Postado originalmente por
Stradth
Idiossincrasias a parte, fato é que a grande vencedora é a Toyota em sucesso de vendas. A maioria esmagadora dos jornalistas leva em conta somente os dados da Fenabrave. Deve-se levar em consideração o número de concessionárias. Pois a venda em cada concessionária garante a rentabilidade do binômio inseparável fábrica- concessionária.
Por exemplo, falar que o Sentra vende menos que o Fusion é até certo ponto uma simplificação. Foram emplacados em ago/10 512 sentras. Porém são somente 88 concessionárias no Brasil. No caso foram vendidos 5,82 sentras por concessionária. O modelo da Ford teve 956 unidades emplacadas porém possui 508 concessionárias, dando uma média de 1,88 unidades por concessionária. Proporcionalmente vendeu muito menos. (Imagine o custo para manutenção de pessoal, estoque de peças, logística para toda a rede.... isso é custo e levar em conta a concessionária é vital).
Reitero que para aumentar as vendas, há necessariamente de vendedores, de lojas, de concessionárias.
Mas vamos ao caso das pick ups....
A Amarok emplacou em agosto somente 335 unidades. Se levarmos em conta a rede de 612 concessionárias, dá uma média de 0,55 unidades para cada concessionária. Com a toyota esse número sobe para 20 unidades vendidas em média para cada concessionária. Comparando as estruturas (penetração da rede de concessionárias) a Toyota consegue uma "eficiências" em suas vendas de 35 vezes mais do que a VW.
GM tem uma venda de 5,14 (S10 por concessionária). Ford de 2,63. Nissan de 8,05 e Mit de 16,25 (o segundo melhor índice).
Concluo que a VW, em termos de Amarok, está comendo o pão que o diabo amassou!
Abraço a todos!