pessoal, assino esse tópico há muito tempo, li e leio todos os posts desde o primeiro e, dessa vez gostaria de apresentar algo que não tem a ver somente com nossas viaturas, mas com nossas vidas. escrevo este, em razão do assunto discutido nas últimas postagens e espero que traga algo a mais. desculpem-me usar esse tópico para um off topic.
separem 50 minutos para esse filme.
é somente uma forma de se pensar no assunto:
Surplus (Legendado em Portugues) - YouTube!
o que EU faço? prorrogo ao máximo uma compra e acabo comprando o que está saindo de linha, por exemplo, uma tv 42'' era lcd, depois virou full hd, depois led, depois isso e aquilo e agora teremos tvs 3D com internet. outro dia o zelador de um prédio me ofereceu uma tv sony 30 e poucas polegadas que uma senhora deixou numa caixa, num canto da garagem. fui olhar e estava nova, o problema era carregar, só em 3 conseguimos. ela é igual à tv que meus pais compraram há mais ou menos 10 anos (sony trinitron) e que ainda está firme e forte lá (nunca foi para o conserto nesse tempo). dei R$ 50,00 ao zelador e ele ainda me disse que era ele quem deveria me dar dinheiro! aí eu disse: o dinheiro é por você ter guardado algo que ainda poderia ser usado ao invés de ter colocado na calçada e se desfeito.
com os carros, eu tive minha brank, uma hilux 95 branca e fiquei com ela o quanto pude, até que precisei vendê-la. meu carro atual não é a picape que eu gostaria porque cansei de dizer que tenho consciência ambiental, mas não a pratico. agora eu a pratico. não me tornei um ortodoxo anti consumista mas só comprarei um Iphone quando ele custar o que deveria e não mil reais, por isso também não tenho (por não precisar profissionalmente) internet no celular, porque seria mais uma pessoa para me atender numa central (esta pessoa usa o banheiro, come, usa energia, etc) e o celular consumiria mais energia, enfim uma cadeia, que, afinal, afeta nosso meio ambiente. comprei um celular bem mais simples, mas que funciona muito bem e custa "barato".
uma questão simples é: você realmente precisa comprar o que está querendo comprar? será extremamente necessária à sua vida tal compra? há opções menos prejudiciais ao meio ambiente?
ter ou não dinheiro não deve ser a questão primordial na decisão de uma compra, e sim a REAL necessidade ou não.
minhas palavras não são e nem pressupõem ser uma "indireta" à alguém, são tão somente uma constatação sobre o que pensamos, falamos e fazemos.
abras 4ALL,
fismann