Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Fala Marcelo!!!
Existe uma diferença interessante do ciclo otto para o ciclo diesel. O Ciclo diesel trabalha com mistura mais empobrecida e tem diferenças conceituais em relação ao ciclo otto. A começar pelo próprio conceito base: Enquanto o motor de ciclo otto é uma máquina térmica controlada pela vazão de ar, no ciclo diesel, quem controla é o fluxo de combustivel!
Para manter um nivel "x" de emissões, existe dois caminhos distintos: Você pode promover o downsize e manter a potencia maxima as custas de incremento de rotações e pressões de trabalho (Amarok, Nissan, Mit Triton estrangeira). Ou você pode manter a potencia de trabalho as custas de um leve aumento de cilindrada do motor, mantendo o mesmo nivel de potencia (o que você chama de "subsimensionamento" - que neste caso é proposital). Acho que o melhor exemplo que temos são os motores Euro III (o "divisor de águas" entre motores mecanicos e eletronicos).
Pegarei apenas um exemplo que pode ser extrapolado: Em Euro II, a MWM fabricava o motor 6.10 TCA de 6,5L com diversas calibragens de potencia que iam dos 180cv até os 240cv! Em Euro III, para atingir o limite de emissões mantendo a bomba injetora comum, a empresa teve que limitar o 6.10TCA a 170cv! Enauqnto isso a mesma MWM produzia motores eletronicos com 4,8L e 4 cilindros que em Euro III rendiam de 150 até 206cv (ainda que com curva de potencia e torque levemente desfavorável em relação ao 6.10).
AI entra a seguinte questão: Há subdimensionamento? Aparentemente existe mas nós (eu tb sou ADM) sabemos que subdimensionamento existe quando há capacidade ociosa inaproveitada. Nestes casos há uma "aparente" capacidade ociosa (a cilindrada versus potencia) mas o "gargalo" é o limite de emissões (esse sim no limite para a tecnologia empregada sistema de injeção e redução no escapamento). E porque amnter um Euro III de tamanha cilindrada? Custo e simplicidade de manutenção! Essa é a resposta correta.
Quer outro exemplo mas agora moderno? Os americanos tem a Ford 250 Powerstroke 6.7L e 400cv e a RAM Cummins 6.7L e 330cv. Alguém poderá dizer "a Cummins subdimensionou o motor da RAM". Será? Só que a RAM não usa catalizador com redução por meio de ARLA 32 (Uréia) e a Ford F-250 necessita. Garanto que se a Ford não empregasse o sistema SCR, o motor ficaria limitado aos seus 330cv por conta exatamente das emissões ser o fator limitante. Em outras palavras, a F-250 é mais potente e necessita de um baldinho de Arla na Caçamba enquanto a RAM, bem essa dai nao necessita de Arla.
Tudo é relativo. Não pode ter uma visão maniqueista. Gosto de tecnologia mas é preciso entender as vertentes da tecnologia. ELAS NAO SAO EXCLUDENTES!!!!!. Voce pode ter um motor trabalhando mais folgado e emitindo menos poluição ou outro trabalhando no limite emitindo a mesma coisa. Não é subdimensionamento. E linha de projeto. E elas não são excludentes pois atualmente atingem aos mesmos objetivos: Peso, consumo, vibração, ruido e principalmente EMISSOES!!!
Abraços!