Olá. é só vc afundar o pé no acelerador que anda, tinha alguém da css junto para instruir? Abraço.
Versão Imprimível
Volkswagen resolve problema de vedação da correia da picape que, especialmente em Minas Gerais, vinha apresentando defeito por causa de contato com pó de minério
Encontrar a solução, resolver e não devolver o ônus ao proprietário do veículo. Apesar de não declarada oficialmente e ao contrário do que vem sendo prática num mercado em que o consumidor é pouquíssimo respeitado, essa foi a postura da Volkswagen do Brasil diante de reclamações de consumidores que tiveram a correia dentada da picape Amarok arrebentada, na maioria dos casos com muito pouco tempo de uso.
Os casos chegaram a chamar a atenção nas oficinas das concessionárias de Belo Horizonte. Duas delas chegaram a receber cinco modelos com defeito, na mesma época. Em alguns casos, a correia arrebentada chegou a danificar o motor, que teve que ser trocado. A fábrica – pelo menos nas situações em que se tem notícia – consertou todos os veículos em garantia, independentemente da quilometragem, apesar de alegar que o problema só aconteceu em Minas Gerais.
A origem do defeito estava na vedação do sistema de proteção da correia dentada. Pouco resistente às regiões com pó de minério, a proteção possibilitava a penetração de resíduos que ressecavam a correia. O resultado era que com pouco tempo de uso a correia arrebentava, nas situações mais críticas, danificando o motor.
A solução encontrada foi rever o sistema de proteção da correia, com melhor vedação e, consequentemente, maior eficiência. Uma fonte ligada à fábrica garantiu, inclusive, que a solução foi adotada não só nos modelos com defeito, mas em todos os zero quilômetro saídos de fábrica a partir do momento em que se detectou o problema, aproximadamente há 60 dias. É possível, inclusive, a verificação em garantia de modelos comprados há mais tempo, para verificar a necessidade de troca da correia e do sistema de proteção.
RESPOSTA VW A montadora informa que em condições de uso severo pode haver necessidade da verificação antecipada de componentes de desgaste no modelo, em função do tipo de utilização do veículo, conforme orientação no livreto de manutenção e garantia. É considerada situação severa quando o veículo roda predominantemente em situações com elevado índice de partículas suspensas, como as existentes especialmente nas regiões próximas às indústrias mineradoras, de cimento e siderúrgia, marmorarias e salinas. Nesses casos, o livreto de manutenção e garantia recomenda que seja feita verificação das correias a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, o que ocorrer primeiro. A Volks esclarece que para os clientes que apresentaram a ocorrência mencionada, depois da revisão e os reparos necessários, os seus veículos foram entregues em condições normais de uso. A Amarok conta com três anos de garantia total, incluindo motor e transmissão. Para isso, é necessário que se cumpra o Plano de Manutenção do Veículo.
Obs: Tentei editar meu post anterior para colocar a reportagem completa em um post só mas não consegui, então se algum moderador achar necessário pode modificar. :concordo:
Realmente não custa ficar de olho. Ainda não entendo pq num motor tão moderno a VW cismou de usar Correia dentada...
Como eu relatei, a minha correia foi trocada com 10.000 KM, pela própria CCS. Agora não sei se foi a correia, ou se fizeram isso aí também. Vou verificar, se notar algo diferente tiro fotos e posto aqui.
Não estou defendendo a VW, mas esse minério aqui da região é foda. O Proprio estado de minas fez uma outra reportagem alguns anos atrás mostrando como a poeira do minério abreviava a vida das correias...
Eu mesmo tive um mille fire que usava para ir pro meio do mato fazer trilhas de bike, nunca consegui limpar o carro todo, toda vez que eu lavava o carro, achava minério em algum cantinho... A Bike então, toda encardida de minério, tenis então, nunca mais deixa de ser laranja... huahauahuah
Abraços!
Olá,
A locadora que presta serviço à empresa em que trabalho adquiriu 200 amaroks SE para trabalhar em várias obras pelo país. Aproximadamente 70 delas estão na implantação de um grande projeto industrial na região metropolitana do RJ.
Como estou interessado em adquirir uma amarok, e também cismado com esta correio dentada, o que considero um tremendo erro de engenharia da vw, hoje conversei com 2 motoristas de amarok. A boa notícia é que em uso em canteiro de obra com muita lama e poeira não há relato de correia dentada arrebentada. A má notícia é que uma delas teve a transmissão danificada porque o motorista teria acionado a reduzida com o veículo em movimento ou a tração acima de velocidade limite, não consegui apurar precisamente a causa da quebra.
Não deveria haver proteção contra este tipo de erro?
abraço
Normalmente nos veículos que possuem o acionamento elétrico da tração existem proteções, como ter que acionar a embreagem e o freio para engatar a reduzida.
Proteções maiores que essa prejudicariam o uso qdo realmente necessário.
Um exemplo de proteção que atrapalharia em um 4X4 é a que tem nos carros Adventures da FIAT, o bloqueio elétrico do diferencial é automaticamente desligado ao atingir 36km/h...
Da hilux é a propria Toyota e da s-10 é a VM motori , uma empresa italiana especializada em motores diesel da GM e FIAT , as duas sao sócias 50% cada!
Eu já viajei com a triton do meu irmão , e ela anda bem , porém não achei que anda mais , ao contrário , pois a triton o cambio de 4 marchas automático , deixa a camionete barulhenta e o banco é muito baixo cheguei com a pá tiro há doendo depois de 4 hrs de viajem , senta a bota no modo seqüencial para ver!
Muito bom.. como já disse aqui anteriormente, agente tem de meter o pau quando da um problema, mas quando a montadora resolve a tempo e modo, com o devido respeito ao consumidor, temos de reconhecer que fizeram a sua obrigação!
Mudando um pouco de assunto.
Peguei a minha automática ontem. Vim de um highline manual.
O câmbio realmente é fantástico. Suave nas trocas e não da aqueles trancos.
No mais notei pouca diferença entre a minha que era 10/11 e essa nova. Talvez a suspensão, mas ainda não deu para concluir se esta mais macia ou mais firme, pois andei apenas em asfalto.
A única coisa que me irritou um pouco foi o marcador de consumo do computador de bordo, que faz a medição em L/100km ou invés de Km/l, como era na minha antiga. Já dei uma pesquisada, perguntei na css, mas acho que não tem como mudar essa configuração.
E o que mais me irritou foi o comando de voz quando se aperta o botão do comando na direção. Esta em portugues de Portugal. E aquela moça bigoduda não entende nada que eu falo, e eu o mesmo. Achei bem mancada da VW. Deveria ter nosso idioma.
Para quem pegou zero. É recomendado dar uma maneirada no motor, para amaciar, até uns 1.500 km?