x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 49

Tópico: Bio Diesel

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Agradecimentos: 7

Muito obrigado Be Trindade, fico muito feliz que tenha agradado.

Eu as vezes empolgo na escrita sobre certos assuntos ehehhe Biodiesel é um deles!

Usuário
    Entrada
    11/11/2008
    Local
    jataí/GO
    Agradecimentos: 0

Informação correta sobre preço da soja.

Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    olhe a data do post... use o google e veja que na epoca era esse preco...

Colega, o forum visa troca de informações e conhecimentos. Para isso a precisão dos dados, sem dúvida é importante. Sua informação da cotação da soja está TOTALMENTE INCORRETA! Seu post foi em 24-1-09. Realmente houve alta do preço da soja naquela época, em que a saca foi vendida por volta de R$ 48 (hoje fica por volta dos R$ 30). No máximo que eu me recordo, passou pouco dos R$ 50, ou seja, nunca chegou nem a metade do preço que vc citou (que seria R$ 126 a saca).
    Estou só querendo prestar informação correta aos colegas. Consulte vc o google para desfazer seu engano, afinal o preço que vc citou dá mais de 100% do maior preço histórico e uns 200% acima do atual. Isso certamente faz uma diferençazinha!

Se quiser consulte esse link, de fevereiro/09 que fala da cotação da soja em jan/09
    http://www.portaldoagronegocio.com.b...o.php?id=28452

No final do texto diz: "48,85/sc de 60 kg no dia 30"

Outro link interessante, este do CEPEA, também da época do seu post e com gráficos:
    http://www.cepea.esalq.usp.br/agrome...neiro/Soja.htm
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Colega, precisa ficar nervoso nao. Vamos lá:

Eu olhei todo o post ao qual voce se refere, e onde eu coloquei o KILO da SOJA, leia-se LITRO do oleo de soja, pois é esse o valor que se utiliza para balizar o mercado do biodiesel.

Entao nesse aspecto voce tem razao. Errei um detalhe, deve ter sido por que estava falando do KILO DA BANHA, e nao me ative a medida correta. Perdao.

Na página onde voce nos linkou (a ultima) tem ao seu final o grafico do oleo de soja. Infelizmente ele nao se atem ao PRECO FUTURO.

Veja ninguem que vai comprar materia prima suficiente faz nennhuma projecao/compra com preço presente, apenas futuro, nao estamos falando de 100 hectares plantados, estamos falando de algo proximo de 200 milhoes de litros de biodiesel, é muita coisa e se vc nao se reesguardar sobre isso e nao se planejar, fica em mals e complicados lencois.

Nessa visao, o preco o oleo partiu em 2007 (linha azul no ultimo grafico, utilizei esse parametro pq a producao naquela epoca era projetada de 2 em 2 anos, as usinas estavam se formando, o mercado iniciando as ideias, enfim, precisava-se de 2 anos, hoje se precisa de 1 ano de estimativa) ao preco de aproximadamente R$1.40/litro.

Foi nessa base que foram feitos os primeiros estudos, quando o governo teve o BOOM de divulgacao e a midia junto, note que foi uma escalada continua praticamente até agosto de 2008 (exatamente um ano, veja os picos e vales) com preços chegando a estratosfera de R$3.05 no mercado a granel (lembro muito bem que fui ao supermercado e tava tendo uma discussao bem na frente do Oleo Liza sobre o preco que o supermercado tava passando a perna nos clientes, enfim, foi marcante, naquela epoca o preco do oleo pro consumidor final ficava proximo dos $4.10, um verdadeiro absurdo).

Depois disso, tivemos (se nao estou enganado), um massacre da midia sobre o oleo TRANS, o governo subsidiando financiamento e uma safra recorde tanto aqui quanto na Argentina (se nao me engano, pois ja faz tempo), entao houve uma queda gradativa de precos do oleo, como pode verificar no grafico de cor ROXA.

Vamos nos ater a esse ponto, eu falei que o oleo é comprado a mercado futuro, note que no grafico do PRECO DO KILO, embora o oleo tenha abaixado bem, o preco do KILO houve aumento e ficou "relativamente" estavel, ou seja, os precos se mantiveram pois o mercado futuro comprado ha UM ANO ANTES, se manteve, ou seja, mesmo que a saca tenha sido negociada na data mais barata (o que puxa E MUITO o preco pra baixo), os maiores consumos ja tinham sido pagos, acordados etc. Por isso se manteve mais ou menos num nivel elevado.

Percebeu a relacao preco PRESENTE com preco FUTURO? A coisa é mais complicada. Se voce notar bem ambos os graficos, vera que o preco dos dois em 2006 (quando o biodiesel era uma lenda sem conhecimentos) tudo esta praticamente igual, mes a mes, semana a semana, a partir de 2007 eles ja nao caminham tao perfeitamente assim, sempre ha divergencias mais nitidas (embora ainda tendem a caminhar junto).

Voltamos para a realidade. O post foi realizado em Janeiro 2009, ou seja, sejamos sincero, meus dados eram todos de Novembro de 2008 para tras (afinal o dado correto de DEZEMBRO, aparece em meados de JANEIRO..).

Se atendo a esse detalhe FUNDAMENTAL e fazendo uma linha sem curvas (excetuando-se MAXIMOS e MINIMOS) com base em quem esta pensando como BIODIESEL, ou seja, nao sou produtor de SOJA, nao estou preocupado com o que a soja HOJE ta realizando, estou preocupado com o BIODIESEL e pra isso eu tenho uma analise (na epoca) de 2 em 2 anos (hoje eu faria uma analise dupla, de 2 em 2 e de 1 em 1 ano, se possivel semestralmente).

Portanto com dados de novembro de 2008 para tras, na linha reta, eu saio de algo muito proximo de R$1.30-1.40 para algo muito próximo de R$2.15 a 2.20

Portanto, meus calculos nao estavam errados, embora a medida do preco da SACA eu tenha colocado erroneamente. NISSO voce esta completamente com razao em puxar a orelha, infelizmente, nao da mais pra EDITAR, apenas deixar colocado aqui.

Mas o raciocinio esta perfeito, os graficos mostram isso.

Só pra exemplificar, ate o momento tem usina pagando no oleo, o preco negociado em 2008 !!! E ja estamos em marco de 2010.

Voce ate pode argumentar que o mercado futuro trabalha entre faixas de precos, que todos se reesguardam de picos e vales e que ng iria sofrer um prejuizo desses, contratos iriam ser quebrados etc etc etc etc .

Isso é real, mas nao para um mercado tao inexperiente e tao incredulo como o do biodiesel (ainda mais na epoca), os contratos eram de enormes quantidades de materias primas, com total incerteza e pagamentos e viabilidade, enfim, alguns foram renegociados, outros foram adiados, outros adiantados, nao é tao simples como parece. Embora estejamos falando de COMMODITIES, no caso do biodiesel, foram feitos com outros olhos.

EM TEMPO: é muito improtante dizer que esses graficos do CEPEA (alias gostei muito dessa pagina, quando eu fazia pesquisas usava outro site), sao para valores negociados a VISTA em estados diferentes. PR e SP . Os precos da producao do biodiesel (nao do mercado normal, tem que separar ambos) sao negociados a prazo e muitas vezes em diversas prestacoes, o que encarece mais ainda o preco final e nao esta dentro desses calculos do CEPEA, portanto, pode aumentar ai algo proximo de 15% a 20% - devido as inumeros financiamentos e riscos dessas operacoes).

Sem contar que os precos nao estao inclusos com os fretes (que encarece horrores como deve saber) para os locais onde essas usinas estao localizadas.

Nao acho nenhuma maluquice a saca que no mercado de commodities esteja negociada por R$60 (hipoteticos ok?), ser negociada dentro da usina por bem mais que R$85.00, devido ao explicado acima. Se nao for mais caro.

Estamos em paz agora?

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Se me permite Fernando, se voce gostar de analisar graficos, indices, numeros etc.

De uma olhada nos precos praticamentos em 2009 (cor vermelhao bombeiro), note como o preco da saca em KILOS esta mais ALTA que em 2008, porem quando se transforma em LITROS DE OLEO, o litro ta MAIS BARATO que em 2008.

A coisa é um pouco mais complicada que os numeros frios e morbidos dos graficos, ha muito politicagem, interesses, lucros e contratos por tras disso tudo.

Nao se faz analise fria sem um contexto por tras. Senao erramos totalmente em conformidade com as realidades.

Nao adianta vc falar que corre 10km por dia e ser gordo e teu amigo sarado que nao corre nem 2km por semana . Se por no grafico, vai olhar e falar: PUXA O CARA TA SUPER BEM, e na realidade ta gordo.

(fiz esse gancho pq eu to gordo e corro 10.5km ehehhe vida ingrata, da vontade de socar aqueles muleques ratos de academia que passam por mim tomando coca e comendo a vontade e mal conseguem correr 1 quarteirao ...)

Enfim, analisar grafico é muiiiitooo IMPORTANTE, mas sem contexto, sem ideia do que rola no setor especifico, nao serve para muita coisa.

PS: a petrobras quando montou as usinas de biodiesel, estava pagando mais de R$5 reais por litro da soja ... COISAS DO LULA, nao me lembro o momento correto disso, mas me lembro que era BEM MAIS que o dobro do valor da epoca... Como ela tem as maiores usinas, vc ja sabe o que ocorreu com o preco do oleo de soja para as usinas de biodiesel neh??? Precisa dizer? Pode pensar ai que teve gente que vendeu SIM o saco de soja proximos dos R$126.00

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Esqueci de explicar um detalhe muito importante.

Pq que a banha vale o KILO e na soja vale o OLEO?

1- retirar oleo da banha é muito facil e barato, sobra pouca coisa e que nao tem valor economico expressivo, portanto, criar biodiesel da banha é facil, nao precisa de um altissimo investimento para ESSA etapa (banha=> oleo de banha).

2- retirar oleo da soja nao é tao facil e nem tao barato como da banha (nao é nada de outrrooo mundo, mas nao é a mesma coisa), já ha a necessidade de se investir (e as vezes dependendo do tamanho, estamos falando de dezenas de milhoes ou centenas de milhoes) para extrair o oleo. Enfim é um processo mais complexo e bem maior. Sem contar que é comum se dizer que a SOJA (grao) é subproduto da propria soja, pois o FARELO DA SOJA, que é o produto que sobra depois de prensado o oleo, tem um altissimo valor financeiro devido ser muito rico para a industria de racao animal entre outros. Alias as vezes o farelo custo mais que o kilo e que o litro (epocas onde tem calamidade , estragam os pastos, estiagens etc, o mercado final compra o farelo e paga um absurdo), se bem que nos ultimos 4 a 5 anos isso nao tem ocorrido muito (mas no passado era muito comum).

Esses sao os motivos mais simples, tem outros ai , nao sou um grande conhecedor desse mercado de soja, mas é por ai...

Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    ...em tempo: é bom, salientar que o mais importante hoje pro biodiesel na atual fase de "producao a qualquer custo e modo" nao é nem tanto o preco vendido , pois a nossa querida trupe PT, paga o suficiente para empatar no 0x0 a producao realizada, mesmo que isso seja totalmente anti-etico comercialmente (qqr biodiesel temque custar MENOS que o DIESEL para que se torne viavel, sustentavel), o mais importante é a quantidade de producao...

Soja = 400 kilos por hectare.
    Macauba= 5 mil kilos por hectare.

Troller-a-vista
    Tá errada sua perspectiva quanto à soja, pois 400 kg= 6,66 sacos de 60 kg /Ha, isso é muito pouco, a média da soja é dar de 30 a 40 sacos /ha no Brasil.

Abs

Eduardo

Usuário
    Entrada
    10/06/2009
    Local
    São Luis/MA

Uso do Biodiesel

Companheiros, usei por um bom tempo no meu troller 2.8 (2003) o produto, porem observei que o consumo aumentou assim como a quantidade de fumaça expelida pelo escapamento.

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Eduardo: vc esta absolutamente correto quando a producao de KILOS DE SOJA / HECTARE.

Esses numeros dependem muito da terra e do agricultor que trabalha nele, mas em media temos um numero parecido que nos apresentou sim. Isso para o RS ok?

Porém de 1 kg de GRAO de soja temos aproximadamente 15 a 20% de OLEO.

O oleo para o consumidor final é medido em litros por uma questao de compreensao voltada para o leigo. Para o produtor (de oleo, de biodiesel, do que for), medimos por QUILOS, ou seja, se voce pegar uma garrafa de 2 litros pet e colocar oleo, terá 2 litros mas nao terá 2 kilos, pois o oleo tem peso diferente da agua/coca/guarana etc.

Assim a soja normal (nao transgenica e super produtiva) produz entre 400 e 600 kilos por hectare de OLEO, e a soja super produtiva, produz entre 500 e 800 quilos de OLEO.

Quando coloquei os valores que vc citou me referia ao quilo de oleo comum obtido na media Brasil. Se olhar a producao de GRAOS por hectare, voce esta absolutamente certo.

Nessa mesma otica, os quilos de oleo da macauba FRUTO sao muito maiores que os 5 mil postados, depende muito da regiao onde esta plantada, mas pode chegar de 2 a 2.5x a mais facilmente. Como me ative ao peso do OLEO produzido ficou meio dubio..

Nao me expressei bem e voce tem toda razao de puxar a orelha, desculpe-me.

PS: todos, absolutamente todos os meus calculos sempre sao feitos com base no pior cenário possível. nao adianta eu calcular o maximo possivel de producao pois a realidade nao é essa, todo calculo administrativo temos qu calcular o pior cenario, do contrario se der algum problema, nao ha margens para contornar. Isso inclue producao, de todos os vegetais possiveis, assim como os precos de frete etc etc etc etc.

Vale lembrar duas coisas também: ha dois tipos de oleos basicos de qqr oleaginosa (soja, girassol, macauba ou o q for), o oleo BRUTO e o OLEO REFINADO, é uma questao estrategica de cada usina escolher qual prefere trabalhar, no BRUTO vc compra mais barato e depois tem q refinar, pode ser que ganhe com isso algum $ economizado. Porem a producao final é menor, no oleo refinado, vc nao precisa refina-lo obviamente mas pagara bem mais caro por ele, o que pode traduzir num produto melhor no final mas tambem um preco mais elevado claro.

Por isso é muito complicado quando escuto: vou produzir meu proprio biodiesel, eu produzo um pouco de soja e com isso eu vou conseguir economizar. tenho uma area inutil na fazenda e vou usar pra isso..

Lembrando que é muito importante tambem saber que em laboratorio se consegue tirar 1 litro de oleo de soja retirar 1 litro de biodiesel. Mas isso em laboratorio, normalmente esse valor nao é bem isso que ocorre. Sempre ha perdas.

Para realizar a transesterificacao (transformar o oleo de soja/girassol/mamona/etc em biodiesel) precisa-se do alcool para realizar o processo, esse alcool (que nao eh o o hidratado, preciso rever o nome correto do alcool depois eu posto), retorna 100% para a ser reutilizado no final do processo. Legal? Nao! Embora o alcool volte 100% (vc poe 1 litro volta 1 litro no final) nao tem as mesmas caracteristicas quimicas, mudam algumas coisas, e isso é um problema para as usinas que nao foram pensadas para upgrades. Isso vai ocorrer e muito em pequenos produtores, como os donos de fazenda, ja que o processo nao tem o mesmo rigor que os grandes usineiros tem.

Mas aí é conversa como diz o Tio Eddie: pra mais de horas, regada a cerveja e carne.

Eu entro com a CARNE, ja que eu nao bebo ! Iai encara por a cerveja?? :P

PS: eu nao sou produtor de soja, nem grande conhecedor do assunto, tambem nao sou contra a mesma, meu foco é biodiesel de MACAUBA, de outras culturas, posso no maximo dar pitacos de estudos aos quais eu tive que ler, conversar com tecnicos, produtores, cientistas etc. Quem me dera tivesse uma fazendinha com uns 10 mil hectare de soja encima ehehhe .

Eduardo: tomara que dessa vez eu nao tenha cometido nenhuma "omissao" ou me expressado mal ... se fiz, torne a puxar a orelha!

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Citação Postado originalmente por Leonardo Pecegueiro Ver Post
    Companheiros, usei por um bom tempo no meu troller 2.8 (2003) o produto, porem observei que o consumo aumentou assim como a quantidade de fumaça expelida pelo escapamento.
    Leonardo, nao sei quanto a fumaca, pois nunca me ative a ela, mas do ponto de vista TEORICO (pesquisas de bancadas etc, estudos academicos), esta correto, pois o teu troller (assim como todos os motores atuais e antigos), nao esta atualizado para rodar com biodiesel, portanto, tera um consumo ligeiramente maior, se ele estive adaptado o consumo seria igual ou um pouco menor, como isso nao ocorreu é normal um gasto ligeiramente maior (conforme eu expliquei melhor no topico da Land Rover que coloquei aqui nesse topico o link).

Esse consumo maior do motor NAO adaptado, tb se revela presente na questao de DESEMPENHO, ou seja, se nao estiver atualizado tem ligeira perda de desempenho, se fosse adapatado, teria igual ou maior desempenho em comparacao ao diesel de petroleo.

Agora, vamos falar na PRATICA: se vc notou uma diferenca de desempenho, é normal teu cerebro se reajustar mesmo sem vc notar fisicamente, para acelerar mais. O que a central de injecao eletronica demora 6km pra fazer, teu cerebro faz em 30 segundos sem vc notar nada.

Com isso o consumo tende a piorar MAIS e talvez dai, por acelerar mais, a fumaca cresceu um pouco (to chutando claro!!!)

eu pelo menos se meu carro nao responde igual a primeira coisa eu faco é acelerar mais, como nos carros a diesel, devido aos rpm serem menores que os da gasolina, seja mais dificil perceber essa "leve pisada a mais no acelerador", digamos que 50 ou 100 rpm a mais talvez nao seja tao percebido, se fosse num carro a gasolina iria precisar de uns 500 a 1000 rpm a mais pra ter o mesmo desempenho de antes. Convenhamos é facil nao perceber isso na pratica.

Estou supondo ok??

Os testes de bancadas, nao levam em conta esse adaptacao do nosso cerebro, vai ser acelerado igual por uma maquina, por isso a diferenca de consumo é sempre menor quando colocado em bancada (e por isso claro as montadoras sempre divulgam o mais teorico possivel o consumo dos seus carros).

grande abraco.

Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    Eduardo: vc esta absolutamente correto quando a producao de KILOS DE SOJA / HECTARE.

Esses numeros dependem muito da terra e do agricultor que trabalha nele, mas em media temos um numero parecido que nos apresentou sim. Isso para o RS ok?

Porém de 1 kg de GRAO de soja temos aproximadamente 15 a 20% de OLEO.

O oleo para o consumidor final é medido em litros por uma questao de compreensao voltada para o leigo. Para o produtor (de oleo, de biodiesel, do que for), medimos por QUILOS, ou seja, se voce pegar uma garrafa de 2 litros pet e colocar oleo, terá 2 litros mas nao terá 2 kilos, pois o oleo tem peso diferente da agua/coca/guarana etc.

Assim a soja normal (nao transgenica e super produtiva) produz entre 400 e 600 kilos por hectare de OLEO, e a soja super produtiva, produz entre 500 e 800 quilos de OLEO.

Quando coloquei os valores que vc citou me referia ao quilo de oleo comum obtido na media Brasil. Se olhar a producao de GRAOS por hectare, voce esta absolutamente certo.

Nessa mesma otica, os quilos de oleo da macauba FRUTO sao muito maiores que os 5 mil postados, depende muito da regiao onde esta plantada, mas pode chegar de 2 a 2.5x a mais facilmente. Como me ative ao peso do OLEO produzido ficou meio dubio..

Nao me expressei bem e voce tem toda razao de puxar a orelha, desculpe-me.

PS: todos, absolutamente todos os meus calculos sempre sao feitos com base no pior cenário possível. nao adianta eu calcular o maximo possivel de producao pois a realidade nao é essa, todo calculo administrativo temos qu calcular o pior cenario, do contrario se der algum problema, nao ha margens para contornar. Isso inclue producao, de todos os vegetais possiveis, assim como os precos de frete etc etc etc etc.

Vale lembrar duas coisas também: ha dois tipos de oleos basicos de qqr oleaginosa (soja, girassol, macauba ou o q for), o oleo BRUTO e o OLEO REFINADO, é uma questao estrategica de cada usina escolher qual prefere trabalhar, no BRUTO vc compra mais barato e depois tem q refinar, pode ser que ganhe com isso algum $ economizado. Porem a producao final é menor, no oleo refinado, vc nao precisa refina-lo obviamente mas pagara bem mais caro por ele, o que pode traduzir num produto melhor no final mas tambem um preco mais elevado claro.

Por isso é muito complicado quando escuto: vou produzir meu proprio biodiesel, eu produzo um pouco de soja e com isso eu vou conseguir economizar. tenho uma area inutil na fazenda e vou usar pra isso..

Lembrando que é muito importante tambem saber que em laboratorio se consegue tirar 1 litro de oleo de soja retirar 1 litro de biodiesel. Mas isso em laboratorio, normalmente esse valor nao é bem isso que ocorre. Sempre ha perdas.

Para realizar a transesterificacao (transformar o oleo de soja/girassol/mamona/etc em biodiesel) precisa-se do alcool para realizar o processo, esse alcool (que nao eh o o hidratado, preciso rever o nome correto do alcool depois eu posto), retorna 100% para a ser reutilizado no final do processo. Legal? Nao! Embora o alcool volte 100% (vc poe 1 litro volta 1 litro no final) nao tem as mesmas caracteristicas quimicas, mudam algumas coisas, e isso é um problema para as usinas que nao foram pensadas para upgrades. Isso vai ocorrer e muito em pequenos produtores, como os donos de fazenda, ja que o processo nao tem o mesmo rigor que os grandes usineiros tem.

Mas aí é conversa como diz o Tio Eddie: pra mais de horas, regada a cerveja e carne.

Eu entro com a CARNE, ja que eu nao bebo ! Iai encara por a cerveja?? :P

PS: eu nao sou produtor de soja, nem grande conhecedor do assunto, tambem nao sou contra a mesma, meu foco é biodiesel de MACAUBA, de outras culturas, posso no maximo dar pitacos de estudos aos quais eu tive que ler, conversar com tecnicos, produtores, cientistas etc. Quem me dera tivesse uma fazendinha com uns 10 mil hectare de soja encima ehehhe .

Eduardo: tomara que dessa vez eu nao tenha cometido nenhuma "omissao" ou me expressado mal ... se fiz, torne a puxar a orelha!
    Troller-a-vista
    Só tentei melhorar o cálculo da soja como biodiesel.
    Tb não sou produtor, mas acho que combustível de soja nunca vai vingar, pq compete com a indústria alimentícia humana e animal.
    Acredito muito no biodiesel oriundo de resíduos da indústria alimentícia vegetal, que não é pouco, além disso gordura animal, óleo de refugo de restaurantes, enfim resíduos que em parte, estariam sendo jogados nos lençóis de água hoje. A qualidade deste combustível pode ser tão boa quanto um diesel.

Processos como filtragem, transesterificação com metanol e hidróxido de sódio (soda cáustica) e purificação, são baratos de fazer e o Brasil domina essa tecnologia.

Mas, trocando de assunto:

Deixa que eu entro com a cerveja...

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Recebi essa notícia via email do Conselho Nacional de Retífica de Motores:

BIODIESEL PREJUDICA DIESEL
    São Paulo - A adição de biodiesel ao diesel de petróleo vem provocando graves problemas de qualidade no produto vendido nos postos brasileiros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) 5,2% das amostras de diesel coletadas em postos em março estavam fora das especificações, maior índice desde 2004. Segundo representantes dos postos, o problema já foi levado à Justiça por consumidores que tiveram danos em seus veículos.

Segundo o presidente da Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda, o biodiesel provoca alterações na consistência do produto final, com o surgimento de borras e a proliferação de bactérias. Além dos danos a veículos, o problema dá prejuízo aos postos, que tiveram que intensificar a limpeza de tanques e trocas de filtros.

Em reunião realizada ontem, a Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), que representa os postos, aprovou determinação para que seus associados entrem na Justiça contra distribuidoras, caso tenham que ressarcir consumidores prejudicados pela baixa qualidade do diesel - que hoje tem 5% de biodiesel, produto conhecido como B5.

"Decidimos que, se nada for feito, vamos entrar com ações de regresso, pedindo ressarcimento desse prejuízo às distribuidoras que nos vendem o B5", afirmou o executivo, que diz ter análises técnicas apontando que o óleo vegetal não tem reagido bem à umidade, gerando borras e proliferação de bactérias. Miranda alega que a responsabilidade, em última instância, é dos produtores de biodiesel e pede medidas para melhorar as especificações do produto.

As distribuidoras concordam que há indícios de que a adição de biodiesel vem provocando problemas de qualidade no diesel e pedem uma análise detalhada da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O vice-presidente executivo do sindicato de distribuidores de combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, defendeu que o governo evite novos aumentos na proporção de diesel enquanto o caso não for esclarecido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

[]'s

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    elmer,

nao duvido, dos fatos (se existerem mesmo, pq 5% acho muito pouco pra criar tanto alarde, com certeza tem muito mais podre ai que nao eh o biodiesel).

eu ja tinha lido a materia, nao é nada de novo, como eu venho batendo na tecla, nao adianta ter biodiesel de pessima qualidade, feito por um blend de oleos, o resultado final é essa lastima mesmo que estao apregoando.

por exemplo, biodiesel de mamona é péssimo, alias nao é biodiesel, é qqr coisa, menos biodiesel, pois nao tem as mesmas caracteristicas fisico-quimicas do diesel, apregoada pela ANP.

ainda por cima, eu visualizo esse problema de bacterias, borras, reacao com umidade, tudo isso é devido a má qualidade e quase zero estudo sobre o biodiesel final.

é inconcebivel que o biodiesel da jatropha ou pinhao manso como muitos conhecem, seja prodiuzido, é uma planta altamente toxica, extremamente acida, nao se tem o que fazer com os dejetos da producao ... e por fim, DEPOIS DE PRONTO COMO ESSA TOXIDADE TODA VAI REAGIR COM O RESTO DO BIODIESEL?

Td isso deve ser respondido, mas sabe como é o BR do Lula, primeiro poe na midia, depois vende pro exterior, depois abre financiamento, depois traz investimento, olhares pro BR, depois comeca a produzir, depois tortura o desenvolvimento do brasil em prol da qtidade (nao importante qualidade nem especificacao, importa apenas os numeros finais e isso na midia). E pronto. Nao ha outras consideracoes ...

Qm paga isso? Nós claro!

Mas isso vai mudar e rapidamente, é impraticavel o biodiesel sobre todos os pontos possiveis de analise do modo como esta HOJE, para os investimentos se concretizarem (e ja passou do prazo faz tempo) a coisa tem que mudar de otica!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4347
      Última resposta: 27/06/2024, 12:00
    2. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56
    3. detroit diesel
      Por cRiPpLe_rOoStEr no fórum Outros
      Respostas: 62