A questão do desempenho de cada pick up não pode ser creditada apenas a potencia do motor. Lembrando que a Amarok tem os mesmos 163 cv da hilux porém pesa mais.
O interesante seria mesmo colocar numa mesma carroceria cada motor (se possível com o mesmo cambio), para verificar qual motor tem melhor desempenho (alguém postou isso lá atras e não foi bem entendido - falando de Ranger cabines simples).
No teste da 4rodas a Amarok andou menos que a hilux automatica e menos ainda que a manual. Por causa do motor? Na minha ignorancia mecanica acredito que não. Talvez pelo maior peso, talvez pela aerodinamica, talvez pela relação de marchas ou talvez por tudo isso. No teste da revista carro a Amarok andou mais por pouco.
Nas revistas que eu leio, sempre percebo que motores turbo com a mesma potencia que aspirados tem desempenho melhor com menor consumo, porém a faixa de torque e menos ampla, tendo o efeito turbolag talvez o sistema biturbo corrija isso e seja mais barato que o TGV.
Falando em carro de alto desempenho como citaram o porsche o novo 911 bem com um motor biturbo, não fala nada de TGV (ciclo otto claro) de 500 cv e torque de 71,4 contra torque bem menores de motores maiores e mais potentes aspirados (R8V10 525cv 54,1kgf e SLS mercedes com um V8 de 571cv e 66,3kgf).
Se a VW não se mexer e apresentar o AT da Amarok logo vai complicar pq ouvi boatos de uma nova Hilux totalmente nova e que está muito boa. Além disso se o biturbo for tão bom nada inpede de termos um 3.0 biturbo em vez de tgv.