Postado originalmente por
Edintruder
Bem, meus conhecimentos em mecânica vêm desde a infância, com 18 anos dei aulas de mecânica de aeronaves no aeroclube da minha cidade. No ano passado dei aulas d mecânica num projeto em conjunto com a Mercedes Benz, porém mudei os planos antes de começar a 2a turma, senão ainda estaria dando aulas de mecânica diesel...
Vamos falar de motores ciclo diesel, princípio de funcionamento e "teorias".
Um motor ciclo diesel precisa de ar, quanto mais ar for admitido em seus cilindros, mais combustível pode injetar, e dessa forma mais potência e torque é capaz de gerar. Um motor de 4 válvulas por cilindro tem a capacidade de admitir maior volume de ar, o que permite maior quantidade de diesel a injetar. Nesse ponto, um 2.0 pode ser superior a qualquer 2.5 justamente pela capacidade de admissão de ar, nada além de um cabeçote bem feito e um bom sistema de turbo alimentação bem desenhado. PORÉM, quanto maiores as válvulas, maior será o volume de ar admitido também, dessa forma um diferencial maior será o sistema de turboalimentação bem dimensionado. Dizer que o 2.0 é melhor que o 3.0 é irreal, uma vez que o motor 3.0 NGD-e tem um excelente desenho, 4 valvulas por cilindro e muito bem dimensionado para eu volume, PORÉM, mais uma vez, o 3.0 da Ranger vem com potência limitada eletronicamente e não possui a TGV. Esse motor pode tranquilamente gerar seus 220cv apenas com ajuste eleetrônico, se colocar um biturbo ou apenas uma TGV melhora mais ainda. O motor da Toyota Hilux 4D4 tem um sistema de gerenciamento eletrônico melhor que o da Ranger, usa TGV e esse também tem uma tecnologia de ponta.
A diferença entre elas é que a VW usa um 2.0 bombado com Biturbo (última palavra em turbo alimentação) com gerenciamento eletrônico bem calibrado. Porém esse motor está muito mais próximo de seu limite que qualquer 3.0 moderno!!!
Se usar um bi-turbo no NGD-e e ajustar a potência, conseguirá quase o dobro da potência que o VW, sem os riscos de quebra...
Motor 16v é tão jurássico quanto cagar agachado!!! Bi-turbo é algo bem batido nos EUA e europa... O que tem no VW de tão novo assim??? Absolutamente NADA!!!
É apenas um AP 2.0 modernizado com cabeçote melhorado de 4 válvulas por cilindro, um monte de sensores pro motor não explodir e um belo sistema de admissão e compressão de ar pra fazer o bichinho andar...