Afundei o pe o tempo todo e me impressionou o tanto que ela é presa! Bem mais presa que as outras que já andei.
Versão Imprimível
Afundei o pe o tempo todo e me impressionou o tanto que ela é presa! Bem mais presa que as outras que já andei.
Marcelo;
Desculpe mas nem discordar eu irei. Irei CONTESTÁ-LO. Procuro ver a coisa pelo angulo dos FATOS e não de maneira subjetiva. E demonstrarei abaixo.
A coisa não é bem assim: Se você leu em algum lugar o que eu postei você entenderá: Precisamos partir de alguns pressupostos:
-> Nenhum motor diesel de alta rotação foi projetado para trabalhar em regime de potencia maxima 100% do tempo.
-> Nenhum motor diesel de alta rotação terá a mesma durabilidade de um de baixa rotação (esses sim projetados para trabalhar em "full power" por longos periodos).
-> Para controlar emissões: Ou o fabricante parte para redução de cilindrada ou o fabricante mantem cilindrada e reduz potencia ou o fabricante aumenta a cilindrada e mantém a potencia. Não tem nada de sub ou superdimensionamento. Existe FILOSOFIA de projeto.
O Amarok 180cv, gostem ou não tem potencia demais para cilindrada de menos. É um projeto novo, revolucionário cuja durabilidade só o tempo dirá. Mas enquanto a maioria dos motores diesel trabalha com 60cv/L o Amarok está com 90cv/L em Euro V!!!!!!!! É potencia demais até para motores de ciclo otto (cuja caracteristica é justamente a ignição por centelha mais lenta e controlada e trabalhar com rotações mais elevadas).
Qual vai ser a durabilidade disso eu não sei. Posso te garantir que vai ser uma durabilidade suficiente e projetada mas longe de ser a mesma de um motor mais "manso". Durará o suficiente estimado pela VW, mas não será a mesma coisa que um Sprint ou um NGD mais "mansos" pode ter certeza!
Goste ou não a INDUSTRIA trabalha com 60cv/L de potencia especifica no diesel. Hoje falamos em até 63cv/L como um limite de compromisso entre durabilidade, desempenho e potencia disponivel em baixas rotações. É o que a atual tecnologia permite nos motores HSD tradicionais. ALguns fabricantes, indo para o lado do downsize vão mais além:Nissan = 76cv/L, Mit européia=71,2cv/L são bons exemplos de aumento da potencia especifica.
É importantissimo notar que em DIESEL, diminuição de cilindrada não significa diminuição de consumo. Uma Hilux ou uma Ranger 3.0diesel, eu garanto o que quiser, consome menos que um Amarok 2.0 de mesma potencia ou mesmo que uma Frontier SEL 2.5L mais potente. E significativamente menos que a L-200 Outdoor de menor potencia....
Eu honestamente prefiro motores um pouco maiores. Tem gente que prefere o contrário. Ai é questão de gosto!
Não garanta, que você vai perder, já possui Ranger 3.0, e a Amarok é mais econômica. A Ranger é econômica na estrada, no trânsito não. A Hilux 3.0 de um amigo, consome mais, quando usamos nas mesmas condições. E a Frontier nem se fala, relatos de amigos que tem, a média fica entre 7 a 9 Km/L.