Que o ciclo diesel é diferente do ciclo otto todos nós sabemos. Inclusive o ciclo diesel é uma máquina cuja regulagem das rotações se dá por meio do fluxo de combustivel e o otto, pelo fluxo de ar.
Agora em qualquer fabricante, o que define uma familia de motores, basicamente é a intercambiabilidade de peças (pistoes, bielas etc - caso do MWM Sprint 4 e 6 cilindros) OU o bloco (distancia entre os centros dos cilindros). No caso do bloco comum, não necessariamente signifique que os pistoes, por exemplo, ou o cabeçote sejam os mesmos. Ou mesmo que não exista uma evolução do projeto em termos de desenho de camara, uso ou não de turbo intercooler, eletronica embarcada, etc. etc. etc.
No caso da VW que o povo batizou do 2.0 TDi de APzão é porque o bloco é o bloco original do EA827 de 88mm de distancia entre os centros dos cilindros. E que por sinal o EA113 do Golf 2.0 é irmão mais evoluido.
Diesel e ciclo otto são diferentes sim. Mas nada impede que compatilhem o mesmo bloco.
Abs!!!