Postado originalmente por
Thiago Pereira
Independente do cambio não se deve deixar em neutro quando estiver em movimento, por questão de segurança e por economia.
Nos motores eletrônicos otto ou diesel, há um sistema de corte de combustível (cut-off), em desacelerações e declives (sem acelerar) consumo é zero, já em neutro há o consumo para manter a marcha lenta.
Existem tb alguns câmbios que tem a lubrificação prejudicada em neutro.
Com cambio mecânico não pressione a embreagem até o ultimo momento, vc poupa freios e combustível.
Quanto a deixar o cambio A/T em neutro qdo estiver parado, existe sim um consumo menor, porém em alguns casos essa diferenca é irrisória, mas não há dano nenhum em fazer isso.
Já a redução de velocidade vc deve usar o modo seqüencial ou o freio, o natural do cambio A/T dependendo da rotação é subir marcha qdo paramos de acelerar, o que prejudica a redução de velocidade.
Uma coisa que digo é para não ter medo de mexer na alavanca do cambio A/T, existe muita gente, até de CCS, que diz que isso estraga o cambio...é mentira, hoje os cambios A/T possuem inclusive proteções, tenta colocar 1ª marcha a 100 km/h para ver se entra.
Explore tudo que seu carro oferece, afinal vc pagou para isso.