Postado originalmente por
Troller-a-vista
Eduardo: vc esta absolutamente correto quando a producao de KILOS DE SOJA / HECTARE.
Esses numeros dependem muito da terra e do agricultor que trabalha nele, mas em media temos um numero parecido que nos apresentou sim. Isso para o RS ok?
Porém de 1 kg de GRAO de soja temos aproximadamente 15 a 20% de OLEO.
O oleo para o consumidor final é medido em litros por uma questao de compreensao voltada para o leigo. Para o produtor (de oleo, de biodiesel, do que for), medimos por QUILOS, ou seja, se voce pegar uma garrafa de 2 litros pet e colocar oleo, terá 2 litros mas nao terá 2 kilos, pois o oleo tem peso diferente da agua/coca/guarana etc.
Assim a soja normal (nao transgenica e super produtiva) produz entre 400 e 600 kilos por hectare de OLEO, e a soja super produtiva, produz entre 500 e 800 quilos de OLEO.
Quando coloquei os valores que vc citou me referia ao quilo de oleo comum obtido na media Brasil. Se olhar a producao de GRAOS por hectare, voce esta absolutamente certo.
Nessa mesma otica, os quilos de oleo da macauba FRUTO sao muito maiores que os 5 mil postados, depende muito da regiao onde esta plantada, mas pode chegar de 2 a 2.5x a mais facilmente. Como me ative ao peso do OLEO produzido ficou meio dubio..
Nao me expressei bem e voce tem toda razao de puxar a orelha, desculpe-me.
PS: todos, absolutamente todos os meus calculos sempre sao feitos com base no pior cenário possível. nao adianta eu calcular o maximo possivel de producao pois a realidade nao é essa, todo calculo administrativo temos qu calcular o pior cenario, do contrario se der algum problema, nao ha margens para contornar. Isso inclue producao, de todos os vegetais possiveis, assim como os precos de frete etc etc etc etc.
Vale lembrar duas coisas também: ha dois tipos de oleos basicos de qqr oleaginosa (soja, girassol, macauba ou o q for), o oleo BRUTO e o OLEO REFINADO, é uma questao estrategica de cada usina escolher qual prefere trabalhar, no BRUTO vc compra mais barato e depois tem q refinar, pode ser que ganhe com isso algum $ economizado. Porem a producao final é menor, no oleo refinado, vc nao precisa refina-lo obviamente mas pagara bem mais caro por ele, o que pode traduzir num produto melhor no final mas tambem um preco mais elevado claro.
Por isso é muito complicado quando escuto: vou produzir meu proprio biodiesel, eu produzo um pouco de soja e com isso eu vou conseguir economizar. tenho uma area inutil na fazenda e vou usar pra isso..
Lembrando que é muito importante tambem saber que em laboratorio se consegue tirar 1 litro de oleo de soja retirar 1 litro de biodiesel. Mas isso em laboratorio, normalmente esse valor nao é bem isso que ocorre. Sempre ha perdas.
Para realizar a transesterificacao (transformar o oleo de soja/girassol/mamona/etc em biodiesel) precisa-se do alcool para realizar o processo, esse alcool (que nao eh o o hidratado, preciso rever o nome correto do alcool depois eu posto), retorna 100% para a ser reutilizado no final do processo. Legal? Nao! Embora o alcool volte 100% (vc poe 1 litro volta 1 litro no final) nao tem as mesmas caracteristicas quimicas, mudam algumas coisas, e isso é um problema para as usinas que nao foram pensadas para upgrades. Isso vai ocorrer e muito em pequenos produtores, como os donos de fazenda, ja que o processo nao tem o mesmo rigor que os grandes usineiros tem.
Mas aí é conversa como diz o Tio Eddie: pra mais de horas, regada a cerveja e carne.
Eu entro com a CARNE, ja que eu nao bebo ! Iai encara por a cerveja?? :P
PS: eu nao sou produtor de soja, nem grande conhecedor do assunto, tambem nao sou contra a mesma, meu foco é biodiesel de MACAUBA, de outras culturas, posso no maximo dar pitacos de estudos aos quais eu tive que ler, conversar com tecnicos, produtores, cientistas etc. Quem me dera tivesse uma fazendinha com uns 10 mil hectare de soja encima ehehhe .
Eduardo: tomara que dessa vez eu nao tenha cometido nenhuma "omissao" ou me expressado mal ... se fiz, torne a puxar a orelha!