto a questão de potência e torque tem sim que ser analisada no dinamômetro e no caso um dinamômetro de motor e não de rolo, pois o de rolo já é influenciado pela perda durante a transmissão da rotação para as rodas.
Abraços, Leo
X2!!!!
E complementando. O "powertrain" é importante pois uma relação errada de cambio e diferencial pode anular completamente qualquer vantagem de um motor. Um bom motor pode ser excelente num veiculo e o mesmo motor, uma porcaria em outro. A VW mesmo fez isso 15 anos atrás com o Pointer GTi e o GLi. Mesmo AP 2.0 só que um de cambio "close ratio" e o outro "wide ratio". O Passat 1983 podia ser comprado com cambio longo e cambio curto. Mesmo motor, dirigibilidade diferente.
Em picapes, vemos a mesma coisa: Trechos que uma L-200 e motor de 141cv e 30kgf/m torque a 2000rpms sai em 4x4hi, a Ranger 3.0 de 163cv e torque de 38,8kgf/m a 1600-2200rpms precisa colocar reduzida. Diferença no diferencial!
Então, tudo é relativo.
Abs!!!
E porque precisamos de tanto tecnologia na Amarok, para enviar tanta ar na 2.0TDi, enquanto o motor de referencia ja tem 3.0 em alta e baixa rotacao, + uma turbina TGV. O problema nao e o quantia de diesel, mas e o quantia de ar, para o combustao perfeito. Um litro de oleo diesel, com rendimento de 30%, pode mover quase o mesmo peso em todos as caminhonetes, dependendo muito do powertrain. A economia e limitado, a diferenca de peso e limitado. media de 9km por litro ou 11 km por litro em 100.000km, faz um diferenca de 4000reais (1,90/litro). O custo de manutencao e conserto so com tempo vamos ver, mas eu nao acredito que compensa gastar o meu dinheiro em um motor 2.0. O sonho e 3.0 em 6 cilindros.
FJV
O torque no dinamômetro utiliza uma aferição que controla o uso dos "rolos".
O Power train não importa nesta análise exatamente pois a diferença de uma pick up e outra é a configuração que a fábrica coloca nela. E é exatamente isso que diferencia a Amarok das concorrentes, o motor e o câmbio.
Quanto a aerodinâmica, a diferença entre elas não será tão importante, com um motor com torque de 45 Kg medido no dina. Seria importante se o veículo fosse utilizado para andar acima de 120 Km/h, mais aí a aerodinâmica atrapalha em todas as pick ups.
Em relação à tecnologia é preciso para diminuir a poluição, melhorar e eficiência e durabilidade dos motores, além é claro de desenvolver mais torque e melhorar a sensação de direção.
Fui ver a Armarok e pra falar a verdade não gostei do que vi.
Não gostei do desenho dela e achei o acabamento ruim. Muito plástico de baixa qualidade. Como não fiz test drive não posso opinar mais. Mas posso dar NOTA ZERO para o atendimento da concessionária que eu fui. Fiquei uns 30 minutos mexendo no carro e nem olharam pra mim. Pedi pra um vendedor que ia passando para abrir o capu, ele parou abriu apontou para o motor "é biturbo" e sumiu... Fiquei tão puto que comecei a passar as marchas com "um pouco mais de força" e nem assim eles repararam, e olha que o barulho era alto, hehehe.
Tirei algumas fotos de coisas que achei relevantes.
- Proibido biodiesel!!!;
- Turbina maior e turbina menor (e mais um punhado de valvulas e sensores);
- Alguma coisa que julgo ser uma EGR;
- Precinho camarada.
Eu como não sou bobo e nem fã da VW não pegaria um carro desses nem F%$#%@ :odedo:
Pode ser muito bom mas prefiro um motor mais "simples" como o da ranger/hilux. Imagina quando começar a dar problema...
Uma dúvida: o BioDiesel não é obrigatório ai no BR? Como é que um "motorzão :mrgreen:" destes não queima isto???
Olha essa aqui sobre biodiesel: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...89#post1178389
[]'s
Quando fui ver não me liguei de abrir a porta do tanque. E se realmente não pode biodiesel, aí vem problema...
Como a VW pode projetar um veículo e não adaptá-lo ao combustivel do país onde vende???... Será que isso não foi um "furo", esqueceram de tirar a etiqueta???...