Postado originalmente por
paulista vm
entao, marcelo.. Não sei sobre sua experiência com caminhão, mas justamente isto que vc falou é um absurdo.
Se uma carreta com 30.000kg travar os freios vc não imagina o tamanho do problema...
Alias, é mais comum do que vc pensa um caminhão ficar sem freio, infelizmente... E se travar os freios o reboque vai atravessar a pista e capotar. Por isso vc sempre verá em relatos de motoristas que vivenciaram essa falha, após perder o freio, tentarem segurar no cambio... Tb difícil de se fazer...
O sistema que vc descreveu corresponde ao freio de estacionamento, para o freio de trabalho, se houver vazamento em uma das mangueiras as outras são bloqueadas, mantendo o ar dentro do sistema, para utilização. Porém este ar vai acabar vazando mais conforme a pressão baixe, e aí: Você esta sem freio.
Outra, o freio de estacionamento é o ultimo a ser pressurizado dentro do sistema, para evitar que se saia com um vazamento, entretanto, pouca manutenção preventiva (bastante comum no brasil) não evita que uma falha ocorra com o veiculo em movimento.