E afinal de contas, tem conversor de torque ou é DSG?
Versão Imprimível
A única vantagem do DSG é que não ter conversor de torque e isso favorece muito a economia de combustível. Mas o AT convencional tem uma embreagem para cada marcha e todas ficam sempre engatadas. A seleção é feita pela seleção das embreagens.
O conversor de torque teoricamente rouba um pouco do desempenho e em contra partida multiplica o torque do motor alem te tornar o conjunto mais robusto. Por isso eu torso para que a Amarok venha com um câmbio AT convencional e não o DSG
Com 4x4 full time, a Amarok será a picape mais estável e "pregada" no chão do mercado, mesmo sem o controle de estabilidade.
E eu não acho que não ter 4x4 reduzida será um grande problema, a depender de quanto será essa redução... agora que seria bem melhor ter 4x4 reduzida, disso não tenho dúvidas.
Conforme prometido,k segue foto das rodas aro 19.
ow fuketeiro!
vc ja sabe das novidades e preço concreto da amarok at???
até o pablo q nao trabalha na vw ja tem a ficha da amarok at! libera aí pra gente as informações! preço e se teremos trend at também!
Walter,
Não sou leigo, entendo o que vc diz.
Só que a vantagem do DSG não é apenas a economia não. Até pq cambios at's modernos com bloqueio do conversor de torque em todas as marchas alcançam médias de consumo melhores até que alguns manuais ( vide os japas corolla e civic).
A Maior vantagem do DSG é sim a rapidez na troca de marchas e a pouca queda de giro entre as trocas. Se a vantagem fosse apenas a economia, marcas que só fabricam esportivos, como a ferrari, lamborghini e porsche não teriam em seu portifolio o sistema DSG.
Não se vc ja teve a oportunidade de dirigir um carro com DSG, se já vc entende o que eu falo, se não, procure, a experiencia é um divisor de aguas...
E também fiquei feliz de ver que o cambio da amarok tem conversor de torque, isso da mais robustez ao sistema, pois a "patinada" do conversor ajuda a proteger todo o sistema do torque do motor.
Abraços
Não cai o giro porque tem muitas marchas e não por ser DSG.
O conversor de torque mesmo bloqueando em todos as marchas ainda é muito pesado e gira todo o tempo e é onde está o problema. Um conversor de torque numa Ferrari com o motor girando a mais de 8000RPM vira pó.
Agora que sabemos qual o câmbio, sabemos qual é a relação de marchas do câmbio AT.
1- 4,7
2- 3,13
3- 2,10
4- 1,67
5- 1,29
6- 1
7- 0,84
8- 0,67
A primeira marcha é bastante reduzida mesmo, Mesmo a segunda é mais reduzida que a de um cambio AT de 4 marchas como o da Triton ou Hilux (2,8). Só não é mais reduzida que a primeira da Frontier (3,8). A oitava é super longa. Com a primeira tão reduzida se a Amarok viesse com mais uma caixa de redução a VW teria que reforçar os eixos e diferenciais. Acho que esse seja o motivo.
Essa picape vai ser um show pra quem for rebocar tanto na estrada quanto na cidade muito melhor que a versão manual. Outra coisa legal é que o conversor de torque não desbloqueia durante as trocas de marchas em condição normais de uso pelo menos.
A Triton com a reduzida a primeira passa para 5,3 mas a Hilux vai passa para 7,1.
Eu acho que a reduzida não vai fazer tanta falta com esse câmbio mas é bom lembrar que a reduzida não é só primeira marcha e sim todas e isso faz muita diferença pra quem usa no interior do pais e no litoral. Essa vai ser uma Amarok pra quem mora na cidade.